Serviço Social

slider

A Universidade acaba de lançar mais uma ferramenta digital para interagir com alunos,...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/puc-sp-lanca-aplicativo-para-celular
http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/carrossel-noticia-novo-app-pucsp_0.jpg
Os alunos que não pretendem se matricular no 2º semestre de 2014 devem depositar sua...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/deposito-de-dissertacao-e-tese
http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/deposito_dissertacoes_internas.jpg
Estão abertas até 5/5 as inscrições para o processo seletivo dos cursos de pós-...
/assessoria-de-comunicacao-institucional/noticias/inscricoes-abertas-para-mestrado-e-doutorado
http://www.pucsp.br/sites/default/files/sites/default/files/noticia/slide/banner-pos-carrossel2.jpg
Apresentação 

img_programa_cos_vs1.jpg

O projeto pedagógico dos cursos de Mestrado e Doutorado tem como eixo articulador o estudo do Serviço Social como profissão e como área de conhecimento, face às novas configurações da questão social no contexto das relações Estado/Sociedade. Nesses termos, o desvendamento crítico da questão social – sua gênese, desenvolvimento histórico e expressões que a singularizam na sociedade capitalista contemporânea – bem como os conhecimentos sobre os seus fundamentos, suas distintas manifestações e as respostas construídas pelo Serviço Social para seu enfrentamento, constituem a base a partir da qual se estruturam os objetivos do Programa, voltados precipuamente à formação de pesquisadores e docentes, no âmbito do Serviço Social e áreas conexas, direcionados:

  • ao conhecimento do processo social como totalidade, da questão social em suas novas configurações e de suas expressões concretas hoje;à apreensão dos processos sociais que configuram a sociedade brasileira, tanto em suas determinações gerais, como em suas expressões e particularidades;
     
  • ao conhecimento acerca do Serviço Social (pensamento e ação) e sobre as situações concretas com as quais trabalha, tanto para compreendê-las, como para formular propostas e alternativas profissionais enraizadas na realidade;
     
  • à análise das Políticas Sociais e seus impactos sobre a população, em especial aqueles segmentos excluídos do acesso a bens, serviços e riquezas da sociedade;
     
  • ao aprimoramento do exercício da docência superior em Serviço Social, em perspectiva interdisciplinar, e em estreita relação com a investigação.
Breve apresentação 

O projeto pedagógico dos cursos de Mestrado e Doutorado tem como eixo articulador o estudo do Serviço Social como profissão e como área de conhecimento, face às novas configurações da questão social no contexto das relações Estado/Sociedade.

  saiba mais

Linhas de pesquisa 

Estrutura-se em duas áreas de concentração:

  • Serviço Social: Fundamentos e Prática Profissional Serviço Social
  • Políticas Sociais e Movimentos Sociais

E três linhas de pesquisa:

  • Serviço Social: Identidade, Formação e Prática
  • Política Social: Estado, Movimentos Sociais e Associativismo Civil
  • Assistência Social e Seguridade Social

  saiba mais

Duração 
Mestrado - 18 meses (mín.) e 30 meses (máx.)
Doutorado - 36 meses (mín.) e 48 meses (máx.)
Campus 
Perdizes
Situação 
Matrículas encerradas
História 

img_programa_cos_vs1.jpg

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP, primeiro do país na área, iniciou em 1971 seu curso de Mestrado, passando, em 1981 a oferecer também seu curso de Doutorado, o primeiro do Brasil e da América Latina.

Em suas mais de quatro décadas, seu projeto acadêmico foi sofrendo alterações em resposta às mudanças sociais e ao avanço do conhecimento científico e tecnológico. Trata-se de uma trajetória marcada por centralidades decorrentes da conjuntura educacional e da dinâmica da sociedade brasileira, do projeto educacional da PUC-SP, das diretrizes do Serviço Social brasileiro e do sistema nacional de pós-graduação. Vale destacar que o Programa manteve-se não só pioneiro, mas referência de excelência no país e no exterior, especialmente em Portugal e na Argentina.

Nas duas últimas avaliações trienais da CAPES, triênios 2004/ 2006, e 2007/2009, o Programa obteve nota 6 e por essa razão integra o Programa de Apoio a Excelência – PROEX/Capes, recebendo anualmente recursos a serem aplicados em bolsas de mestrado e doutorado e em atividades de suporte à qualificação acadêmica, voltadas ao apoio à pesquisa discente e docente e ao desenvolvimento da sua produção científica. O Programa mantém uma Comissão de Gestão do PROEX composta por professores e representantes discentes, que elabora e acompanha a execução do plano de metas, bem como avalia e aprova a concessão de recursos para mestrandos e doutorandos apresentarem suas pesquisas em eventos nacionais e internacionais. Até o final de 2012, o Programa alcançou um total acumulado de 810 dissertações de Mestrado e 321 Teses de Doutorado, acolhendo um grande número de docentes do país e do exterior, que hoje multiplicam a formação pós-graduada em Serviço Social em todas as regiões do país, e também na Argentina (La Plata), em Portugal (Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Beja), África (Angola, Moçambique, Cabo Verde) e outros países latinoamericanos.

Nos últimos anos, merecem destaque especial as atividades de supervisão a pós-doutorandos, que alcançaram a qualificação de 40 pós-doutores, dentre os quais três estrangeiros.

O Programa recebe regularmente alunos de várias áreas profissionais, como psicologia, sociologia, administração, pedagogia, direito, economia, educação entre outros, o que vem possibilitando ao Serviço Social rica interlocução e diálogo interdisciplinar com diferentes áreas profissionais e científicas. Um aspecto a ser destacado é a procura pelos cursos de mestrado e doutorado por alunos de todas as regiões do país e de outros países, entre os quais Argentina, Colômbia, Portugal, França, Angola, Moçambique, Cabo Verde. 

Corpo Docente 

img_programa_cos_vs1.jpg

Quanto ao corpo docente, o Programa conta com 14 professores, sendo todos do quadro permanente. O corpo docente do Programa tem sido enriquecido com a colaboração de professores convidados nacionais e estrangeiros, ministrando atividades programadas e outras formas de colaboração acadêmica. Vários professores são bolsistas-produtividade do CNPq, sendo a maioria líderes de pesquisa, que desenvolvem projetos apoiados por agências de financiamento (bolsa e/ou auxílio pesquisa), como FAPESP, CNPq OPAS e CAPES. Grande parte do quadro docente do Programa desenvolveu ou desenvolve atividades como professores visitantes em Universidades estrangeiras, especialmente em Portugal, França e Argentina. 

É importante ressaltar que nessa trajetória, os cursos de mestrado e doutorado foram se destacando não só pelas disciplinas, mas pelo contributo de seus Núcleos de Estudos e Pesquisa (NEPs), alguns dos quais se tornaram referências nacionais, reconhecidos como autoridade científica em seus temas de estudo e pesquisa, inclusive pelos poderes públicos. A freqüência aos núcleos passa a ser de interesse de múltiplos profissionais de outros Programas da PUCSP e de outras universidades, propiciando importante estímulo ao trabalho e à pesquisa interdisciplinares e interinstitucionais. Os Núcleos vêm recebendo também alunos com bolsa-sanduíche de outras universidades brasileiras, destacando-se aqueles oriundos de Programas de Cooperação Acadêmica (PROCAD), financiados pela CAPES, o que tem estimulado a troca de conhecimentos entre orientadores e as possibilidades de desenvolvimento de pesquisa em rede.

  •  

    Nome: Ademir Alves da Silva

    E-mail: asilva@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Política Social: Estado, Movimentos Sociais e Associativismo Civil.

    Resumo do currículo: Possui graduação em Serviço Social (1975), mestrado em Serviço Social (1988) e doutorado em Serviço Social e Políticas Sociais (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Assistente-Doutor da PUCSP, onde exerce a docência nos cursos de Serviço Social e de Relações Internacionais, sendo também membro do Comitê Científico da Faculdade de Ciências Sociais e representante docente junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade. No programa de pós-graduação em Serviço Social, orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado e coordena o NEPPS - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Sociais. É membro do Conselho Editorial da área de Serviço Social da Editora Cortez. Tem experiência na área de Ciência Política com ênfase em Política Social e na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes âmbitos: Políticas Públicas, Política Social, Seguridade Social, Sistema Único de Assistência Social e Formação Profissional. Atuou por 25 anos na Prefeitura de São Paulo, acumulando experiência na gestão de políticas públicas, particularmente na área de Assistência Social. Foi membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho do Orçamento Participativo.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Aldaíza de Oliveira Sposati

    E-mail: aldaiza@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Assistência Social e Seguridade Social

    Resumo do currículo: Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora do NEPSAS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social e do CEDEST - Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais. Tem experiência em Gestão Pública, Gestão Social com ênfase em Política da Assistência Social, atua principalmente nos seguintes temas: assistência social, proteção social, seguridade social, política social, políticas públicas, gestão pública e estudos socioterritoriais de necessidades e serviços. Foi secretária das Administrações Regionais (1989/1990) e da Assistência Social da cidade de São Paulo (2002/2004). Vice-Reitora Comunitária da PUC-SP (1988). Vereadora da Cidade por 3 mandatos consecutivos (1993-2004).

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Maria Beatriz Costa Abramides

    E-mail: mabramides@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Serviço Social: Identidade, Formação e Prática

    Resumo do currículo: Possui graduação (1971), mestrado (1992) e doutorado (2006) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assistente doutora da PUCSP desde 2010. Professora desde 1981 na Graduação e, a partir de 2012, na Pós-Graduação em Serviço Social da PUCSP. Na graduação coordena o Núcleo de Relações de Trabalho e na Pós o NEAM- Núcleo de Estudos e Pesquisa de Aprofundamentos Marxistas. Autora de inúmeros artigos e possui livros publicados. Tabalhou como assistente social concursada da PMSP até 2003 na área da Habitação. Diretora da APASSP-1979/1981 e 1983/1985. Diretora da CENEAS-1979/1981. Presidente da ANAS 1985/1987 e 1987/1989. Diretora da CUT Nacional 1987/1989. Representante Gremial da ALAETS-1986/1989. Secretária da ALAEITS-2006/2009. Vice-Presidente da ABEPSS-2004/2006 e 2006/2008. Diretora da Associação dos Professores da PUCSP/ APROPUCSP desde 2004 e presidente 2008/2010 e 2010/2012. Coordenadora do Convênio de Extensão Universitária da PUCSP/ Prefeitura Municipal de Taboão da Serra. Professora Pesquisadora da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social-Nacional -GTP4-Movimentos Sociais e Serviço Social- 2010/2012 e Coordenadora a partir de 2012. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social e tradição marxista, organização sindical, projeto profissional e projetos societários, trabalho e questão social, habitação popular, movimentos sociais. Integra os Conselhos Editoriais das Revistas PUCViva, Cultura Crítica, Em Pauta, Temas, Serviço Social em Revista, do Jornal Semanal PUCViva, Parecerista das Revistas Libertas, Temporalis, Katálysis. Conselho Consultivo: Revista Inscrita. Assessora temática, Comissão Organizadora e Palestrante, Conferencista em vários CBAS, ENPESS, Oficinas da ABEPSS, Congressos, Seminários, Cursos Latino Americanos (Bogotá, Santiago, Manágua, Buenos Aires, Tandil, Quito, La Plata, Néuquen)

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Maria Carmelita Yazbek

    E-mail: mcyazbek@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Serviço Social: Identidade, Formação e Prática 

    Resumo do currículo: Mestrado (1977) e Doutorado (1992) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutoramento no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - USP no âmbito dos Fundamentos Políticos das Idéias Contemporâneas (2001). Atualmente é professora Pós Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na área de Fundamentos Teórico Metodológicos do Serviço Social e membro do Conselho Científico e Acadêmico da Faculdade de Serviço Social da UNLP - Argentina. Pesquisadora 1 A do CNPq. Representou a área de Serviço Social na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no período de 2004 a 2007. Foi Consultora da Fundação das Universidades Portuguesas - FUP, na qualidade de Avaliador Externo do Ensino de Serviço Social em Portugal onde foi professora visitante do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, do Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra e do Instituto Superior de Serviço Social do Porto. Consultora do Curso de Serviço Social do Instituto Superior João Paulo II em Luanda, Angola. Coordena a partir de 2011 a equipe da PUCSP em um Programa de Cooperação Internacional CAPES/ Mercosul envolvendo a Universidade Federal do Maranhão; a PUC-SP; a PUC- RS; Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires e o Programa de Doctorado en Ciencias Sociales de la Faculdad de Ciencias Sociales de la Universidad de La Republica/Uruguay. Esse Programa está desenvolvendo uma pesquisa comparada acerca dos Programas de Transferência de Renda na America Latina. É membro da equipe de pesquisa do Procad-Casadinho do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da PUCSP em parceria com a UFRJ e a UFAL. Projeto de pesquisa: Espaços sócio-ocupacionais e tendências do mercado de trabalho do Serviço Social no contexto de reconfiguração das políticas sociais no Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, política social, assistência social e pobreza.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Maria Lucia Carvalho da Silva

    E-mail: malucarvalho@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Política Social: Estado, Movimentos Sociais e Associativismo Civil.

    Resumo do currículo: Possui doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, membro do conselho editorial de livros - Editora Cortez, consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, membro de conselho editorial da Universidade de São Paulo, consultora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e presidente do Instituto Brasileiro de Estudos a Apoio Comunitário. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, serviço social, democracia, cidadania e questão social.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Maria Lucia Martinelli

    E-mail: mmartinelli@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Serviço Social: Identidade, Formação e Prática

    Resumo do currículo: Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e pós-doutorado em Fundamentos Políticos das Ideias Contemporâneas pelo Instituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo (2002). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando como professora, pesquisadora e orientadora de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social desde 1989. Responsável pela criação e coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desde 1991. Professora do Curso de Pós-Graduação em Trabalho Social da Universidade Nacional de La Plata, Argentina, desde 1995. Professora de Cursos de Pós-Graduação em Serviço Social em universidades brasileiras, latino-americanas e portuguesas. Pesquisadora no âmbito do Projeto de Cooperação Acadêmica, financiado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior -CAPES, 2012/2016, sobre Espaços Sócio-ocupacionais e tendências do mercado de trabalho do Serviço Social no contexto da reconfiguração das políticas sociais. Avaliadora e Consultora externa de Agências de Pesquisa e Fomento nacionais e internacionais, desde 1980. Autora de livros e artigos publicados em Revistas acadêmico-científicas nacionais e internacionais. Membro do Comitê Acadêmico do Curso de Pós-Graduação em Trabalho Social, Universidade Nacional de La Plata, Argentina, desde 2006. Professora homenageada com o título de mérito universitário pelo Egrégio Conselho da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Membro da Comissão do Programa de Excelência da Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior CAPES, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desde 2010

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Maria Lucia Rodrigues

    E-mail: nemess@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Serviço Social: Identidade, Formação e Prática

    Resumo do currículo: Possui graduação em Serviço Social (1970), mestrado (1976) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado no Centre DÉtudes Transdisciplinaires da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris/França). Tem experiência na área de Serviço Social, Pesquisa e Educação, com ênfase em Fundamentos e Serviço Social Aplicado. Coordena um Núcleo de Estudos e Pesquisas priorizando os seguintes temas: serviço social, estudos da complexidade, práticas sociais, conhecimento e transdisciplinaridade. É membro do Conselho Acadêmico Internacional da Multidiversidad Mundo Real Edgar Morin - Hermosino/México.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Maria Lucia Silva Barroco

    E-mail: lubarco@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Serviço Social: Identidade, Formação e Prática

    Resumo do currículo: Formou-se em Serviço Social pela PUC/SP (1982), atuando profissionalmente na coordenação de projetos de Reurbanização de Favelas, na CDHU e na PMSP, e no projeto de Teatro com Presas (os), na Penitenciária Feminina da Capital (SP) e na PAPUDA, no DF. Foi aluna do Curso regular de Graduação em Filosofia (USP) entre 1982 e 1985, quando ingressou na docência, na PUC/SP ministrando disciplinas de sua especialidade: ética, direitos humanos e marxismo. Nessa instituição, titula-se doutora em Serviço Social, em 1997, orientada pelo Prof. Dr. José Paulo Netto, com a Tese: "Ontologia Social e Reflexão Ética". Em 2000, cria e passa a coordenar o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ética e Direitos Humanos (NEPEDH), na Pós Graduação em Serviço Social. Em 2001, participa do Curso de Especialização em Direitos Humanos, na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, sendo orientada pelo Prof.Dr. Joaquin Herrera. Em 2007, realiza Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa, sob orientação do prof. Dr. José Barata Moura. Atualmente, com o apoio do CNPq, desenvolve a pesquisa Neoconservadorismo e irracionalismo contemporâneo: fundamentos teóricos e manifestações ideo-culturais", que se desdobra nas atividades do NEPEDH, em 2012 e 2013, com o tema: Os direitos humanos e o direito à memória e à verdade . É autora de diversos livros e artigos sobre os seus temas de pesquisa.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Mariangela Belfiore Wanderley

    E-mail: mariwan@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Política Social: Estado, Movimentos Sociais e Associativismo Civil.

    Resumo do currículo: possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), mestrado em Serviço Social (1977) e doutorado em Serviço Social (1992) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou Pós-Doutorado em Sociologia Urbana na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales (1996 e 2002). É docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de Gestão Social e membro da coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP. É Coordenadora da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais, antigo Instituto de Estudos Especiais da PUC-SP, com experiência em implementação, monitoramento e avaliação de politicas sociais. Pesquisa especialmente os seguintes temas: exclusão social, assistência social, pobreza, políticas públicas e movimentos sociais. gestão social e avaliação. É membro do Grupo de Estudos em Nutrição e Pobreza do Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi coordenadora da área de Serviço Social na CAPES (triênio 2008-2010).

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Marta Silva Campos

    E-mail: martacampos@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Política Social: Estado, Movimentos Sociais e Associativismo Civil.

    Resumo do currículo: Possui graduação em Serviço Social e Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Sociais, com Área de Concentração em Antropologia- pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Pós-Doc no European University Institute, de Firenze, Itália, com estudo da institucionalidade dos sistemas de proteção social em perspectiva comparada. Atualmente é Professora Associada da PUC-SP, em tempo integral, dando cursos em Política Social, nos níveis de Mestrado e Doutorado, e coordenando, na Pós-Graduação, o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Família. É membro do Conselho Editorial da Revista Katálysis e Representante Docente suplente da Faculdade de Ciências Sociais junto ao Conselho Universitário da PUC-SP. Na profissão de Serviço Social, sua carreira concentrou-se especialmente na área pública, tendo trabalhado principalmente em contato direto com a população e também ocupado posições de gestão, incluindo o cargo de Secretária de Bem-Estar Social da Prefeitura Municipal de São Paulo. Sua docência, produção bibliográfica e de pesquisa se concentra atualmente nos seguintes temas: POLÍTICA SOCIAL: historicidade do sistema de proteção social e seus fatores implícitos de desigualdade social: o caso dos ligados ao sistema de gêneros e à estrutura e padrões familiares vigentes; combate à pobreza em confronto com o direito à cidadania na política social brasileira; FAMÍLIA: aprofundamento da análise dos processos condicionantes das transformações familiares desde a segunda metade do século XX, e o particular impacto dos padrões de sociabilidade contemporâneos sobre elas; consequências destas mudanças para a ação profissional atual; questões metodológicas de pesquisa, especialmente relativas ao resultado dos procedimentos quantiqualitativos.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Myrian Veras Baptista

    E-mail: veras@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Serviço Social: Identidade, Formação e Prática

    Resumo do currículo: Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1954) e doutorado em Serviço Social pela mesma Universidade (1974) onde, atualmente, é professora titular. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na área da Infância, Adolescência e Juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, adolescentes e famílias; teoria e prática do serviço social; defesa de direitos. É fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Crianças e Adolescentes-NCA/PUC-SP e fundadora da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente-Neca.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Raquel Raichelis Degenszajn

    E-mail: raquelrd@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Serviço Social: Identidade, Formação e Prática

    Resumo do currículo: Possui graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona/UAB (2012-2013). Foi coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social (2011-2013). Foi Vice-Reitora Acadêmica da PUC-SP (2000-2004). É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Profissão, com produção nas áreas de Serviço Social, trabalho, política social, gestão pública, política de assistência social, democratização e controle social. É pesquisadora do CNPQ, com bolsa produtividade 1D, desenvolvendo pesquisa que tem como objetivo problematizar as novas determinações e processos sociopolíticos que condicionam o trabalho do assistente social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. É coordenadora, pela PUCSP, do Projeto de Pesquisa: "Espaços sócio-ocupacionais e tendências do mercado de trabalho do Serviço Social no contexto de reconfiguração das políticas sociais no Brasil", no âmbito do Procad-Casadinho financiado pela CAPES, uma parceria entre o os Programas de Pós-Graduação em Serviço Social da UFAL, da PUC-SP e da UFRJ. Participa da equipe da pesquisa comparada sobre Programas de Transferência de Renda na América Latina do Programa de Cooperação Internacional CAPES/ Mercosul, uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão; a PUC-SP; a PUC- RS; a Facultad de Ciencias Humanas de la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires e o Programa de Doctorado en Ciencias Sociales de la Faculdad de Ciencias Sociales de la Universidad de La Republica/Uruguay. Autora de livros e artigos publicados em revistas especializadas de Serviço Social e Ciências Sociais. Integra Conselhos Editoriais de diversas Revistas nas áreas de Serviço Social e Ciências Sociais. É parecerista ad hoc das principais agências de apoio à pesquisa do país.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Regina Maria Giffoni Marsiglia

    E-mail: rmarsiglia@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Assistência Social e Seguridade Social

    Resumo do currículo: Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1969), graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pesquisadora autônoma do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão e professora assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, ciências sociais e humanas em saúde, recursos humanos em saúde, formação em saúde, serviço social na área de saúde. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Saúde e Sociedade da PUC/SP. Líder do Grupo de Pesquisa Recursos Humanos em Saúde-CNPq. Responsável pela Linha de Pesquisa Recursos Humanos em Saúde do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da FCMSCSP. Coordenadora do Núcleo Profissões da Saúde do ObservaRHSP (CEALAG- Depto de Medicina Social da FCMSCSP, FGV-Saúde e SESSP), estação da Rede de Observatórios de RH no Brasil, coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a OPAS.

     

    curriculum lattes

  •  

    Nome: Rosangela Dias Oliveira da Paz

    E-mail: rdopaz@pucsp.br

    Linha de Pesquisa: Política Social: Estado, Movimentos Sociais e Associativismo Civil.

    Resumo do currículo: Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP (2002), mestre em Serviço Social pela PUCSP (1996), graduada em Serviço Social pela PUCSP (1979). Atualmente é professora e orientadora do Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social PUCSP e professora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Sociais/PUCSP. Principais áreas de pesquisa e atuação: participação social, movimentos sociais, conselhos de gestão, ongs, políticas públicas de assistência social e habitação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Foi conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS nas gestões:1998-2000 e 2004-2006. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais - Nemos/PUCSP, da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (CEDEPE) da PUCSP e do Instituto Pólis

     

    curriculum lattes

Corpo Discente 

img_programa_cos_vs1.jpg

  •  

    Nome: Adriana Pevarello Bacci
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Mariangela Belfiore Wanderley

  •  

    Nome: Cecilia Jose Quitombe
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Mariangela Belfiore Wanderley

  •  

    Nome: EMANUEL LUIZ PEREIRA DA SILVA
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Mariangela Belfiore Wanderley

  •  

    Nome: Juliene Aglio de Oliveira
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Mariangela Belfiore Wanderley

  •  

    Nome: KASSIA SIQUEIRA RIBEIRO
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Mariangela Belfiore Wanderley

  •  

    Nome: Marília Gonçalves Dal Bello
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Mariangela Belfiore Wanderley

  •  

    Nome: SUELLEN DE ARAUJO COSTA
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Mariangela Belfiore Wanderley

  •  

    Nome: VERÔNICA FERNANDES DE JESUS
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Mariangela Belfiore Wanderley

  •  

    Nome: ALANA ANDREIA PEREIRA
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Marta Silva Campos

  •  

    Nome: ANA CARLA DE PAULA JANUARIO
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Marta Silva Campos

  •  

    Nome: Cynthia Franceska Cardoso
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Marta Silva Campos

  •  

    Nome: Edna Fernandes da Rocha Lima
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Marta Silva Campos

  •  

    Nome: Eliane Christine Santos de Campos
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Marta Silva Campos

  •  

    Nome: Everaldo Santos Oliveira
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Marta Silva Campos

  •  

    Nome: NATÁLIA LÔBO OLIVEIRA CIVIDANES
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Marta Silva Campos

  •  

    Nome: Rosiran Carvalho de Freitas Montenegro
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Marta Silva Campos

  •  

    Nome: Thatiane Coghi Ladeira
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Marta Silva Campos

  •  

    Nome: Alberta Emilia Dolores de Goes
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Myrian Veras Baptista

  •  

    Nome: ANOEL JUNIOR MAGRI
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Myrian Veras Baptista

  •  

    Nome: Axel Gregoris de Lima
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Myrian Veras Baptista

  •  

    Nome: FLAVIA RODRIGUES LIMA DA HORA
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Myrian Veras Baptista

  •  

    Nome: James Alan dos Santos Franco
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Myrian Veras Baptista

  •  

    Nome: Lindamar Alves Faermann
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Myrian Veras Baptista

  •  

    Nome: Luciana Mattos
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Myrian Veras Baptista

  •  

    Nome: Rita de Cássia Silva Oliveira
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Myrian Veras Baptista

  •  

    Nome: CAMILA ÁVILA DE LIMA
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Raquel Raichelis Degenszajn

  •  

    Nome: CINTIA APARECIDA DA SILVA
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Raquel Raichelis Degenszajn

  •  

    Nome: Fernanda Caldas de Azevedo
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Raquel Raichelis Degenszajn

  •  

    Nome: MARILÉA BORGES DE LIMA SALVADOR
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Raquel Raichelis Degenszajn

  •  

    Nome: Nuria Pardillos Vieira
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Raquel Raichelis Degenszajn

  •  

    Nome: OCIANA DONATO DA SILVA
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Raquel Raichelis Degenszajn

  •  

    Nome: PRISCILLA NUNES REZENDE
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Raquel Raichelis Degenszajn

  •  

    Nome: Valéria de Oliveira Albuquerque
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Raquel Raichelis Degenszajn

  •  

    Nome: VANICE APARECIDA ALVES
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Raquel Raichelis Degenszajn

  •  

    Nome: Aline Paes de Araujo
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Regina Maria Giffoni Marsiglia

  •  

    Nome: CAMILA CRISTINE ALMEIDA DE MACEDO
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Regina Maria Giffoni Marsiglia

  •  

    Nome: Carlos Antonio de Souza Moraes
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Regina Maria Giffoni Marsiglia

  •  

    Nome: Graziela Acquaviva Pavez
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Regina Maria Giffoni Marsiglia

  •  

    Nome: Regiane Aparecida de Oliveira Peixoto
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Regina Maria Giffoni Marsiglia

  •  

    Nome: Rosana Cristina Januário do Nascimento
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Regina Maria Giffoni Marsiglia

  •  

    Nome: ADRIANA RIBEIRO NEGRÃO
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Rosangela Dias Oliveira da Paz

  •  

    Nome: ALBA DOS PRAZERES DE ANDRADE
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Rosangela Dias Oliveira da Paz

  •  

    Nome: ÂNGELA DAS GRAÇAS OLIVEIRA SANTOS
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Rosangela Dias Oliveira da Paz

  •  

    Nome: Antonia Marcia Araujo Guerra Urquizo Valdivia
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Rosangela Dias Oliveira da Paz

  •  

    Nome: Fernanda Galhardo Carpanelli
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Rosangela Dias Oliveira da Paz

  •  

    Nome: Flavia Cristina de Paula Gomes Pires
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Rosangela Dias Oliveira da Paz

  •  

    Nome: Maria Nilda Conceicao da Silva
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Rosangela Dias Oliveira da Paz

  •  

    Nome: Mariana de Oliveira Leite
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Rosangela Dias Oliveira da Paz

  •  

    Nome: Tiago Gomes Cordeiro
    Linha de pesquisa: -
    Orientador: Rosangela Dias Oliveira da Paz

Áreas de concentração e linhas de pesquisa 

img_programa_cos_vs1.jpg

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social estrutura-se em:

Duas áreas de concentração:

  • Serviço Social: Fundamentos e Prática Profissional: concentra estudos sobre o Serviço Social, seus fundamentos (históricos, teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos), seu significado social, demandas, competências e atribuições no contexto das relações sociais na sociedade capitalista contemporânea;
     
  • Serviço Social: Políticas Sociais e Movimentos Sociais: concentra estudos acerca da Política Social no Estado contemporâneo, frente às necessidades e aos direitos sociais da população e sobre os sujeitos sociais e seus modos de organização na esfera pública. 

E três linhas de pesquisa:

  • Serviço Social: Identidade, Formação e Prática: voltada para estudos sobre a identidade das práticas profissionais, visando à realização de produções avançadas sobre a temática a partir de uma perspectiva sócio-histórica e sobre as questões da formação e intervenção profissional do assistente social.
     
  • Política Social: Estado, Movimentos Sociais e Associativismo Civil: voltada ao aprofundamento da análise das políticas sociais no Brasil, destacando suas particularidades e determinações sócio-históricas no Estado Brasileiro, bem como a análise dos movimentos sociais na contemporaneidade.
     
  • Assistência Social e Seguridade Social: voltada para o estudo e análise das políticas de Seguridade Social (assistência social, saúde e previdência social) e, em particular da assistência social, com destaque para temas relacionados à Assistência Social como política de direitos, com ênfase na Política Nacional de Assistência Social – PNAS e no Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
Mestrado 

img_programa_cos_vs1.jpg

O curso de Mestrado, conforme disposto no regimento, exige integralização de um total de 30 créditos para atribuição do título de Mestre. A proporção dos créditos exigidos para o mestrado dá-se da seguinte forma:

Disciplinas

Créditos

Carga horária

6 disciplinas/3 créditos cada

18

1.350

Atividades programadas

06

450

Elaboração de dissertação

06

450

Total

30

2.250

Dos créditos previstos para disciplinas, um terço poderá ser obtido em cursos do mesmo nível, realizados em outros Programas ou em outras Universidades. As transferências de créditos serão apreciadas pelo Coordenador do Programa e referendadas pelo Colegiado.

Disciplinas 

img_programa_cos_vs1.jpg

Disciplinas do Mestrado e Doutorado:

  • Disciplina: Assistência Social: Política Pública e Gestão

    Créditos: 3

    Professor responsável: Profa Dra. Aldaíza Sposati

    Ementa: A disciplina Assistência Social: Política e Gestão se dedica à análise internacional das formas de proteção social reconhecidas como assistência social e serviços sociais.

    Conteúdo: -

  • Disciplina: Fundamentos Filosóficos e Questão do Método na Ciências Sociais

    Créditos: 3

    Professor responsável: Antonio Carlos Mazzeo

    Ementa: A disciplina tem por objetivo situar, no marco da modernidade, as relações entre a fundamentação filosófica e as soluções metodológicas clássicas na teoria social (Marx) e nas matrizes das ciências sociais (Durkheim e Weber).

    Conteúdo: "1. Iluminismo. Ilustração, Modernidade e revolução burguesa. A natureza da filosofia e do método na teoria social e nas ciências sociais. 2. Contextualização da obre marxiana. Marx e a filosofia. A crítica da economia política, a concepção de teoria e método. 3. Contextualização da obra de Durkheim. Durkheim e o positivismo. A sociologia durkheimiana: objetivos, objeto e método. 4. Contextualização da obra de Weber. Weber e a cultura alemã do período guilhermino. A sociologia de Weber: o método compreensivo e o tipo ideal. "

  • Disciplina: Ética e Serviço Social

    Créditos: 3

    Professor responsável: Profa Dra. Maria Lucia Silva Barroco

    Ementa: A disciplina Ética e Serviço Social fornece os fundamentos teóricos para uma compreensão histórica e crítica da dimensão ética da vida social e da sua particular configuração na ética profissional. Orientando-se pela concepção ontológica que dá suporte ao Código de Ética (1993), aborda a gênese da ética a partir da constituição do ser social como um ser da práxis, considerando o seu desenvolvimento no interior das contradições históricas, das determinações sócio-econômicas e ídeo-políticas, dos conflitos e dilemas ético-morais que envolvem as escolhas éticas, desvelando suas possibilidades e limites. Percorrendo a trajetória histórica da ética profissional, analisa as implicações políticas da intervenção profissional nesse contexto, visando à criação de estratégias de viabilização dos valores e princípios afirmados no Código de Ética Profissional.

    Conteúdo: -

  • Disciplina: O Método em Marx

    Créditos: 3

    Professor responsável: Profa Dra. Maria Lucia Silva Barroco

    Ementa: A disciplina "O método em Marx" apresenta os fundamentos e pressupostos ontológicos da concepção teórico-metodológica de Marx através da apreensão do seu processo investigativo e do estudo de suas obras fundamentais, bem como do resgate histórico das principais formas de apropriação dessa concepção pela tradição marxista e sua influência no Serviço Social. Objetiva-se a capacitação teórico-metodológica dos alunos para a pesquisa orientada por uma apreensão crítica e histórico-dialética da totalidade social.

    Conteúdo: -

  • Disciplina: Paradigmas Contemporâneos, Prática Profissional e Transdisciplinaridade

    Créditos: 3

    Professor responsável: Profa Dra. Maria Lucia Rodrigues

    Ementa: A disciplina analisa criticamente as tendências do agir profissional enfatizando, em particular, a superação do pensamento fragmentado, o reconhecimento dos processos emergentes, a transdisciplinaridade, a complexidade, a subjetividade e a pluralidade de conhecimentos, para examinar as certezas e incertezas que impregnam o contemporâneo. Considera as conseqüências que as mudanças de paradigmas vem produzindo no exercício da prática profissional priorizando, nesse exercício, a diversidade da atividade profissional dos assistentes sociais relacionadas especialmente ao SUAS (CRASS e CREAS).

    Conteúdo: -

  • Disciplina: Política Social

    Créditos: 3

    Professor responsável: Profa Dra. Marta Silva Campos

    Ementa: "O Módulo I tem como objetivo a análise das bases históricas e teóricas do processo de formulação e implementação da política social, a partir das diferentes determinações, de caráter econômico, político, social e cultural, compreendidas na dinâmica do sistema capitalista, particularmente em seu desenvolvimento desde o final do século XIX. A partir da visão da amplitude das sucessivas transformações e crises que transcorrem desse período até hoje, aprofunda-se especialmente a compreensão da Política Social enquanto vinculada à constante redefinição do poder do Estado e à progressiva mundialização da economia. Nesse contexto, e dentro de uma perspectiva comparada de análise, discute-se a estruturação da política social brasileira. O Módulo II tem como objetivo promover a compreensão das instituições e das tendências da política social brasileira a partir da análise de três conjunturas significativas: período 1930-1945; pós-1964; fim dos anos 90 até a atualidade. Centra-se, neste último período, em seu caráter fortemente marcado pelo desequilíbrio da participação das diferentes políticas e estratégias componentes da Seguridade Social. Fatores como sua focalização no combate à pobreza, monetarização e caráter internacionalizado, lenta institucionalização, num cenário de precarização do trabalho, queda das solidariedades estruturais, configurando a decadência das garantias do Estado e da sociedade, são estudados da perspectiva do acesso à Política Social pela ótica do direito. "

    Conteúdo: -

  • Disciplina: Processo de Construção do Conhecimento: Metodologias e Técnicas de Pesquisa

    Créditos: 3

    Professor responsável: Profa Dra. Regina Maria Giffoni Marsiglia

    Ementa: A investigação na área de Ciências Sociais e Humanas, incluindo-se aí o Serviço Social, utiliza um amplo conjunto de métodos e técnicas de investigação, contemplando abordagens quantitativas e qualitativas. Cada um destes métodos possui características lógicas, epistemológicas e metodológicas próprias. A disciplina tem por objetivo introduzir os estudantes a essas características, com o intuito de prepará-los para a escolha dos métodos e técnicas mais adequados para apreensão de seu objeto de estudo.

    Conteúdo: -

  • Disciplina: Seminários de Dissertação

    Créditos: 3

    Professor responsável: Profa Dra. Maria Lucia Carvalho da Silva

    Ementa: "O curso propõe-se a apoiar e subsidiar teórica e metodologicamente os alunos na elaboração da dissertação de mestrado, auxiliando-os a definirem seu projeto de pesquisa e se prepararem para a realização do exame de qualificação. OBJETIVOS: Possibilitar reflexão sobre a natureza, finalidade, significação da dissertação de mestrado; oportunizar discussão conjunta para estudo, definição e formulação dos elementos componentes do projeto de pesquisa de dissertação; informar e preparar os alunos para o exame de qualificação geral; propiciar apresentação individual e realizar discussão coletiva dos projetos de pesquisa de dissertação dos alunos e identificar e refletir sobre temas teóricos-metodológicos relacionados aos projetos de pesquisa apresentados e debatidos. "

    Conteúdo: -

  • Disciplina: Seminário de Tese

    Créditos: 3

    Professor responsável: Profa Dra. Maria Lucia Carvalho da Silva-

    Ementa: "A disciplina "Seminários de Teses", propõe ser um espaço de encontro grupal, estimulador de um estudo socializado dos alunos, a fim de que possam avançar individual e coletivamente nas reflexões, discussões e elaboração dos memoriais e respectivos projetos de pesquisa de tese, com vistas à realização do exame de qualificação. Além disso, pretende ser um espaço de prestação de informações e esclarecimentos, e de troca de idéias, vivências e experiências sobre a trajetória acadêmica do doutorado. OBJETIVOS: A disciplina visa: - prestar informações sobre o programa de doutorado, suas normas, exigências e possibilidades de apoio para a consecução da tese; - oferecer subsídios para a elaboração do memorial, com vistas ao exame de qualificação; - oportunizar exposições por professores convidados de temas atuais e relevantes no universo acadêmico, buscando contribuir para ampliar ou aprofundar as reflexões e questionamentos dos alunos sobre suas preocupações temáticas; - propiciar apresentação individual pelos alunos e discussão socializada entre eles dos projetos de pesquisa de tese em processo de elaboração e primeiras aproximações ao memorial. "

    Conteúdo: -

  • Disciplina: Serviço Social e Cotidiano Profissional

    Créditos: 3

    Professor responsável: Profa Dra. Maria Lucia Martinelli

    Ementa: "A disciplina centra-se no estudo do cotidiano profissional em suas intrínsecas relações com as dinâmicas societárias e processos históricos vividos pelos sujeitos sociais. Interpreta dialeticamente a formação sócio-histórica brasileira, de modo a evidenciar seus principais marcos na gênese da questão social e suas expressões contemporâneas na vida dos sujeitos que demandam o trabalho do Assistente Social em suas diferentes perspectivas. "

    Conteúdo: -

  • Disciplina: Tendências Teórico-Metodológicas do Serviço Social

    Créditos: 3

    Professor responsável: Profa Dra. Maria Carmelita Yazbek

    Ementa: "O Módulo I tem como eixo programático, a análise do processo de institucionalização do Serviço Social como profissão, em seu movimento histórico e teórico na sociedade brasileira contemporânea. Nessa direção a disciplina aborda: a questão social e suas novas configurações como âmbito privilegiado do exercício profissional; as novas demandas para a profissão, a relação com a política social e seu novo perfil na sociedade brasileira; a relação com a Assistência Social, com a filantropia e com o denominado Terceiro Setor; a construção do projeto ético-político da profissão nos anos 90. O Módulo II desenvolve como proposta programática o aprofundamento do debate acerca dos fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro, enquanto expressão da incorporação pela profissão de matrizes fundamentais de conhecimento do social na sociedade burguesa. Nessa direção, a disciplina desenvolve a análise das principais características desse processo através do qual a profissão busca explicar e intervir sobre a realidade, definindo sua direção social e seu movimento histórico da gênese à contemporaneidade. "

    Conteúdo: -

Doutorado 

img_programa_cos_vs1.jpg

O Curso de Doutorado, conforme disposto no regimento, exige a integralização de um total de 62 créditos para atribuição do título de Doutor. A proporção dos créditos exigidos para doutorado dá-se da seguinte forma:

Disciplinas

Créditos

Carga horária

3 disciplinas/3 créditos cada

9

675

Atividades programadas

11

825

Elaboração de tese

12

900

Mestrado concluído

30

2250

Total

62

4.650

Dos créditos previstos para disciplinas, um terço poderá ser obtido em cursos do mesmo nível, realizados em outros Programas ou em outras Universidades. As transferências de créditos serão apreciadas pelo Coordenador do Programa e referendadas pelo Colegiado.

Grupos de pesquisa certificados pelo CNPq 

img_programa_cos_vs1.jpg

Em atualização

Centros e Núcleos 

img_programa_cos_vs1.jpg

Os Núcleos de Estudos e Pesquisas do Programa (NEPs), os primeiros a serem implantados no âmbito da pós-graduação em serviço social no Brasil e referência para outros Programas, fazem parte integrante do projeto pedagógico, sendo um componente curricular que assume centralidade na formação de mestrandos e doutorandos, e responsável também pela pauta de pesquisa do Programa e pela qualidade e densidade da produção acadêmica e bibliográfica dos seus docentes.

Atualmente o Programa tem em funcionamento 11 Núcleos de Pesquisa, em sua maioria certificados pelo CNPq e deles participam professores, alunos e pesquisadores colaboradores. Todos são interdisciplinares e abertos a profissionais e pesquisadores do Serviço Social e áreas afins, fortalecendo o caráter plural e o debate teórico-crítico sobre as temáticas em foco. Deles também participam egressos do Programa, na qualidade de pesquisadores externos.  Os Núcleos contam ainda com a presença de pesquisadores sênior, o que enriquece a experiência investigativa, possibilitando a convivência de pesquisadores que se encontram em momentos diferentes de formação, desde a iniciação científica até o pós-doutorado. Integra também o Programa o Centro de Estudos de Desigualdades Sócio-Territoriais – CEDEST, que reúne pesquisadores da Divisão de Pesquisa do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP, e é coordenado pela Profa. Dra. Aldaíza Sposati.

O Programa articula-se também de forma orgânica com a Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais – CEDEPE, setor interdisciplinar de extensão e de prestação de serviços à sociedade, inserido na estrutura acadêmica da PUCSP, que tem como objeto privilegiado de atuação as políticas públicas, articulando-se à graduação, pós-graduação e educação continuada. Coordenado pela Profa. Dra. Mariangela B. Wanderley e contando com quadros acadêmicos do Programa, da Universidade e de especialistas colaboradores externos, desenvolve estudos, diagnósticos, subsídios para elaboração, implementação e avaliação de políticas e programas sociais, capacitações, entre outros, demandados pelos setores públicos e privados, constitui-se como espaço articulador, de elaboração e gerenciamento de projetos oriundos de iniciativas internas e externas, de caráter inovador e interdisciplinar.

 

  • Projeto:Núcleo Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social

    Professor responsável: Profa. Dra. Aldaiza Sposati

    Descrição: Espaço de referência na produção de conhecimento e análise crítica e propositiva da política de assistência social brasileira no âmbito da Seguridade Social. Tem centralidade na análise do acesso aos direitos socioassistenciais nos modelos de gestão da política brasileira de assistência social e ao SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Desenvolve e articula estudos, eventos científicos nacionais e internacionais, intercâmbios, consultorias e atividades de extensão. Compõe-se de alunos de mestrado, doutorado, pesquisadores e profissionais e tem caráter interdisciplinar.

    Pagina do grupo

  • Projeto:Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Sociais

    Professor responsável: Prof. Dr. Ademir Alves da Silva

    Descrição: Análise das políticas sociais no Brasil, destacando-se as determinações sócio-históricas e as particularidades que assume, de acordo com a conjuntura societária; Estudos comparativos das políticas sociais brasileiras com políticas latino-americanas; preparação de pesquisadores no campo da Política Social.

    Pagina do grupo

  • Projeto:Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais

    Professores responsáveis: Profa. Dra. Maria Lucia Carvalho da Silva, Profa. Dra. Mariangela Belfiore Wanderley, Profa. Dra. Rosângela Dias Oliveira da Paz

    Descrição: Análise das relações entre sujeitos políticos coletivos na perspectiva da democracia representativa e participativa brasileira,tendo por referência a conjuntura atual, a partir das análises de contextos sociais, de lideranças partidárias e dos movimentos sociais.

    Pagina do grupo

  • Projeto:Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Profissão

    Professor responsável: Profa. Dra. Raquel Raichelis

    Descrição: Espaço para pesquisa, reflexão e debate sobre as transformações contemporâneas no mundo do trabalho, com ênfase nas particularidades dessas transformações nas profissões e no trabalho do assistente social, em diferentes espaços sócio-ocupacionais no campo das políticas sociais. Voltado a estudos teóricos sobre as questões do trabalho, desenvolve pesquisa, promove eventos, elabora textos para publicação, mantém intercâmbios com núcleos similares e outras entidades de pesquisa e assessoria, sendo membro da Rede Nacional de Pesquisa sobre o Trabalho do Assistente Social – RETAS, filiada à Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS.

    Pagina do grupo

  • Projeto:Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidade

    Professor responsável: Profa. Dra. Maria Lucia Martinelli

    Descrição:Espaço interdisciplinar de formação de pesquisadores em Serviço Social e áreas afins. Centra seus estudos teóricos nas ações profissionais cotidianas, especialmente no que se refere às mediações culturais e socioeducativas. No campo da pesquisa prioriza o trabalho com metodologias que possibilitem a análise da realidade social, a partir do uso da fonte oral, na sua interação com demais fontes e mídias. Desenvolve e articula atividades de ensino e pesquisa, promove eventos acadêmico-científicos, intercâmbios e consultorias nacionais e internacionais, através das redes de pesquisa e cooperação., além de produzir e apoiar publicações pertinentes.

    Pagina do grupo

  • Projeto:Núcleo de Estudos e Pesquisa da Família

    Professor responsável: Profa. Dra. Marta Silva Campos

    Descrição:Desenvolve estudos e pesquisas sobre a família em uma perspectiva sócio-histórica, como fundamento para análise das suas transformações contemporâneas. Realiza derivações para a reflexão teórico-metodológica da intervenção profissional do assistente social, com ênfase no campo das políticas e programas sociais.

    Pagina do grupo

  • Projeto:Núcleo de Estudos e Aprofundamento Marxista

    Professor responsável: Profa. Dra. Maria Beatriz Costa Abramides

    Descrição:Propiciar a mestrandos e doutorandos a) um espaço acadêmico para a análise, crítica e rigorosa, da tradição marxista, seja em suas fontes originais, seja em seus desdobramentos contemporâneos; b) estimular e subsidiar com os mesmos protagonistas o debate das incidências da tradição marxista na produção acadêmica do Serviço Social; c) subsidiar, com a referência à tradição marxista, o debate acadêmico no interior do Programa.

    Pagina do grupo

  • Projeto:Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Criança e Adolescente

    Professor responsável: Profa. Dra. Myrian Veras Baptista

    Descrição:Resgatar a história – as determinações conjunturais e estruturais – das políticas relacionadas ao adolescente e a dinâmica de sua implantação; compreender e clarificar as relações que se dão entre o Estado, enquanto definidor e executor das políticas sociais básicas e os grupos organizados da sociedade civil; estudar e conhecer, de forma sistemática, as respostas que vêm sendo operadas para enfrentamento de questões específicas, relacionadas ao desenvolvimento sócio-psicológico e político do adolescente.
    Opera de modo a conferir organicidade às aproximações analíticas dos pesquisadores que estudam a questão da criança e do adolescente nos centros urbanos brasileiros. Pretende alcançar o equilíbrio entre a pesquisa que viabiliza o avanço teórico-conceitual e a pesquisa que encaminha e desvela questões relacionadas à prática. Tem por eixo central a defesa dos direitos da criança e do adolescente.

    Pagina do grupo

  • Projeto:Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social

    Professor responsável: Profa. Dra. Maria Lucia Rodrigues

    Descrição:Tem por preocupação central, "a formação para formadores", desenvolvendo suas atividades a partir de dois eixos temáticos: metodologias de investigação e de intervenção social; estudos da complexidade, ensino e educação ambiental. Desenvolve e articula atividades de ensino, pesquisa, extensão, orientações dos trabalhos acadêmicos, promoção e participação em eventos científicos nacionais e internacionais, projetos de intercâmbio e consultorias. No âmbito das relações interinstitucionais, mantém cooperação com centros de pesquisa, ensino e extensão nacionais e internacionais.

    Pagina do grupo

  • Projeto:Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ética e Direitos Humanos

    Professor responsável: Profa. Dra. Maria Lúcia Silva Barroco

    Descrição:Espaço interdisciplinar de reflexão e investigação sobre a ética, os direitos humanos e seus rebatimentos nas profissões, em especial, no Serviço Social. Tem por objetivo: contribuir para o fortalecimento de uma cultura de defesa da ética e dos direitos humanos (sociais, políticos, culturais e econômicos); oferecer capacitação ético-política profissional e cívica, direcionada a ações educativas e à criação de estratégias de defesa da ética e dos direitos humanos; dar visibilidade às diversas formas de desrespeito humano vivenciadas na realidade contemporânea, através do debate coletivo e da interação com entidades e movimentos de defesa dos direitos humanos, nacionais e internacionais. Propõe-se a subsidiar: o aprofundamento teórico da ética e dos direitos humanos, a partir de um referencial crítico e histórico, do estudo dos autores clássicos e contemporâneos, em suas fontes originais; a pesquisa sobre a realidade social e suas formas de (des) construção de práticas éticas, de conquista e perda dos direitos humanos.

    Pagina do grupo

  • Projeto:Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde e Sociedade

    Professor responsável: Profa. Dra. Regina Maria Giffoni Marsiglia

    Descrição:Discute as várias questões que envolvem a área da saúde do ponto de vista social: o recorte da política pública para o setor, as questões relativas à universalidade do acesso aos serviços, os determinantes sociais e culturais das condições de saúde, a distribuição social da morbidade e as causas da mortalidade no País. Aborda ainda a formação, o perfil e as expectativas dos recursos humanos inseridos no setor, desenvolvendo pesquisas e articulando, sob a forma de extensão, as relações entre a universidade e o mundo do trabalho no setor, através de atividades de educação permanente e capacitação profissional, especialmente de assistentes sociais.

    Pagina do grupo

Pesquisas dos Docentes 

img_programa_cos_vs1.jpg

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social (NEPSAS) - coordenado pela Profa. Dra. Aldaíza Sposati

    Descrição: Territórios Urbanos e Vínculos Sociais: presença no próprio bairro de recursos de proteção e reconhecimento social para fazer frente às incertezas da vida. Projeto Capes Cofecub 753/2012 a 2014. Coordenadora Profa. Aldaízia Sposati. Coordenação geral Prof. Serge Paugam ((EHES/Université de Paris),

    Coordenação: Profa. Dra. Aldaíza Sposati

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social (NEPSAS) - coordenado pela Profa. Dra. Aldaíza Sposati

    Descrição: Métricas Territoriais de Proteção Social: a capacidade protetiva de famílias residentes em territórios precarizados de metrópoles. Início em 2011. Trabalho em rede envolvendo INPE, SEADE, NEPPO UNICAMP, Núcleo Territórios e Cidade da UNICSUL e NEPSAS/PUCSP, CEDEST/PUCSP e CEDEPE/PUCSP.Agência Financiadora: Hospital Samaritano, projeto aprovado pelo Ministério da Saúde.

    Coordenação: Profa. Dra. Aldaíza Sposati

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social (NEPSAS) - coordenado pela Profa. Dra. Aldaíza Sposati

    Descrição: Assistência Social e Transferência de Renda: interpelações no território da proteção social. 2012-2015. Edital Capes PROCAD/Casadinho). Parceria UFPB e PUCSP. Interlocutora responsável pela PUCSP: Profa. Dra. Aldaíza Sposati (NEP Seguridade e Assistência Social) e equipe de professores e alunos.

    Coordenação: Profa. Dra. Aldaíza Sposati

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social (NEPSAS) - coordenado pela Profa. Dra. Aldaíza Sposati

    Descrição: A Lógica Territorial na Gestão das Políticas Públicas. 2012-2015. Edital Capes PROCAD/Casadinho. Parceria UEL e PUCSP. Interlocutora responsável pela PUCSP: Profa. Dra. Aldaíza Sposati (NEP Seguridade e Assistência Social) e equipe de professores e alunos.

    Coordenação: Profa. Dra. Aldaíza Sposati

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais – NEMOS

    Descrição: Globalização, cultura, política, democratização e movimentos sociais contemporâneos em São Paulo – subsídios à construção de uma agenda social. Coordenada pela Profa. Maria Lúcia Carvalho da Silva.

    Coordenação: Profas. Dras. Rosangela Oliveira Paz Maria Lucia Carvalho da Silva e Mariângela B. Wanderley

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais – NEMOS

    Descrição: Metodologias de Mensuração da Pobreza: da observação à indução das políticas públicas. Estudo comparado entre as cidades de São Paulo e Grenoble. Pesquisa no âmbito da cooperação acadêmica com a Equipe de Recherches Economiques et Sociales (ERES) da Université Pierre Mendès France de Grenoble. Início em 2010. Financiamento CNPq. Coordenada pela profa. Mariangela B. Wanderley (PUCSP) e Profa. Claudine Ofreddi (UPMF).

    Coordenação: Profas. Dras. Rosangela Oliveira Paz Maria Lucia Carvalho da Silva e Mariângela B. Wanderley

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais – NEMOS

    Descrição: Sistema de Informação de Gestão Social – SIGS construção de indicadores sociais na área da Saúde. Projeto interinstitucional sob a coordenação da UNIFESP, com base em ferramenta informacional desenvolvida pela CEDEPE. Financiamento CNPq Profa. Mariangela B. Wanderley.

    Coordenação: Profas. Dras. Rosangela Oliveira Paz Maria Lucia Carvalho da Silva e Mariângela B. Wanderley

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais – NEMOS

    Descrição: Avaliação do Trabalho Social e dos impactos sociais e econômicos nas famílias beneficiárias do PMCMV no município de Osasco/SP. Chamada Pública - MCTI/CNPq/MCIDADES N° 11/2012, vinculada à Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, em parceria com a CEDEPE e NEMOS). Coordenada pela Profa. Rosangela Paz. Início 2012.

    Coordenação: Profas. Dras. Rosangela Oliveira Paz Maria Lucia Carvalho da Silva e Mariângela B. Wanderley

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais – NEMOS

    Descrição: Projeto de estruturação, implantação e funcionamento de Observatório Social e do Trabalho da UFMA. Assessora temática: Profa. Rosangela Paz. Início 2012.

    Coordenação: Profas. Dras. Rosangela Oliveira Paz Maria Lucia Carvalho da Silva e Mariângela B. Wanderley

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade (NEPI)

    Descrição: "Espaços sócio-ocupacionais e tendências do mercado de trabalho do Serviço Social no contexto de reconfiguração das políticas sociais no Brasil. Edital Procad/Casadinho, integrado por três Programas de Pós-Graduação (PUC-SP, UFAL e UFRJ). Membro da equipe da pesquisa coordenada pela Profa. Raquel Raichelis Degenszajn. Início 2011. "

    Coordenação: Profa. Dra. Maria Lúcia Martinelli

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança e Adolescente (NCA)

    Descrição: Pesquisa Avaliativa dos Planos Individuais de Atendimento (PIAs) e das Audiências Concentradas de Crianças e Adolescentes Acolhidos Institucionalmente. Início: 2009.

    Coordenação: Profa. Dra. Myrian Veras Baptista

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social (NEMESS)

    Descrição: O Sistema Prisional Feminino e a Questão dos Direitos Humanos – um desafio às Políticas Sociais. Projeto interdisciplinar e interinstitucional. Financiamento do Governo Federal – Secretaria Especial da Mulher. Programa de Políticas para Mulheres.

    Coordenação: Profa. Dra. Maria Lúcia Rodrigues

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas de Família (NEPFAM)

    Descrição: Família: Mutações e Impactos a partir de diretrizes e Programas de Políticas Sociais.

    Coordenação: Profa. Dra. Marta Silva Campos

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas de Família (NEPFAM)

    Descrição: Política Social e Serviço Social (bolsa CNPQ produtividade em pesquisa) – 2013- 2016

    Coordenação: Profa. Dra. Marta Silva Campos

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Profissão (NEPTRAB)

    Descrição: Serviço Social e Espaços Sócio-Ocupacionais: tensões entre projeto profissional e trabalho assalariado do assistente social no Sistema Único de Assistência Social – Coordenada pela Profa. Raquel Raichelis Degenszajn. Bolsa CNPQ produtividade em pesquisa Período: 2011-2015.

    Coordenação: Profa. Dra. Raquel Raichelis Degenszajn e pesquisadora associada Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Profissão (NEPTRAB)

    Descrição: Estudo Comparado de Programas de Transferência de Renda Condicionada na América Latina. CAPES/MERCOSUL. Coordenada pela Profa. Maria Carmelita Yazbek. Bolsa produtividade em pesquisa CNPQ pesquisa produtividade CNPQ (pesquisadora 1A). Período: 2012-2016.

    Coordenação: Profa. Dra. Raquel Raichelis Degenszajn e pesquisadora associada Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Profissão (NEPTRAB)

    Descrição: Espaços sócio-ocupacionais e tendências do mercado de trabalho do Serviço Social no contexto de reconfiguração das políticas sociais no Brasil. Edital Capes PROCAD/CASADINHO. Coordenada na PUCSP pela Profa. Raquel Raichelis Degenszajn. Equipe de pesquisadoras: Profas. Maria Carmelita Yazbek, Maria Lúcia Martinelli e Isaura Isoldi de M.C. e Oliveira (curso de graduação em Serviço Social da PUCSP).

    Coordenação: Profa. Dra. Raquel Raichelis Degenszajn e pesquisadora associada Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Profissão (NEPTRAB)

    Descrição: Programas de Transferência de Renda Condicionada na América Latina: estudo comparado Bolsa Família (Brasil), Ingreso Ciudadano (Uruguai) e Asignación Universal por Hijo (Argentina) CAPES/MERCOSUL. Coordenada na PUC-SP pela Profa.. Maria Carmelita Yazbek . Equipe de Pesquisa: Profa. Raquel Raichelis Degenszajn e Carola Arregui (CEDEPE). Edital CGCI 072/2010 CAPES. Financiamento CAPES e CNPQ. Período: 2011-2015.

    Coordenação: Profa. Dra. Raquel Raichelis Degenszajn e pesquisadora associada Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Profissão (NEPTRAB)

    Descrição: Projeto de estruturação, implantação e funcionamento de Observatório Social e do Trabalho da UFMA. Assessora temática para o tema da pobreza: Profa. Maria Carmelita Yazbek.

    Coordenação: Profa. Dra. Raquel Raichelis Degenszajn e pesquisadora associada Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde e Sociedade

    Descrição: Ensino na Saúde- Mestrado profissional em Saúde Coletiva- FCMSCSP.

    Coordenação: Profa. Dra. Regina Maria Giffoni Marsiglia

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde e Sociedade

    Descrição: XV Encontro de Pesquisadores em Saúde. Em parceria com Pós-Graduação em Economia, PUCSP.

    Coordenação: Profa. Dra. Regina Maria Giffoni Marsiglia

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ética e Direitos Humanos (NEPEDH)

    Descrição: Neoconservadorismo e irracionalismo contemporâneo: fundamentos teóricos e manifestações ideo-culturais. Pesquisa Produtividade CNPQ Período: 2011-2015.

    Coordenação: Profa. Dra. Maria Lúcia Silva Barroco

    Financiador -

  • Projeto: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Política Social

    Descrição: As relações entre Estado, mercado e sociedade no âmbito das políticas sociais brasileiras no contexto da crise capitalista contemporânea.

    Coordenação: Prof. Dr. Ademir Alves da Silva

    Financiador -

Pesquisas Concluídas 

img_programa_cos_vs1.jpg

  • Projeto: Capacidade Protetiva das Famílias Beneficiárias de Programas de Transferência de Renda.

    Descrição: Fomento por SAGI/MDS e PNUD através do Programa de Fortalecimento Institucional para Avaliação e Gestão da Informação do MDS. Projeto Pnud - BRA /04/046- contrato 2010/000924.

    Coordenação: -

    Financiador SAGI/MDS e PNUD

  • Projeto: Análise comparada entre a realidade dos vínculos sociais de famílias da periferia de Paris e de uma Metrópole brasileira como a cidade de São Paulo.

    Descrição: Pesquisa desenvolvida em parceria com o Sociólogo Serge Paugam - Equipe de Recherchesur lês InégalitésSociales (ERIS), Centre Maurice Halbwachs, em São Paulo/SP.

    Coordenação: -

    Financiador -

  • Projeto: Topografia Social de João Pessoa.

    Descrição: Financiamento pela Prefeitura de João Pessoa por meio de contrato de consultoria, gerou a publicação: Topografia Social de João Pessoa, Editora Universitária da UFPB, 2010 (vol. 1, 172 p., ISBN 978-85-7745-591-8.

    Coordenação: -

    Financiador Prefeitura de João Pessoa

  • Projeto: Métricas Territoriais de Proteção Social: a capacidade protetiva de famílias residentes em territórios precarizados de metrópoles.

    Descrição: Trabalho em rede envolvendo INPE, SEADE, NEPPO UNICAMP, Núcleo Territórios e Cidade da UNICSUL e NEPSAS/PUCSP, CEDEST/PUCSP e CEDEPE/PUCSP. Conclusão: 2012.

    Coordenação: Profa. Dra Aldaíza Sposati

    Financiador Hospital Samaritano, projeto aprovado pelo Ministério da Saúde.

  • Projeto: Pobreza e Programa Bolsa Família: uma questão de renda ou mais que isto?

    Descrição: Pesquisa junto aos agentes institucionais sobre o trabalho social com famílias beneficiárias. Financiado pelo CNPQ- N° do processo 401426/2010-6. Edital/Chamada: Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES n°02/2010 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Conclusão:2012.

    Coordenação: Profa. Dra Aldaíza Sposati

    Financiador CNPQ

  • Projeto: Pesquisa Avaliativa de Mudanças Alcançadas em Processo pelo Programa Vivendo Valores, no Jardim Ângela (periferia de São Paulo).

    Descrição: Pesquisa Avaliativa de Mudanças Alcançadas em Processo pelo Programa Vivendo Valores, no Jardim Ângela (periferia de São Paulo). Financiamento Itaú Social. Coordenada pela Profa. Dra. Myriam V. Baptista. Conclusão: 2011

    Coordenação: Profa. Dra. Myriam V. Baptista

    Financiador Itaú Social

  • Projeto: ProUni e Inclusão Social

    Descrição: ProUni e Inclusão Social. . Financiamento do Observatório de Educação da CAPES/INEP. Coordenada pela Profa. Dra. Maria Lúcia Rodrigues. Conclusão: 2011

    Coordenação: Profa. Dra. Maria Lúcia Rodrigues

    Financiador Observatório de Educação da CAPES/INEP

  • Projeto: Implicações da globalização hegemônica sobre as cidades e sobre a questão das redes de movimentos sociais e de mobilizações civis.

    Descrição: -

    Coordenação: Profa. Maria Lúcia Carvalho da Silva.

    Financiador -

  • Projeto: Arquitetura da Participação no Brasil: avanços e desafios.

    Descrição: Arquitetura da Participação no Brasil: avanços e desafios. Parceria com Instituto Pólis,Inesc, apoio IPEA. Financiamento Fundação Ford. Período2010- 2011.

    Coordenação: Profa. Rosângela Dias Oliveira

    Financiador Fundação Ford

  • Projeto: Práticas Institucionais e Comportamentos Políticos: a ação do Serviço Social numa perspectiva multidisciplinar.

    Descrição: Práticas Institucionais e Comportamentos Políticos: a ação do Serviço Social numa perspectiva multidisciplinar. Pesquisa produtividade CNPq.

    Coordenação: Profa. Maria Lúcia Martinelli

    Financiador Produtividade CNPq

  • Projeto: Levantamento da Produção do Conhecimento sobre Trabalho e Profissão: uma análise a partir das dissertações e teses da PUC-SP de 1970 a 2007.

    Descrição: Levantamento da Produção do Conhecimento sobre Trabalho e Profissão: uma análise a partir das dissertações e teses da PUC-SP de 1970 a 2007.

    Coordenação: Profa. Raquel Raichelis Degenszajn com a colaboração Profa. Bernadete de Lourdes Figueirêdo de Almeida, pesquisadora associada da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

    Financiador -

  • Projeto: A Política Nacional de Assistência Social – PNAS e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS: Avaliando a Assistência Social como Política Pública.

    Descrição: A Política Nacional de Assistência Social – PNAS e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS: Avaliando a Assistência Social como Política Pública.

    Coordenação: Profa. Dra. Maria Carmelita Yazbek.

    Financiador Produtividade CNPq

  • Projeto: Projeto de Cooperação Acadêmica – PROCAD/CAPES

    Descrição: 1) O Sistema Único de Assistência Social no Brasil: um estudo avaliativo de sua implantação: 2) A Unificação dos Programas de Transferência de Renda no Brasil: os desafios do programa Bolsa Família.Período: 2006 a 2010. Publicação em livro da pesquisa: O Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. São Paulo, Cortez Editora, 2013, 3ª Edição revista e atualizada.

    Coordenação: Profas. Maria Carmelita Yazbek e Raquel Raichelis Degenszajn

    Financiador CAPES e CNPQ

  • Projeto: Necessidades de Formação de Trabalhadores de Nível Técnico para a SESSP.

    Descrição: Necessidades de Formação de Trabalhadores de Nível Técnico para a SESSP

    Coordenação: Profa. Regina G. Marsiglia.

    Financiador FUNDAP

  • Projeto: Projeto de Reorientação da Formação de Profissionais de Medicina de Sorocaba –Pró-Saúde/PUCSP/CCMB.

    Descrição: Projeto de Reorientação da Formação de Profissionais de Medicina de Sorocaba –Pró-Saúde/PUCSP/CCMB.

    Coordenação: Profa. Regina G. Marsiglia.

    Financiador Ministério da Saúde/OPAS/Pró-Saúde

  • Projeto: Características e Expectativas dos Trabalhadores em Atenção Básica/PSF na região norte e centro da cidade de São Paulo.

    Descrição: Características e Expectativas dos Trabalhadores em Atenção Básica/PSF na região norte e centro da cidade de São Paulo.

    Coordenação: Profa. Regina G. Marsiglia.

    Financiador OPAS/Ministério da Saúde

  • Projeto: Integralidade e Atenção Primária em Saúde: avaliação da organização do trabalho em UBS's da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

    Descrição: Integralidade e Atenção Primária em Saúde: avaliação da organização do trabalho em UBS's da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

    Coordenação: Profa. Regina G. Marsiglia.

    Financiador CNPq

  • Projeto: A Produção Ética do Serviço Social Brasileiro. Financiamento Bolsas Capes e CNPq. Pesquisa documental (1980/2008) sobre a produção e a pesquisa do Serviço Social no campo da ética.

    Descrição: A Produção Ética do Serviço Social Brasileiro. Financiamento Bolsas Capes e CNPq. Pesquisa documental (1980/2008) sobre a produção e a pesquisa do Serviço Social no campo da ética.

    Coordenação: Profa. Maria Lúcia Barroco.

    Financiador -

  • Projeto: Ética e Direitos Humanos: unidade e diversidade do Fórum Social Mundial.

    Descrição: Ética e Direitos Humanos: unidade e diversidade do Fórum Social Mundial.

    Coordenação: Profa. Maria Lúcia Barroco.

    Financiador CNPq

  • Projeto: Os Sistemas de Proteção Social no Contexto Pós-Crise do Estado de Bem Estar Social – análise em perspectiva comparada do Modelo da Europa do Sul e Brasil.

    Descrição: Os Sistemas de Proteção Social no Contexto Pós-Crise do Estado de Bem Estar Social – análise em perspectiva comparada do Modelo da Europa do Sul e Brasil. Conclusão: 2012

    Coordenação: Profa. Dra. Marta S. Campos.

    Financiador -

Publicações 

img_programa_cos_vs1.jpg

Prof. Dr. Ademir Alves da Silva 

  • Livros

    A Gestão da Seguridade Social Brasileira: entre a política pública e o mercado Editora Cortez.1a reimpressão da 3a ed. (mar/2012).2a. Reimpressão da 3a ed. (maio/2012).

    Artigos completos em periódicos

    Viver com mais de 60 anos. A política social para as pessoas idosa. Revista Serviço Social e Saúde, N. 11, pp. 1-30, 2011 Campinas: UNICAMP.(impressa e eletrônica) (publicado em 2012)

    A crise capitalista contemporânea e as relações entre Estado, mercado e sociedade: subsídios para avaliação das políticas sociais. Revista Ponto-e-Vírgula n. 10, pp. 260-281, 2011. Disponível em: http://www.pucsp.br/ponto-e-virgula/n10/artigos/pdf/pv10-18-asilva.pdf,(publicado em 2012)

    Entrevistas

    Educação e Saúde: bens públicos. Entrevista concedida a Natália Marriaga Martinez. Revista Hoja Blanca, Bogotá.www.hojablanca.net.Acesso em 19/5/12.

Profa. Dra. Aldaíza Sposati 

  • Livros

    Reimpressão da 6ª edição do livro A menina Loas.

    1ª orelha e contracapa de livro

    SILVA, Heloisa Helena Correa da. Expressões da assistência social no Édio Juruá –Amazonas.Editora da Universidade Federal do Amazonas-EDUA.

Profa. Dra. Maria Lucia Barroco 

  • Livros

    Barroco, Maria Lucia S. e Terra, Sylvia Helena. Código de Ética do/a assistente social comentado. Cortez, São Paulo. 1ª edição maio de 2012; 1ª reimpressão junho de 2012; 2ª reimpressão. Outubro de 2012.

    Barroco, Maria Lucia S. Ética: fundamentos sócio-históricos. Biblioteca básica do Serviço social, vol. 4. Cortez, São Paulo, 2012, 3ª edição, 2ª reimpressão.

    Capítulo de livros

    Barroco, Maria Lucia S. Desafios do Projeto Ético-Político: enfrentamento do neoconservadorismo. In: Seminário Nacional: 30 Anos do Congresso da Virada. Brasília, Cfess, 2012.

    Barroco, Maria Lucia S. "Bases filosóficas para uma reflexão sobre ética e Serviço Social". In Dilsea Adeodata Bonetti; Marlise Vinagre; Mione Apolinário Sales; Valéria M. Gonelli (orgs.) Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis. Cortez, São Paulo, 2012, 13ª edição.

    _______________ "Considerações sobre o Código de Ética dos assistentes sociais". In Dilsea, op. cit.

    _______________, Paulo Netto, José; Paiva, Beatriz Augusto; Sales, Mione A.; Silva, Marlise Vinagre. "Reformulação do Código de Ética: pressupostos éticos, teóricos e políticos". In Dilsea, op. cit.

Profa. Dra. Maria Beatriz Abramides 

  • Artigos completos em periódicos

    História- 30 anos do Congresso da Virada-(em espanhol). Revista Plaza Pública.

    Trabalhos completos em Anais

    O Estado da Arte da Pesquisa Nacional do GTP-Serviço Social e Movimentos Sociais. Anais-XIII ENPESS-Colóquio GTP-Serviço Social e Movimentos Sociais.

    As Crises Macro Estruturais e os Desafios Contemporâneos para a Classe Trabalhadora. Anais XIII ENPESS

    Violência no Trabalho e Juventude no Brasil. Anais XX Seminário Latino Americano de Escolas de Trabalho Social- Córdoba-Argentina

Profa. Dra. Maria Beatriz Abramides 

  • Artigos completos em periódicos

    História- 30 anos do Congresso da Virada-(em espanhol). Revista Plaza Pública.

    Trabalhos completos em Anais

    O Estado da Arte da Pesquisa Nacional do GTP-Serviço Social e Movimentos Sociais. Anais-XIII ENPESS-Colóquio GTP-Serviço Social e Movimentos Sociais.

    As Crises Macro Estruturais e os Desafios Contemporâneos para a Classe Trabalhadora. Anais XIII ENPESS

    Violência no Trabalho e Juventude no Brasil. Anais XX Seminário Latino Americano de Escolas de Trabalho Social- Córdoba-Argentina

Prof. Dra. Maria Carmelita Yazbek 

  • Livros publicados/organizados ou reedições

    Yazbek, M. C; Giovanni, Geraldo Di ; Silva, Maria Ozanira da Silva e. A Política Social Brasileira no século XXI: a prevalência dos Programas de Transferência de Renda - 4ª Edição Revista e Atualizada. 6ª. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. 223p .

    Yazbek, M. C. (Org.); Silva, Maria Ozanira da Silva e (Orgs.) . Políticas Públicas de Trabalho e Renda no Brasil Contemporâneo (3ª reimpressão). 5ª. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. v. 01. 207p .

    Yazbek, M. C. . Classes Subalternas e Assistência Social - 7ª edição ( 1ª e 2ª reimpressão). 7ª. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. v. 1. 200p .

    Couto, Berenice Rojas , Yazbek, M. C. ; Silva, Maria Ozanira da Silva e ; Raichelis, Raquel. O Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. 3ª edição Revista e Atualizada. São Paulo: Cortez Editora, 2012. 301p.

    Capítulos de livros

    Yazbek, M. C. Desafios do Projeto Ético-Político: enfrentamento do neoconservadorismo. In: Seminário Nacional: 30 Anos do Congresso da Virada. Brasília, Cfess, 2012.

    Yazbek, M. C. ; Mestriner, M. L. ; Chiachio, Neiri Bruno; Raichelis, Raquel; Paz, Rosangela ; Nery,Vania Baptista . O Sistema Único de Assistência Social em São Paulo e Minas Gerais: desafios e perspectivas de uma realidade em movimento. In: Couto, Berenice Rojas; Yazbek, Maria Carmelita; Silva, Maria Ozanira da Silva e; Raichelis, Raquel. (Orgs.). O Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. 3ªed. Revista e atualizada. São Paulo: Cortez, Editora, 2012, v. , p. 138-204.

    Couto, Berenice Rojas Yazbek, M. C. ; Raichelis, Raquel. A Política Nacional de Assistência Social e o SUAS: apresentando e problematizando fundamentos e conceitos. In: Couto, Berenice Rojas; Yazbek, Maria Carmelita; Silva, Maria Ozanira da Silva e; Raichelis, Raquel. (Orgs.). O Sistema Único de Assistência Social: uma realidade em movimento.. 3ªed. Revista e atualizada. São Paulo: Cortez Editora, 2012, v. , p. 32-63.

    Couto, Berenice Rojas Yazbek, M. C.; Raichelis, Raquel. Conclusão Geral: contradições do SUAS na realidade brasileira em movimento.. In: Couto, Berenice Rojas; Yazbek, Maria Carmelita; Silva, Maria Ozanira da Silva e; Raichelis, Raquel. (Orgs.). O Sistema Ùnico de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. 3ªed. Revista e atualizada. São Paulo: Cortez Editora, 2012, v. , p. 260-269.

    Couto, Berenice Rojas; Yazbek, Maria Carmelita; Silva, Maria Ozanira da Silva e; Raichelis, Raquel. Apresentação à 3ª edição.. In: COUTO, Berenice Rojas; Yazbek, Maria Carmelita; Raichelis, Raquel.. (Org.). O Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. 3ªed. Revista e atualizada. São Paulo: Cortez Editora, 2012, v. , p.13-14.

    Yazbek, M. C.; Rose Serra ; Renato Andrade ; Tavares, M. A. ; Trigo, G. ; Andrade, J. G. . Serviço Social, demandas no âmbito do Terceiro Setor e a Questão do Voluntariado. In: Rose Serra. (Org.). Espaços ocupacionais e Serviço Social Ensaios. Críticos. 1ª ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2012, v. , p. 117-132.

    Artigo completo em periódico

    Yazbek, Maria Carmelita. Pobreza no Brasil Contemporâneo e formas de seu enfrentamento. In Serviço Social e Sociedade nº 110, São Paulo, Cortez Editora, abril/junho, 2012.

    Outras produções bibliográficas

    Yazbek, M. C. ; Silva, H. H. C. Expressões da Assistência Social no Médio Juruá-Amazonas. Manaus: EDUA - FAPEAM, 2012 (Prefácio de Livro)

    Yazbek M. C. Apresentação 3ª edição. In: Yazbek, M. C. (Org.); Silva, Maria Ozanira da Silva e (Org.). Políticas Públicas de Trabalho e Renda no Brasil). Contemporâneo 5ª. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. v. p. 7 -8.

    Yazbek, M. C. Políticas públicas de trabalho e renda no Brasil contemporâneo: tema e conteúdo do livro. In: Yazbek, M. C. (Org.) ; Silva, Maria Ozanira da Silva e (Org.) . Políticas Públicas de Trabalho e Renda no Brasil Contemporâneo 5ª. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. v. p.9-36.

    Couto, Berenice Rojas Yazbek, M. C. ; Garcia, Maria Lúcia ; Marques, Rosa . Proteção Social no Brasil e em Cuba. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012 (Apresentação do Livro)

    Paz, Rosangela ; Paula, Renato Francisco dos Santos ; Stuchi, Carolina ; Yazbek, M. C. . Assistência Social e Filantropia. Novo marco regulatório e o cenário contemporâneo de tensões entre o público e o privado. São Paulo: VERAS Editorial, 2012 (Orelha)

Profa. Dra. Maria Lúcia Martinelli 

  • Livros

    Martinelli, M. L. Serviço Social: identidade e alienação. 16ª Edição. 1ª Reimpressão, março 2012, 2ª Reimpressão, outubro 2012, 3ª Reimpressão, dezembro 2012. São Paulo: Editora Cortez, 2012, v.1.

    Martinelli, M. L. Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo, Veras Editora. 2ª Edição Revista e atualizada. 2012.

    Artigos completos em periódicos

    Martinelli, M. L. O Serviço Social e a consolidação de direitos: desafios contemporâneos. Revista Serviço Social e Saúde. Vol. X, nº 12, São Paulo, UNICAMP. 2012.

    Martinelli, M. L. Contextos Sociales y el rol del Trabajo Social en América Latina. Revista Intervenção Social, Universidade Alberto Hurtado, Santiago de Chile. 2012.

    Capítulo de Livro

    Martinelli, M. L. História Oral: exercício democrático da palavra. Helen Engler (Org.), Editora UNESP, Campus de Franca, São Paulo, 2012.

    Artigos completos em Anais

    O trabalho cotidiano do Assistente Social e a consolidação de direitos. 2012. Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, Juiz de Fora, Minas Gerais.

    Prefácio

    Educação e Serviço Social: elo para a construção da cidadania. Eliana Bolorino Canteiro Martins. Editora UNESP, São Paulo. 2012.

Profa. Dra. Maria Lúcia Rodrigues 

  • Livros

    O Sistema Prisional Feminino e a Questão dos Direitos Humanos: um desafio às Políticas Sociais II, 1ª. Ed., P.C. Editorial, São Paulo/Capital, 2012.

    Trabalhos completos em Anais

    O Serviço Social no âmbito do Sistema Prisional Feminino: entre o abandono e o encarceramento. XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social – ENPESS, Juiz de Fora, 2012.

    Políticas Docentes no Serviço Social: dificuldades e limites do ensino superior. XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social – ENPESS, Juiz de Fora, 2012.

    Sistema Prisional Feminino: entre vidas e narrativas. XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social – ENPESS, Juiz de Fora, 2012. Apresentação de livro

    O Sistema Prisional Feminino e a Questão dos Direitos Humanos: um desafio às Políticas Sociais II (op.cit.)

Profa. Dra. Mariangela Belfiore Wanderley 

  • Capítulo de Livro

    Sawaya, A.L. Domene, S. Wanderley, M. B. Conhecimento e Liberdade: pressupostos para alimentação saudável, suficiente e sustentável. In: Ribeiro, Wagner Costa Governança da ordem ambiental internacional e inclusão social. São Paulo, Anablume 2012.

Profa. Dra. Marta Silva Campos 

  • Trabalhos completos em Anais

    O atual desafio da construção de direitos e da transformação radical da sociedade: debatendo a partir da apropriação histórica pelo Serviço Social dos saberes e da institucionalização da Política Social no Brasil. V Seminário Internacional de Política Social – Desafios da Política Social na Contemporaneidade. Programa de Pós-Graduação em Política Social do Departamento de Serviço Social da UNB – Universidade de Brasília,02 a 04/10/2012.

    O casamento da Política Social com a Família: Feliz ou Infeliz? Mesa: Contradições da Política Social Brasileira: Familismo, Direitos e Cidadania. XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social – ENPESS: "Serviço Social, Acumulação Capitalista e Lutas Sociais: O desenvolvimento em Questão. Juiz de Fora, MG. 05 a 09/11/2012

Profa. Dra. Myriam Veras Baptista 

  • Capítulo de Livro

    Da filantropia ao direito: uma aproximação breve à construção histórica da política nacional de assistência social" no livro O CRAS por sí mesmo. São Paulo, Editora Paulus, 2012.

    Apresentação de Livro

    Adilson Fernandes de Souza: Integração SUAS/SINASE: o Sistema socioeducativo e a Lei 12.594/2012. São Paulo, Veras Editora, 2012.

Profa. Dra. Raquel Raichelis Degenszajn 

  • Artigos completos em periódicos

    Raichelis, Raquel e Ribeiro Natalina. Revisitando as influências das Agências Internacionais na origem dos Conselhos de políticas públicas. Revista Serviço Social e Sociedade nº 109. SP, Cortez Ed. janeiro/março, 2012.

    Raichelis, Raquel; Couto, B. R.; Yazbek, M. Carmelita. O Sistema Único de Assistência Social no Brasil: apresentando a pesquisa, problematizando a política social. Revista de Políticas Públicas. Estado, desenvolvimento e Crise do capital. Número Especial. São Luís, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, UFMA, outubro/2012.

    Reedições de livros

    Raichelis, Raquel; Yazbek, Maria Carmelita ; Couto, B. R. ; Silva, M. O. da Silva e (orgs.) Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. São Paulo: Cortez Editora, 2012. 327 p. 3ª. Ed. Revista e Atualizada.

    Capítulos de livros

    Raichelis, Raquel; Yazbek, Maria Carmelita; Couto, B. R. A Política Nacional de assistência Social e o SUAS: apresentando e problematizando fundamentos e conceitos. In: Raichelis, Raquel; Yazbek, Maria Carmelita ; Couto, B. R. ; Silva, M. O. da Silva e (orgs.) Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. 3ª. Ed. Revista e atualizada. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

    Raichelis, Raquel; Yazbek, Maria Carmelita; Mestriner, Maria Luiza; Chiachio, Neiri. B; Paz, Rosangela; Nery, Vânia. O Sistema Único de Assistência Social em São Paulo e Minas gerais: desafios e perspectivas de uma realidade em movimento. In: Raichelis, Raquel; Yazbek, Maria Carmelita ; Couto, B. R. ; Silva, M. O. da Silva e (orgs.) Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. 3ª. Ed. Revista e atualizada. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

    Raichelis, Raquel; Yazbek, Maria Carmelita ; Couto, B. R. Conclusão geral: contradições do SUAS na realidade brasileira em movimento. In: Raichelis, Raquel; Yazbek, Maria Carmelita; Couto, B. R.; Silva, M. O. da Silva e (orgs.). Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. São Paulo: Cortez Editora, 2012. 3ª Edição revista e atualizada.

    Raichelis, Raquel. Democratizar a Gestão das Políticas Sociais – um desafio a ser enfrentado pela sociedade civil. In: MOTA Ana Elizabete et al. (orgs). Serviço Social – formação e trabalho profissional. São Paulo, Cortez Editora, 2013. 4ª Edição, 1ª reimpressão.

    Trabalhos completos em Anais

    Raichelis, Raquel. Serviço Social e mercado de trabalho no contexto de reconfiguração das políticas sociais no Brasil. Mesa Coordenada PROCAD/Casadinho.XIII ENPESS, ABEPSS, UFJF, 2012.

    Prefácio

    Livro: Stuchi, Carolina G; Paula, Renato F. dos Santos; Paz , Rosangela D. de O. Assistência Social e Filantropia - cenários contemporâneos. São Paulo, Editora Veras, 2012.

Profa. Dra. Regina Maria Giffoni Marsiglia 

  • Artigos completos em períódicos

    Centro de Saúde Escola Alexandre Vranjac: 45 anos de Atenção Primária à Saúde em São Paulo. 2012. São Paulo. Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

    Universalização do Acesso à Atenção Primária em Saúde: desafios para a formação profissional. 2012. São Paulo: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCAR.

    Capítulos de livros

    Integralidade e Modelos de Organização da Atenção Básica à Saúde no Município de São Paulo. 2012. São Paulo. Coletânea Atenção Básica à Saúde. ObservaRHSP. Apoio OPAS, Ministério da Saúde e CNPq.

    Perfil, Rotatividade e Satisfação de Trabalhadores da Atenção Básica em Saúde na cidade de São Paulo. 2012. São Paulo. Observatório de Recursos Humanos em Saúde- ObservaRHSP: apoio da OPAS e Ministério as Saúde- Brasil. Parceria: Coordenadoria de RH da SESSP, Fundação Getúlio Vargas- GV- Saúde e Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão- Depto de Medicina Social- FCMSCSP.

    Organização de Coletânea

    Atenção Básica à Saúde . 2012. São Paulo. Vol.2- ObservaRHSP. Apoio OPAS, Ministério da Saúde. Parceria CRHSESP, GV-Saúde e CEALAG- FCMSCSP

    Trabalhos completos em Anais

    Atendimento a Violências: medicação entre equipe, paciente e profissionais na perspectiva da vigilância em saúde. 2012. Porto Alegre. Evento nacional. 10º.Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva- ABRASCO. CD.www. Abrasco. com.br

    Atendimento a Violências: medicação entre equipe, paciente e profissionais na perspectiva da vigilância em saúde. Maio de 2012. São Paulo. Pucsp. Evento Local. XV Encontro de Pesquisadores da Área da Saúde da Pucsp. CD. www. Pucsp.br

    Perfil, Stress e Necessidades de Cuidadores Familiares e Profissionais de Idosos- Acamados na Atenção Básica na Cidade de São Paulo. Maio de 2012. São Paulo. Pucsp. Evento Local. XV Encontro de Pesquisadores da Área de Saúde da PUC-SP. CD. www.pucsp.br

Profa. Dra. Rosangela Dias Oliveira da Paz 

  • Capítulo de Livro

    Paz, Rosangela D. O. da. Qualificação das entidades e organizações de assistência social: considerações acerca do artigo 3o da Lei Orgânica de Assistência Social – Loas. In: Paz, Rosangela D. O. da, Paula, R. F. S., Stuchi, C. G. (org.). Assistência Social e Filantropia: cenários contemporâneos. São Paulo: Veras Editora, 2012 p.352.

    Paz, Rosangela D. O. da, Narciso, Gerusa S. V. da S. Os desafios da participação social na gestão da política Pública em Vitória (ES). In: Serpa, Ana Maria P., Raizer, Eugênia C.(org.). Política de Assistência Social no Município de Vitória. (ES): olhares sobre a experiência (2005-2012). Vitória. Prefeitura Municipal de Vitória, 2012

    Paz, Rosangela D.O; Raichelis, Raquel; Yazbek, Maria Carmelita; Mestriner, Maria Luiza; Chiachio, Neiri. B; Nery, Vânia. O Sistema Único de Assistência Social em São Paulo e Minas gerais: desafios e perspectivas de uma realidade em movimento. In: Raichelis, Raquel; Yazbek, Maria Carmelita ; Couto, B. R. ; Silva, M. O. da Silva e (orgs.) Sistema Único de Assistência Social no Brasil: uma realidade em movimento. 3ª. Ed. Revista e Atualizada. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

    Organização de Livro

    Paz, Rosangela D. O. da, Paula, R. F. S., Stuchi, C. G. (org.). Assistência Social e Filantropia: cenários contemporâneos. São Paulo: Veras Editora, 2012 p.352.

    Paz, Rosangela D. O. da, Souto, Anna Luiza Salles (org.). Novas Lentes sobre a participação: utopias, agendas e desafios. São Paulo : Instituto Pólis, 2012 p.132.

    Trabalhos completos em Anais

    Paz, Rosangela D. O. da. Participação social, democracia e cidadania: resgate do debate conceitual dos anos 1990 no Brasil. In: XIII ENPESS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012, Juiz de Fora/MG. ANAIS DO XIII ENPESS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. , 2012.

    Apresentação de Revista

    Apresentação da Revista Pólis: Paz, Rosangela D. O. da, Souto, Anna Luiza Salles (org.).Novas Lentes sobre a participação: utopias, agendas e desafios. São Paulo: Instituto Pólis, 2012 p.132.

Processo Seletivo 

img_programa_cos_vs1.jpg

As inscrições de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado são abertas aos portadores de diplomas de cursos de Graduação ou títulos de Mestre, ambos reconhecidos pelo MEC, observadas as normas e exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e as exigências prescritas no Regimento do Setor de Pós-Graduação.

A inscrição para o processo seletivo é semestral, em períodos estabelecidos pelo Calendário Geral da Universidade.

Para participar do processo de seleção, o candidato deverá:

  • preencher ficha de inscrição pela internet;
  • apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • apresentar os documentos exigidos;
  • atender os requisitos específicos do Programa ao qual se candidata.


EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO


 

 

Bolsas 

img_programa_cos_vs1.jpg


O Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC-SP concede bolsas de estudos da CAPES e do CNPQ para os alunos regularmente matriculados no Programa nos níveis de mestrado e doutorado, de acordo com os recursos do Programa de Excelência Acadêmica – CAPES/ PROEX

A distribuição das bolsas entre alunos de mestrado e doutorado ocorre semestralmente, após o resultado do processo seletivo que faculta a entrada de novos alunos, com base na Instrução Normativa 2011.

São oferecidas bolsas pelas agências financiadoras nas seguintes modalidades:

I – A CAPES oferece bolsas de estudos na Modalidade I (integral), na Modalidade II (parcial) e na Modalidade Sanduíche;

II – O CNPq oferece bolsas de estudos na Modalidade Integral

As bolsas de estudos terão duração máxima de até 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado, até 48 (quarenta e oito) meses para o doutorado, de até 12 (doze) meses para a bolsa sanduíche, sendo os prazos estabelecidos improrrogáveis.

 

Avaliação da Capes 
Avaliação Trienal/2013 da CAPES: conceito 7
Coordenação e vice-coordenação 
  • Coordenador Campus Perdizes
    Prof. Dr. Ademir Alves da Silva

  • Vice-coordenador Campus Perdizes
    Profa Dra. Maria Carmelita Yazbek

Revistas 

img_programa_cos_vs1.jpg

O Programa não possui uma revista própria, mas colabora com a Revista Serviço Social e Sociedade, publicada pela Cortez Editora, classificada como periódico de excelência da área de Serviço Social pela CAPES. Vários professores do Programa participaram da sua criação em 1979, compondo seu Conselho Editorial até o momento atual.

Egressos 

img_programa_cos_vs1.jpg

O Programa, pelo seu pioneirismo, qualificou os primeiros mestres e doutores em Serviço Social do país, da América Latina, de Portugal e de África. Os egressos se destacam pela sua inserção na docência em universidades públicas e privadas, com presença significativa no interior do Estado de São Paulo, em diferentes estados brasileiros e em outros países, como Angola, onde formou o primeiro doutor e os dois primeiros mestres que ministram aulas no curso de Serviço Social da Universidade Católica de Luanda, e a primeira mestra em Serviço Social de Cabo Verde. De modo relevante, os egressos estão inseridos profissionalmente em trabalhos no âmbito das políticas sociais, com destaque para as áreas de Assistência Social e Saúde, e ainda na Habitação e no Poder Judiciário, em atividades de coordenação, direção, assessoria, gestão ou execução direta de programas e serviços sociais. Discentes e egressos do Programa ocupam lugar de destaque na elaboração e implementação de políticas públicas em órgãos governamentais e não governamentais, ocupando cargos de secretários ou gestores em vários estados e municípios do país, bem como em outros países da América Latina, Europa e África. A atuação de egressos em organizações da sociedade civil é também significativa, em instituições de defesa de direitos, movimentos sociais, organizações não governamentais, em entidades sociais que atendem públicos diversos e atuam em diferentes expressões da questão social. 

2010 

  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ANDREIA CONCEIÇÃO SIQUEIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação SERVIÇO SOCIAL E VIOLÊNCIA SEXUAL: REFLEXÕES A PARTIR DO TRABALHO DA REDE DE ATENÇÃO À VIOLÊNCIA SEXUAL DE DIADEMA
    Orientador MARIA LUCIA SILVA BARROCO (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: RILMA BENTO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A HISTÓRIA DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COMO MEDIADORA DA REINTEGRAÇÃO NO CONTEXTO FAMILIAR
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: STELA DA SILVA FERREIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A CONSTRUÇÃO DO LUGAR DOS TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA ANÁLISE DA NORMA OPERACIONAL BÁSICA DE RECURSOS HUMANOS
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MARIA INÊS FONTANA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL: A VINCULAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO E DA INTERVENÇÃO NA PRATICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: CLÁUDIO BARTOLOMEU LOPES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação TRABALHO FEMININO EM CONTEXTO ANGOLANO - UM POSSÍVEL CAMINHO NA CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: LIRIA MARIA BETTIOL LANZA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ATUALIZANDO O DEBATE: FORMAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHO EM SAÚDE E SERVIÇO SOCIAL
    Orientador REGINA MARIA GIFFONI MARSIGLIA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: RENATO ALMEIDA DE ANDRADE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A INFLUÊNCIA DOS MODOS DE CUSTEIO NA AÇÃO DO PRESTADOR PRIVADO DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS (O CASO DE CINCO MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA)
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ROSEMEIRE DOS SANTOS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O DESAFIO DO TRABALHO COM FAMÍLIAS NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO VALE DO PARAÍBA
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: ROSILÉA CLARA WERNER
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO SERVIÇO SOCIAL
    Orientador MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: FRANCISCA GENILCE GOMES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES (CMP) E OS DESAFIOS DA ARTICULAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
    Orientador MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ESTEVAM CESAR DA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A ECONOMIA NO ANDAR DE BAIXO: ASCENDER OU ACENDER PERSPECTIVAS DE PERTENCIMENTO CRIADAS A PARTIR DA RENDA DAS PESSOAS. UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE MICROCRÉDITO DO BANCO DO POVO NO MUNICÍPIO DE SOROCABA, SP.
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: CARLOS ROGÉRIO DE CARVALHO NUNES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DAS ENTIDADES QUE COMPÕEM O COMAS DA CIDADE DE SÃO PAULO
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: EDSON GONÇALVES PELAGALO OLIVEIRA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação SERVIÇO SOCIAL E A AÇÃO SÓCIO-PASTORAL DA IGREJA CATÓLICA: ASSISTÊNCIA, PROMOÇÃO HUMANA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL
    Orientador MARIA LUCIA RODRIGUES (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: SILVANA MARIA ESCORSIM
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS NO BRASIL: AS POLÍTICAS DE PREVIDÊNCIA E SAÚDE E A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL, DESDE A ASSISTÊNCIA PATRONAL ATÉ A GEAP - FUNDAÇÃO DE SEGURIDADE SOCIAL
    Orientador REGINA MARIA GIFFONI MARSIGLIA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: GISELLE SILVA SOARES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação LIDERANÇAS E MOVIMENTOS SOCIAIS NO CENÁRIO SOCIOPOLÍTICO DA CIDADE DE SÃO PAULO: EXPERIÊNCIAS COLETIVIZADAS NO OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS DO CIDADÃO ENTRE OS ANOS 2001 E 2009
    Orientador MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: SOLANGE PACHECO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O ACESSO AO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC) PELA MEDIAÇÃO DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL. UMA EXPERIÊNCIA DE ALCANCE DE DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ADILSON FERNANDES DE SOUZA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO (SINASE) E O SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MARCELO MOREIRA NEUMANN
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O DESAPARECIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: CLAUDIA ROBERTA ZANCHIN
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação OS DIVERSOS OLHARES NA CONSTRUÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SP
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: CLARISSA ANDRADE CARVALHO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A VIDA DE PESSOAS CEGAS EM ARACAJU
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: FERNANDA ARAUJO DE ALMEIDA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação DESENVOLVIMENTO LOCAL: FUNDAMENTOS PARA UMA CRÍTICA MARXISTA
    Orientador MARIA LUCIA SILVA BARROCO (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: GLÁUCIA LELIS ALVES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação CONTROLE SOCIAL: EXPRESSÃO DO REFORMISMO CONSERVADOR OU DA LUTA PELO FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA?
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: DENISE PERROUD AMARAL CAETANO DA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A REDE DE ATENÇÃO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: POSSIBILIDADES DE INTERFERÊNCIA NA DEFINIÇÃO E CONCRETIZAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO PAULO
    Orientador REGINA MARIA GIFFONI MARSIGLIA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MAIRA KELLY VERENGUÉ MOYA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O AUTORRETRATO DA VIDA: EXPERIÊNCIAS DE SUJEITOS EM SOFRIMENTO PSÍQUICO
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: KARINA PIERROBON CARITÁ
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação DO LUTO Á LUTA: NOTÍCIAS DO SERVIÇO SOCIAL SOBRE UMA GUERRA PARTICULAR
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ANA LUIZA DE FREITAS BIAZETO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A DIFERENÇA ESTÁ NA PELE? DEPOIMENTOS DE MULHERES NEGRAS E BRANCAS PRESAS NA PENITENCIÁRIA FEMININA DE SANT´ANA
    Orientador MARIA LUCIA RODRIGUES (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ALESSANDRA FERREIRA DE PAIVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação NEM CORUJAS, NEM MORCEGOS: TRABALHO NOTURNO E MONÓTONO NO CAPITALISMO; UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O SERVIÇO SOCIAL
    Orientador MARIA LUCIA SILVA BARROCO (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MARINA FRANÇA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O FAZER DOS ASSISTENTES SOCIAIS JUNTO ÀS FAMÍLIAS NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS - DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: GISELE APARECIDA BOVOLENTA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação OS BENEFÍCIOS EVENTUAIS E A GESTÃO MUNICIPAL
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: SANDRA AUGUSTA MARTINE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE TABOÃO DA SERRA: CONDIÇÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS (NA PERSPECTIVA DOS SUJEITOS PROFISSIONAIS QUE IMPLANTARAM E COORDENAM OS EQUIPAMENTOS
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: FÁBIO ALEXANDRE GOMES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O DIREITO AO ACESSO AO TRATAMENTO COM A TOXINA BOTULINICA: VOZES E VIVÊNCIAS DOS SUJEITOS PARTICIPANTES
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ALINE FERREIRA DIAS LEITE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A DISPUTA PELA GUARDA DOS FILHOS E A GUARDA COMPARTILHADA: A ATUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS JUDICIÁRIOS
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: LUCIANO ALVES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ÉTICA E VOLUNTARIADO NO SERVIÇO SOCIAL
    Orientador MARIA LUCIA SILVA BARROCO (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MARIA APARECIDA DA SILVEIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O MOVIMENTO NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: UM MOVIMENTO EM CONSTRUÇÃO - 1999/2009
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: PRISCILA ALMEIDA DA CUNHA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O PROJETO PRÓ-FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO SERVIÇO SOCIAL
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ADRIANA PEVARELLO BACCI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação NOVAS DINÂMICAS DA SOCIEDADE CIVIL E O MOVIMENTO NOSSA SÃO PAULO - INDAGAÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO
    Orientador MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: PEDRO HENRIQUE MARINHO CARNEIRO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação POLÍTICA SOCIAL, SAÚDE MENTAL E INFÂNCIA E JUVENTUDE: A MEDICALIZAÇÃO DOS TRANSTORNOS DE CONDUTA EM CARAPICUÍBA/SP
    Orientador MARIA LUCIA SILVA BARROCO (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: ALESSANDRA MEDEIROS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: A SAÍDA PARA A SAÍDA: UM ESTUDO SOBRE PESSOAS QUE SAÍRAM DA RUA
    Orientador MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: LENITER VENÂNCIA DOS ANJOS SERTORIO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE: CONTRIBUIÇÃO À EFETIVIDADE DO SUAS - CAMPINAS/SP - 2002/2010
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: DOUGLAS ZACARIAS DA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação OS SENTIDOS DO SIGILO ENTRE HOMOSSEXUAIS RECENTEMENTE INFECTADOS PELO HIV/AIDS
    Orientador URSULA MARGARIDA KARSCH (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MICHELLY LAURITA WIESE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O PROCESSO DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM ESTUDO DAS DEMANDAS SOCIAIS NA SAÚDE
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: JAYSON VAZ GUIMARÃES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: CAMINHOS PEDAGÓGICO-ÉTICO-POLÍTICO EM QUESTÃO - SÃO PAULO/SP, 2010
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: PAULA SILVA LEÃO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação INTERFACES: UM ESTUDO DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS E PESQUISA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM SERVIÇO SOCIAL DA PUC/SP
    Orientador MARIA LUCIA RODRIGUES (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ANGELA LETICIA DOS SANTOS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação FATORES DE PROTEÇÃO SOCIAL NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA: DAR VOZ E VEZ AOS ADOLESCENTES EM SEU AMBIENTE ESCOLAR
    Orientador MARTA SILVA CAMPOS (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: AMÁLIA MADUREIRA PASCHOAL
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A QUESTÃO DO MÉTODO NO ENSINO DO SERVIÇO SOCIAL: UM ESTUDO APROXIMATIVO
    Orientador MARIA LUCIA SILVA BARROCO (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: BEATRIZ APARECIDA NOGUEIRA GIOSA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação TRABALHO INFANTIL: ENTRE A EXPLORAÇÃO E A SOBREVIVÊNCIA
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: REGINA RODRIGUES DA COSTA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O VALOR SOCIAL DO BRINCAR PARA A CRIANÇA: ANÁLISE DA BRINCADEIRA DE RUA NA COMUNIDADE DA CACHOEIRA - GUARUJÁ - SP
    Orientador MARTA SILVA CAMPOS (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: THALITA GIOVANNA BÜLL
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL ESCOLAR DE LIMEIRA: CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP

2011 

  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: LUDOVIC DELOLM DE LALAUBIE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A CIDADANIA DOS NÃO CIDADÃOS. ESTÍMULOS À MOBILIZAÇÃO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO GRUPO PÉ NO CHÃO NA CIDADE DE RECIFE, BRASIL
    Orientador MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MARIA HELENA CARIAGA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A PARTICULARIDADE DA PRÁTICA COM FAMILIAS NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PALMAS DO TOCANTINS
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: SONIMARA PERIN
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação COM A PALAVRA, A CRIANÇA: FALAS, PENSAMENTOS E SENTIMENTOS SOBRE A ESCOLA PÚBLICA
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: CARLA DA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação UMA REALIDADE EM PRETO E BRANCO: AS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
    Orientador MARIA LUCIA RODRIGUES (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: SANDRA REGINA VAZ DA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação TRAJETÓRIAS JUVENIS MEDIADAS PELA ARTE: TRABALHO E BUSCA DE AUTONOMIA
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: KELLY RODRIGUES MELATTI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A REPRODUÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SUAS INTERFACES COM A LÓGICA DA DOMINAÇÃO
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: VERA LUCIA IHA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O CUIDADO NA MORTE: AS CONCEPÇÕES DA EQUIPE DA HOSPEDARIA DE CUIDADOS PALIATIVOS DO HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL - HSPM
    Orientador URSULA MARGARIDA KARSCH (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: REGINA ESTHER DE ARAUJO CELEGUIM TUON
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A INSERÇÃO E ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA ÁLCOOL E DROGAS - CAPSAD
    Orientador MARIA LUCIA RODRIGUES (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: WANISE APARECIDA DA CUNHA PATRICIO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A VISÃO DOS GESTORES ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO GERENCIAL REALIZADO NO HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL
    Orientador URSULA MARGARIDA KARSCH (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MARIA DE LOURDES RODRIGUES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação OS PSICÓLOGOS E OS ASSISTENTES SOCIAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: SENTIDOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRASS, NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
    Orientador URSULA MARGARIDA KARSCH (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: SILVANA BASSI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação SEXUALIDADE FEMININA EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: CONSTRUINDO RELAÇÕES SOCIAIS MAIS AUTÊNTICAS
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MARIA DE JESUS DE ASSIS RIBEIRO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação GESTÃO MUNICIPAL DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E POSSIBILIDADES LOCAIS DE INTERSETORIALIDADE: O CASO DA CIDADE DE GUARULHOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: SOLANGE CONCEIÇÃO ALBUQUERQUE DE CRISTO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE: UMA ANÁLISE DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE BELÉM E MELGAÇO NO ESTADO DO PARÁ
    Orientador REGINA MARIA GIFFONI MARSIGLIA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: FLÁVIA BORTOLETO ORTOLANI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DA NOB-RH/SUAS EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO - A VISÃO DOS GESTORES
    Orientador RAQUEL RAICHELIS DEGENSZAJN (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MARCIA CAMPOS EURICO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação QUESTÃO RACIAL E SERVIÇO SOCIAL: UMA REFLEXÃO SOBRE O RACISMO INSTITUCIONAL E O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
    Orientador MARIA LUCIA SILVA BARROCO (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: KLEBER DE MASCARENHAS NAVAS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação TRAVESTILIDADES: TRAJETÓRIAS DE VIDAS, LUTAS E RESISTÊNCIAS DE TRAVESTIS COMO CONSTRUÇÃO DE SOCIABILIDADE
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: EUCARIS OLAYA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação DINÂMICA NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE MULHER E GÊNERO EM BOGOTÁ 2004-2011
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: JANICE GUSMÃO FERREIRA DE ANDRADE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O PADRÃO EMERGENTE DE INTERVENÇÃO SOCIAL E A HIPERTROFIA DE UM (NOVO) VOLUNTARIADO
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: THAIS PAGANO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A TERAPIA COMUNITÁRIA COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: UMA ANÁLISE À LUZ DE MICHEL FOUCAULT
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: ALICE DIANEZI GAMBARDELLA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação COMPARTILHAMENTO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ENTRE OS ENTES FEDERADOS NA CONSTRUÇÃO DO SUAS
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ADEMAR SALES MACAÚBAS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ROTAS ALTERADAS: TRAJETÓRIAS E SIGNIFICADOS DA ESTERILIZAÇÃO PARA MULHERES ATENDIDAS NO SERVIÇO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR-SPF DO SUS MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT
    Orientador MARTA SILVA CAMPOS (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MARINA MOSCOVICI MENDES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação SERVIÇO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE: UMA NOVA DEMANDA PARA A PROFISSÃO
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: PRISCILA BERALDA MOREIRA DE OLIVEIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A INTERSETORIALIDADE DAS POLÍTICAS SOCIAIS NA URBANIZAÇÃO DE FAVELAS: UMA POSSIBILIDADE PARA A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À CIDADE?
    Orientador MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: JOELMA APARECIDA DE FREITAS SOUSA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação CENTRO SOCIAL MARISTA IRMAO LOURENÇO - SERVIÇO DE APOIO SOCIOEDUCATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NA ÁREA SOCIOASSISTENCIAL - SP - 2010
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: FERNANDA DA SILVA MOURA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação COMPREENDENDO AS DETERMINAÇÕES SOCIAIS DA SAÚDE A PARTIR DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA PEDIATRIA DO HU/USP
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MÁRCIA REJANE OLIVEIRA DE MESQUITA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O SENTIDO DA LIBERDADE PARA ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA DE INTERNAÇÃO-SANÇÃO EM DECORRÊNCIA DE DESCUMPRIMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE SEMILIBERDADE
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: NEIRI BRUNO CHIACHIO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A CONSTRUÇÃO DOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO POLÍTICA SOCIAL PÚBLICA
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: VERA LUCIA MARTINS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação MAL (DITAS) DROGAS: UM EXAME DOS FUNDAMENTOS SOCIOECONÔMICOS E IDEO-POLÍTICOS DA (RE)PRODUÇÃO DAS DROGAS NA SOCIEDADE CAPITALISTA
    Orientador MARIA LUCIA SILVA BARROCO (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ANDREIA AGDA SILVA HONORATO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O SIGNIFICADO DO MOMENTO DA SAÍDA DE ADOLESCENTES DE INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO AO COMPLETAREM A MAIORIDADE CIVIL: E AGORA?
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MARCIA DO ROCIO SANTOS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO INTELECTUAL: MERCANTILIZAÇÃO E RESISTÊCIA NO ENSINO SUPERIOR
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: BEAT WEHRLE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ´FROM WELFARE TO WORKFARE´: A MODERNIZAÇÃO DA HEGEMONIA CAPITALISTA ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NA SUIÇA
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ARLETE CORRÊA DE OLIVEIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A SITUAÇÃO DA LEI NA ÓTICA DA SUBJETIVIDADE: UM ESTUDO NO VIVIDO DAS CRIANÇAS DA CASA-LAR, BELA VISTA VITÓRIA - ES
    Orientador MARTA SILVA CAMPOS (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ROSANE DURVAL DA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NA PERSPECTIVA DA ÉTICA PROFISSIONAL E DOS DIREITOS HUMANOS
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ANA LUCIA DE SOUZA BARROS SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A RELAÇÃO COM ENTIDADES SOCIAIS NA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS: UMA EXPERIÊNCIA EM ANÁLISE
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MARCIANA ARTICO VIEIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ANÁLISE DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO(A) ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - SABERES EM QUESTÃO
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: VERA SUZART BARBOSA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS: UMA POSSIBILIDADE DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO SOCIAL, CAMPINAS/SP 2011
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: FRANCILENE GOMES FERNANDES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação BARBÁRIE E DIREITOS HUMANOS: AS EXECUÇÕES SUMÁRIAS E DESAPARECIMENTOS FORÇADOS DE MAIO (2006) EM SÃO PAULO
    Orientador MARIA LUCIA SILVA BARROCO (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: AURIMAR PACHECO FERREIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O PAX QUE VAI À LUTA: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESPAÇOS E TEMPOS DE PAZ - ABCD/SP
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: TIAGO GOMES CORDEIRO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação UM ESTUDO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO DAS FORMAS DE ATENDIMENTO SOCIOASSISTENCIAL E DA PROPOSIÇÃO/IMPLANTAÇÃO DO CREAS/MÉDIA COMPLEXIDADE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UMA QUESTÃO EM ANÁLISE - 1940/2011
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: CLÁUDIA CRISTINA MARQUEZE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação REVELANDO SENTIDOS DE SER USUÁRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA - SP
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: LILIANA ESPINOSA HURTADO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação EXPRESSÕES DA DIVERSIDADE CULTURAL NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS: O CASO DO CRAS DE PARELHEIROS (SP)
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ELIANA APARECIDA FRANCISCO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação POLÍTICA DE EQUIDADE DE GÊNERO E DE RAÇA/ETNIA NA EMPRESA FERSOL - MARINQUE/SP: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO - 1996/2010
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: GISELA ARACELY BARAHONA DE GRACIA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação PROGRAMA REDE DE OPORTUNIDADES: UM ESTUDO SOBRE AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA VIDA COTIDIANA DE USUÁRIAS - DISTRITO DE CHANGUINOLA - PROVINCIA DE BOCAS DEL TORO - PANAMÁ - 2006/2010
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ROBERTA VILELA MORENO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação JUVENTUDE E MERCADO DE TRABALHO: A INVISIBILIDADE DOS JOVENS VIVENDO COM HIV/AIDS
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: SANDRA ELOIZA PAULINO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação DE ´CASO´ A SUJEITO - DESAFIOS DA PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO SÓCIO-INDIVIDUAL: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS
    Orientador MARIA LUCIA RODRIGUES (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: NADJA MARIA CODÁ DOS SANTOS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação EDUCAÇÃO E PROUNI: POLÍTICA DE INCLUSÃO SOCIAL NA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR
    Orientador MARIA LUCIA RODRIGUES (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: NATALINA RIBEIRO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação SUJEITOS E PROJETOS EM DISPUTA NA ORIGEM DOS CONSELHOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS
    Orientador RAQUEL RAICHELIS DEGENSZAJN (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MARLENE BUENO ZOLA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - A QUESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS/SOCIAIS EM RELAÇÃO À FAMÍLIA: ESTUDO ACERCA DE SUAS POSSIBILIDADES EM DIFERENTES CIDADES
    Orientador MARTA SILVA CAMPOS (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: ANA PAULA ROCHA DE SALES MIRANDA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NOS PROCESSOS DE TRABALHO EM SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE - CONCEPÇÕES E PRÁTICAS: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO - JOÃO PESSOA - PB
    Orientador REGINA MARIA GIFFONI MARSIGLIA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: SELMA MARIA DE ASSIS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS SERVIÇOS PÚBLICOS.
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: PAULO ROBERTO RODRIGUES SIMÕES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI): MUDANÇAS E POSSIBILIDADES NA VIDA DOS SUJEITOS BOLSISTAS
    Orientador MARIA LUCIA RODRIGUES (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP

2012 

  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: SIMÃO JOÃO SAMBA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação SIGNIFICADOS DO TRABALHO INFORMAL EM LUANDA: LUTA, CORAGEM E PERSISTÊNCIA NAS VOZES DOS JOVENS MIGRANTES
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: ANTONIO CORDEIRO FILHO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O PÚBLICO E O PRIVADO NA SAÚDE: O PROCESSO DE MUDANÇA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL NUM CONTEXTO HISTÓRICO E COMPARATIVO. PROPOSTAS E REFLEXÕES PARA O FUTURO
    Orientador REGINA MARIA GIFFONI MARSIGLIA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: LUCILENE FELIPE GOMES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE: A PARTICIPAÇÃO DO JOVEM EM SUA CONSTRUÇÃO
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MARIA CRISTINA GIAMPAOLI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação CONTINGÊNCIA NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL EM EMPRESAS: O CASO DE CONSULTORIAS EMPRESARIAIS
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: CLAUDIA LUCIA DA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ESTUDOS SOBRE POPULAÇÃO ADULTA EM SITUAÇÃO DE RUA: CAMPO PARA UMA COMUNIDADE EPISTÊMICA?
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ANTONIA MARCIA ARAUJO GUERRA URQUIZO VALDIVIA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação OS DESAFIOS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO A ÁGUA NO SEMINÁRIO DA CAATINGA DO SERTÃO CENTRAL CEARENSE
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: EUGENIA APARECIDA CESCONETO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ÁGUA: O DIFÍCIL PERCURSO DE PRESERVAÇÃO E ACESSO NA SUB-BACIA PARANAENSE DO RIO SÃO FRANCISCO VERDADEIRO
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MARIA LUCIA GARCIA MIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A DIMENSÃO INVESTIGATIVA E A PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL: CONDICIONANTES DA FORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
    Orientador REGINA MARIA GIFFONI MARSIGLIA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ANA PAULA PRONI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação SERVIÇO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS: PRODUÇÃO TEÓRICA E OBJETIVAÇÃO PRÁTICA
    Orientador MARIA LUCIA SILVA BARROCO (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ALINE APARECIDA SILVA LIMA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ´CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: EXPRESSÃO REAL DA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE 2004´
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: FLAVIA CRISTINA DE PAULA GOMES PIRES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação AS FACES DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO NA CIDADE DE SÃO PAULO E NO CONJUNTO HABITACIONAL JOSÉ BONIFÁCIO
    Orientador MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: REGINALDO PEREIRA FRANÇA JUNIOR
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação OS ELEMENTOS DO PROJETO ÉTICO POLÍTICO PROFISSIONAL E SEU DEBATE
    Orientador MARIA LUCIA SILVA BARROCO (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: WAGNER HOSOKAWA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO COM PODER LOCAL E DEMOCRACIA PARTICIPATIVA NA CIDADE DE GUARULHOS (SP) 2001/2011
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ANA MARIA MENEZES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO NA PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO FEMININO
    Orientador MARIA LUCIA RODRIGUES (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: EMILENE OLIVEIRA ARAUJO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação SERVIÇOS DE PRESTAÇÃO SOCIAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PARA ALÉM DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA - BPC
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: FERNANDA DE JESUS CARRIEL
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A ORGANIZAÇÃO SINDICAL DAS ASSISTENTES SOCIAIS NO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE CAMPINAS/SP - A LUTA PELA JORNADA DE 30 HORAS
    Orientador RAQUEL RAICHELIS DEGENSZAJN (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MARIA CAROLINA CARVALHO DE CARLOS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A DEFENSORIA PÚBLICA DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP COMO ESPAÇO SÓCIO-OCUPACIONAL DO SERVIÇO SOCIAL
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: SHEILA COSTA MARCOLINO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação SAÍDA DAS RUAS OU RECONSTRUÇÃO DE VIDA. A TRAJETÓRIA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EX-MORADORES DE RUA EM SÃO PAULO
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: KARINA VIEIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O ´CORAÇÃO´ NA ATENÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE VÍNCULO ENTRE HIPERTENSOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE COM A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA - GUARULHOS/SP - 2012
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: ANDRÉIA DE OLIVEIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: QUAL O LUGAR DA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE?
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: ROSANGELA HELENA PEZOTI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O PROJETO NOVA LUZ E A PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS COLETIVOS E POLÍTICOS: UM PROCESSO DE REURBANIZAÇÃO EM QUESTÃO
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MARIZE RAUBER ENGELBRECHT
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A PRODUÇÃO DA VITICULTURA NO MUNICÍPIO DE TOLEDO/PR: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR - 2000/2010
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: EDGILSON TAVARES DE ARAÚJO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação (IN)CONSISTÊNCIA DA GESTÃO SOCIAL E SEUS PROCESSOS DE FORMAÇÃO: UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: AMÉRICO FERNANDO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação AS AÇÕES DO SETOR SOCIAL NOS HOSPITAIS DE LUANDA E O SERVIÇO SOCIAL HOSPITALAR
    Orientador REGINA MARIA GIFFONI MARSIGLIA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: INDIRA LAZARINE CATOTO MONTEIRO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação MODOS DE VIDA E DE TRABALHO DAS MULHERES QUE ZUNGAM EM LUANDA
    Orientador RAQUEL RAICHELIS DEGENSZAJN (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: LUCELIA DA SILVA FERREIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação PROJETO VIRANDO O JOGO: REPERCUSSÕES NA VIDA DAS CRIANÇAS. ÁREA DE RELAÇÕES COMUNITÁRIAS DA CONCESSIONÁRIA ECOVIAS DOS IMIGRANTES
    Orientador MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MARIA DA CONCEIÇÃO CLARINDO CAVALCANTE DA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL EM SUA DIMENSÃO SOCIAL: POLÍTICA DE SAÚDE DO SERVIDOR, RELAÇÕES SOCIAIS, PROTAGONISMO E DETERMINANTES SOCIAIS
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ELAINE CRISTINA DA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO AO SUS: CONTRIBUIÇÕES INVESTIGATIVAS DO SERVIÇO SOCIAL A PARTIR DO MUNICÍPIO DE BARUERI-SP
    Orientador REGINA MARIA GIFFONI MARSIGLIA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: GERALDINE CHALLE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação FAMILIAS E PROTEÇÃO SOCIAL: UMA COMPARAÇÃO FRANÇA/BRASIL
    Orientador MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: SINDELY CHAHIM DE AVELLAR ALCHORNE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação DAS POLÍTICAS NACIONAIS AOS PLANOS MUNICIPAIS: AVANÇO DA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM METRÓPOLES - ESTUDO DAS CIDADES DO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: FABIANE APARECIDA MORENO GARCIA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O ENREDO DO TRABALHO AMBULANTE: POLÍTICAS PÚBLICAS E TRAJETÓRIAS DE TRABALHADORES NO CENTRO DE SÃO PAULO
    Orientador MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: NANCY MIEKO IGARASHI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação AVALIAÇÃO DA PRÁTICA E A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO: DESAFIOS AO SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE
    Orientador MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: DANIEL PÉRICLES ARRUDA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ESPELHO DOS INVISÍVEIS: O RAP E A POESIA NO TRABALHO PRÁTICO-REFLEXIVO COM ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO EM BELO HORIZONTE/MG
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: LOANA RIOS ANDRADE LIMA BARTOLOTTI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação POUSO FORÇADO - ´DESPROTEÇÃO´ DO TRABALHADOR: UMA TRAGÉDIA SILENCIOSA NO COTIDIANO DOS DEMITIDOS E APOSENTADOS DA VARIG/AERUS
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: TANIA DA COSTA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO POPULAR DE SAÚDE NA DINÂMICA DELIBERATIVA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE DIADEMA/SP: UM PROCESSO EM QUESTÃO. 2008/2010
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: LETICIA LOFIEGO SANCHEZ CHRISPI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação UM LUGAR PARA CHAMAR DE MEU... O DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MARIA AUXILIADORA PEREIRA DA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação PROASF E PAIF: A GESTÃO DO TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS NO MUNICÍPIO DE SUZANO DO ESTADO DE SÃO PAULO
    Orientador ALDAIZA OLIVEIRA SPOSATI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: RODRIGO APARECIDO DINIZ
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação TERRITÓRIOS, SOCIABILIDADES E TERRITORIALIDADES: O TECER DOS FIOS NA REALIDADE DOS SUJEITOS DOS DISTRITOS DE PERUS E ANHANGUERA DA CIDADE DE SÃO PAULO
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: CASSIA MARIA GELLERTH
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O OUTRO LADO DA SAÚDE - ABRACE SEU BAIRRO
    Orientador MARIA LUCIA RODRIGUES (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ROSELI YOKO AKAGUI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O ORÇAMENTO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO PARTE CONSTITUTIVA DO ORÇAMENTO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MARIA CONCEIÇÃO BORGES DANTAS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ASSISTENTE SOCIAL DOCENTE: CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES
    Orientador ADEMIR ALVES DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: JOSELENE DE SOUZA BARBOSA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A REINVENÇÃO DA EXISTÊNCIA: HISTÓRIAS DE VIDAS E O CONFRONTO DA PROTEÇÃO E DESPROTEÇÃO SOCIAL NA REALIDADE DE MANAUS/AM
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ANTONIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO: O CONTROLE SOCIAL NAS GESTÕES DE CELSO PITTA E DE MARTA SUPLICY
    Orientador ADEMIR ALVES DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: LUCIANA ROSA CAMPOS
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O LUGAR DO GÊNERO NAS POLÍTICAS DE SEGURIDADE SOCIAL
    Orientador ADEMIR ALVES DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: LARRI PADILHA VIEGA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A REDE DE SERVIÇOS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NA REGIÃO SUDESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO: POTENCIALIDADES E LIMITES
    Orientador ADEMIR ALVES DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: LUCIANA VILLELA JUNQUEIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação DO DIREITO AOS DIREITOS: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM MEDIDA PROTETIVA DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: TANIA TEIXEIRA LAKY DE SOUSA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES: NOVA FACE DE UMA VELHA ESCRAVIDÃO
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MAILIZ GARIBOTTI LUSA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A (IN)VISIBILIDADE DO BRASIL RURAL NO SERVIÇO SOCIAL: O RECONHECIMENTO DOS DETERMINANTES A PARTIR DA ANÁLISE DA MEDIAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ALAGOAS
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: FABIANA APARECIDA DA SILVA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação TRABALHO E (I)MIGRAÇÃO: DETERMINAÇÕES DO MOVIMENTO MIGRATÓRIO DE BOLIVIANOS DA CIDADE DE SÃO PAULO PARA GUARULHOS
    Orientador MARIA LUCIA SILVA BARROCO (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: JOANA MARIA GOUVEIA FRANCO DUARTE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação DILEMAS E DESAFIOS DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL NO ÂMBITO DO SUAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DEBATE
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP

2013 

  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ROSIRAN CARVALHO DE FREITAS MONTENEGRO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A ATENÇÃO DOMICILIAR AO IDOSO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, REALIZADA PELA UNIDADE DE ATENDIMENTO DOMICILIAR - UAD
    Orientador REGINA MARIA GIFFONI MARSIGLIA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MARA THEREZA VALENTE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO COM GRUPOS NA ÁREA DA SAÚDE PRESENTE NA PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
    Orientador MARIA LUCIA RODRIGUES (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: RENATO TADEU VERONEZE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação AGNES HELLER: INDIVÍDUO E ONTOLOGIA SOCIAL - FUNDAMENTOS PARA A CONSCIÊNCIA ÉTICA E POLÍTICA DO SER SOCIAL
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: JOSIANE MORAES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação TRABALHO E COTIDIANO DO ASSISTENTE SOCIAL: DESVENDANDO UM CAMPO DE MEDIAÇÕES ÉTICAS NA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS
    Orientador MARIA LUCIA MARTINELLI (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: FERNANDA CALDAS DE AZEVEDO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação CONSULTORIA EMPRESARIAL: O SERVIÇO SOCIAL POSTO À PROVA
    Orientador ROSANGELA DIAS OLIVEIRA DA PAZ (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MARLI PITARELLO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação SELEÇÃO SOCIORCONÔMICA: LEGITIMAÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NA SOCIEDADE CAPITALISTA: UM ESTUDO DOS FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS DE SUA OPERAÇÃO NA POLÍTICA SOCIAL E NO SERVIÇO SOCIAL
    Orientador MARTA SILVA CAMPOS (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: CLAUDIA LIMA MONTEIRO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA 30 HORAS SEMANAIS: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA NA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA - SÃO PAULO
    Orientador ROSANGELA DIAS OLIVEIRA DA PAZ (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: CASSIA MAZETI ROSSI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação FAMÍLIAS INCORPORADAS À POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: ESTUDO DAS REPERCUSSÕES DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA - BPC - EM SUAS VIDAS
    Orientador MARTA SILVA CAMPOS (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: HÍGOR CALEFFI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O CONHECIMENTO NA INTERVENÇÃO DO(A) ASSISTENTE SOCIAL: AS INFLUÊNCIAS DA SOCIEDADE CAPITALISTA NA APROPRIAÇÃO E USO DO CONHECIMENTO TEÓRICO
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: ANA PAULA DA SILVA BARBOSA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ADOÇÃO INTUITO PERSONAL: A VIDA SOCIAL EM CONFRONTO COM A LEI
    Orientador MARTA SILVA CAMPOS (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: EDSON MAURICIO CABRAL
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - POSSIBILIDADES E LIMITES
    Orientador ROSANGELA DIAS OLIVEIRA DA PAZ (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: JANETE APARECIDA GIORGETTI VALENTE
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação AS RELAÇÕES DE CUIDADO E DE PROTEÇÃO NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO EM FAMÍLIA ACOLHEDORA
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MARIA ANGELICA SCHLICKMANN PEREIRA HAYAR
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação ENVELHECER COM DOR CRÔNICA: UM ESTUDO SOCIOECONÔMICO, CULTURAL E DEMOGRÁFICO DE MULHERES COM FIBROMIALGIA
    Orientador URSULA MARGARIDA KARSCH (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: JUCIMERI ISOLDA SILVEIRA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação PROFISSIONALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL: ESTATUTO SÓCIO-JURÍDICO E LEGITIMIDADE CONSTRUÍDA NO ´MODELO´ DE COMPETÊNCIA
    Orientador RAQUEL RAICHELIS DEGENSZAJN (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MILENE GARCIA VON GAL
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O ESTUDO DO CUIDADO COMO REFERÊNCIA NA RELAÇÃO PATERNA
    Orientador MYRIAN VERAS BAPTISTA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: MAIRA GOULARDINS GOMES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação FAMÍLIA E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM DESAFIO PARA A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
    Orientador MARTA SILVA CAMPOS (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: TACIANA MARTINS PADILHA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação POLÍTICA NACIONAL DE FISCALIZAÇÃO DO CONJUNTO CFESS/CRESS: ESTUDO DA EXPERIÊNCIA DO CRESS/AL
    Orientador ROSANGELA DIAS OLIVEIRA DA PAZ (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: GECIRA DI FIORI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação AS CONCEPÇÕES DE TRABALHO NO SERVIÇO SOCIAL E A DIMENSÃO POLÍTICA DA PROFISSÃO: UMA ABORDAGEM MARXISTA
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: MATILDE RIBEIRO
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL: PERCURSOS E ESTRATÉGIAS - 1986/2010
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: CARLA AGDA GONÇALVES
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação O PROGRAMA REUNI: SIGNIFICADOS E RESSONÂNCIAS DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFG/CCG - 2008/2012
    Orientador MARIA LUCIA CARVALHO DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Mestrado
    Nome: SIMONE FANTUCCI
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação CONSULTORIA TÉCNICO-LEGISLATIVA EM POLÍTICAS SOCIAIS NO ÂMBITO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS
    Orientador ADEMIR ALVES DA SILVA (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
  •  
    Nível: Doutorado
    Nome: RENATO FRANCISCO DOS SANTOS PAULA
    Linha de Pesquisa: -
    Título da tese ou dissertação SERVIÇO SOCIAL, ESTADO E DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA: (IM)POSSIBILIDADES NEODESENVOLVIMENTALISTAS E PROJETO PROFISSIONAL.
    Orientador MARIA CARMELITA YAZBEK (Orientador) [PUC-SP]
    Link: Acesse o conteúdo no Sapientia PUC-SP
Dissertações e teses defendidas 

img_programa_cos_vs1.jpg

 

Para acessar todas as Dissertações e Teses defendidas, clique aqui

Intercâmbios 

img_programa_cos_vs1.jpg

Em atualização

Convênios 

img_programa_cos_vs1.jpg

Os projetos de cooperação acadêmica nacional e internacional vêm se consolidando como importante característica do Programa, que mantém parcerias com universidades e instituições européias, como a Universidade Autônoma de Barcelona, a Universidade La Sapienza de Roma, o Instituto Gramsci, a Universidade Católica Portuguesa (Lisboa/Braga), Universidade do Porto, Universidade Lusófona (Lisboa), Instituto Miguel Torga (Coimbra), resultando na mobilidade de 30 alunos para a realização do doutorado sanduíche.

Com a França, o Programa mantém desde 2002 um acordo de cooperação acadêmico-científico com a Université Pierre Mendès France de Grenoble.  Face aos bons frutos colhidos nas relações que se estabeleceram, as reitorias de ambas as Universidades – PUC-SP e UPMF assinaram, em 2007, novo acordo de cooperação científico- acadêmica, que levou a elaboração de um projeto de Mestrado com Dupla Diplomação, cuja perspectiva é a de formação de pós-graduandos dos dois países que, ao final do seu percurso acadêmico, recebem diplomas dos programas de pós-graduação das duas universidades. Esta modalidade de cooperação já está em curso, tendo o Programa recebido 2 alunos franceses, e enviado 4 mestrandos  brasileiros já titulados sob a égide da dupla titulação. Editais para inscrição dos mestrandos são abertos regularmente e os inscritos selecionados por uma comissão de professores do Programa, com base em critérios definidos, entre os quais a fluência da língua francesa.

Várias outras atividades de internacionalização têm sido desenvolvidas, entre as quais as apoiadas pela CAPES por meio do Acordo CAPES/COFECUB, compreendendo a realização de pesquisas comparadas, intercâmbio de professores e estudantes, bolsas-sanduíche, co-tutela, pós-doutorado e produção conjunta de conhecimentos pelos pesquisadores e alunos de pós-graduação de ambos os países e universidades envolvidas. Está em andamento a pesquisa “Territórios Urbanos e Vínculos Sociais: presença no próprio bairro de recursos de proteção e reconhecimento social para fazer frente às incertezas da vida”. Em parceria com a École des Hautes Études em Sciences Sociales, Paris/França (CNRS-EHESS-ENS), é coordenado no Brasil pela Profa. Dra. Aldaíza Sposati e na França pelo Prof. Dr. Serge Paugam. A equipe brasileira conta com 4 pesquisadores (1 professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da PUC-SP), 1 professora do Mestrado em Políticas Sociais da UNICSUL, 2 doutoras egressas do Programa de Serviço Social da PUC-SP), e 5 doutorandos e 2 mestrandas do Programa de Serviço Social da PUC-SP. Trata-se de um projeto de intercâmbio científico e desenvolvimentos de estudos comparados que possibilitam identificar categorias e elementos que compõem a capacidade protetiva das famílias beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda (PTR) que vivem nas periferias da cidade e que, no caso de São Paulo, sejam referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Programa tem em andamento três projetos PROCAD/Casadinho, de cooperação acadêmica com Programas não consolidados na área de Serviço Social, financiados pela CAPES:  

1. “Espaços sócio-ocupacionais e tendências do mercado de trabalho do Serviço Social no contexto de reconfiguração das políticas sociais no Brasil”. Parceria entre a UFAL (coordenação geral), PUCSP e UFRJ, integrado pelas profas.  Raquel Raichelis Degenszajn (coordenadora da equipe PUCSP),  Maria Lúcia Martinelli, Maria Carmelita Yazbek, Isaura Isoldi de M.C. e Oliveira (professora do curso de graduação em Serviço Social) e 7 alunos (4 doutorandos e 3 mestrandos).

2. “Assistência Social e Transferência de Renda: interpelações no território da proteção social”. Parceria UFPB (coordenação geral) e PUCSP, integrado pelas profas. Aldaíza Sposati (coordenadora da equipe PUCSP), professores e mestrandos e doutorandos.

3. “A Lógica Territorial na Gestão das Políticas Públicas”. Parceria UEL (coordenação geral) e PUCSP, integrado pelos professores Aldaíza Sposati (coordenadora da equipe PUCSP), Ademir Alves da Silva e Rosangela O. da Paz,  além de mestrandos e doutorandos.

Eventos Anteriores 

img_programa_cos_vs1.jpg

1. Evento: Docência, Ética e Prática Profissional no Ensino Superior no Serviço Social

2. Evento: Pesquisa Quanti-Qualitativa em Serviço Social: Identidades Profissionais, Diversidades e Formação

3. Evento: "Seminário: guerra às drogas, usos e abusos"

4. Encontro: O ensino superior e a formação do docente em Serviço Social

Coordenação: Profa. Dra. Maria Lucia Rodrigues
Promoção: NEMESS - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social
28/11/13 - Das 09 às 17 h - Auditório 117-A 

5. Evento: Construção de propostas profissionais e de resistência política: o movimento sociojurídico no Serviço Social - 19/11/2013

6. Evento: Serviço Social e Política Social - 16/10/2013

7. Lançamento do livro: "São Paulo: sentidos territoriais e políticas sociais"
Organizadoras: Aldaiza Sposati (Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP) / Dirce Koga (Pós-Graduação em Serviço Social da UNICSUL)
Editoras: Saraiva / SENAC São Paulo
Data e local: 25/11/13 - 18:30 às 21:30
Saraiva Shopping Pátio Paulista
Rua Treze de Maio, 1947 - Piso Paraíso
São Paulo - SP

8. Menção Honrosa

Entrega do Prêmio CAPES/2013 de "menção honrosa" para Tania Teixeira Laky de Sousa pela tese de doutorado "Tráfico Internacional de Mulheres: nova face de uma velha escravidão", desenvolvida no âmbito do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, sob orientação da Profa Dra Maria Lucia Martinelli.

10/12/13 - às 18 h.
Edifício-sede da CAPES
Setor Bancário Norte - Quadra 2 - Bloco L - Lote 6 - BRASÍLIA

A outorga do prêmio foi divulgada no Diário Oficial da União de 04/10/13, pp. 58-61

Expediente 

Nome da secretária: Andreia Fazekas Canhetti
E-mail: sssocial@pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8512
Endereço: Rua Ministro Godói, 969 – sala 4E11 – 4° andar

Conecte-se a PUC-SP