Programação do I Seminário A língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação

Programação do I Seminário A língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação

Organização: Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), da Câmara Brasileira do Livro, e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP

Dias 09, 10 e 11 de novembro de 2017

Rua Monte Alegre, 984 – Perdizes, São Paulo – SP, 05014-901

09/11, das 19h30 às 22h30 – Mesa de abertura do seminário com o escritor português Nuno Camarneiro. Mediação de Gabriela Silva – sala 333 (220 lugares)

10/11, das 8h30 às 10h30 – sala 117 A (130 lugares)
1. Literatura I – coordenação Maria Aparecida Junqueira
1.1 Restos de carnaval e cheganças de Eulália: a brasilidade de dois amores.
1.2 A carnavalização na literatura infantil: as palavras possuem algum poder?
1.3 A princesa esperada: representações do feminino na literatura infantil.
1.4 Só a violência na literatura brasileira em textos contemporâneos? – Um estudo de materiais didáticos de ensino de literatura.

10/11, das 10h30 às 12h30 – sala 117 A (130 lugares)
2. Literatura II – coordenação Damares Barbosa
2.1 Fala, Gringuinho: Samuel Rawet e o conto Gringuinho, do livro Contos do imigrante.
2.2 A escrita epistolar em De mim já nem se lembra, de Luiz Rufatto.
2.3 A linguagem e a literatura nos projetos políticos do século XIX no Brasil e no México: os pontos de encontro entre José de Alencar e Guillermo Prieto na criação de sistemas literários.
2.4 O ensino de literatura e o acontecer da linguagem.

10/11, das 13h30 às 15h30 – sala 117A (130 lugares)
3. Educação I – coordenação Luiz Antonio Ferreira
3.1 Os direitos do leitor: uma proposta para a leitura em sala de aula.
3.2 Livros e leitura ao alcance daqueles que ainda não leem: uma realidade em construção.
3.3 Análise de discurso sobre leitura: representações de práticas de leitores na atualidade.
3.4 Leitura e produção textual em língua portuguesa e o protagonismo dos estudantes na construção do saber.

10/11, das 15h30 às 18h – sala 117A (130 lugares)
4.Educação II – coordenação Lilian Ghiuro Passarelli
4.1 A vivência subjetiva na redação escolar – um caminho rumo à alteridade.
4.2 A pedagogia de projetos como alternativa para retomada de valores: projeto Abrindo os olhos.
4.3 Intercompreensão: plurilinguismo nas aulas de língua portuguesa.

10/11, das 15h30 às18h – (SALA 110 )
1. Lusofonia – coordenação Regina Brito
1.1 Estudos sobre língua e literatura em Timor-Leste: produções acadêmicas em instituições brasileiras.
1.2 Moçambique multicultural e multilinguístico – um estudo de Niketche: uma história de poligamia.
1.3 Lusofonia: uma história em quadrinhos.
1.4 Reinventando práticas na formação de professores no Timor-Leste: a língua portuguesa, a co-docência e o fazer-cinema. Conexões em uma biosfera de estudos.

Dia 11 de manhã, das 10h30 às 12h30 – sala 117A (130 Lugares)
2. Comunicação – coordenação Francis Manzoni
2.1 Uma tipografia vale mais do que mil palavras? O dialogismo no contexto tipográfico.
2.2 Modelo didático do gênero reportagem impressa: uma contribuição para a transposição didática.
2.3 As novas ferramentas midiáticas e a pedagogia da comunicação.
2.4 A contribuição indígena na língua portuguesa: memória e comunicação a partir da infância.
2.5 As representações textuais discursivas do caboclo amazonense em textos de músicas populares regionais.

Dia 11 – Encerramento, sábado, das 13h30 às 17h30 – sala 333 (220 Lugares)

Mesa de avaliação com membros da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP) + Professores e pesquisadores da PUC SP, Mackenzie e USP envolvidos com a realização do seminário + Representantes da Câmara Brasileira do Livro.

* Tempo de apresentação das pesquisas: 20 minutos.

Curso 
Língua Portuguesa

Conecte-se à PUC-SP