Primeira turma do doutorado consolida percurso de valorização da pesquisa

Este semestre marca uma importante conquista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP: o início do doutorado. Na primeira turma selecionada uma marca é a presença de muitos mestres formados na PUC-SP, mas também daqueles que trazem experiências de outras universidades e cidades brasileiras, o que evidencia o alcance do Programa.

No percurso de 48 meses do doutorado, além de disciplinas, os créditos a serem cumpridos incluem atividades programadas e elaboração da tese. Vale observar que, apenas nesses dois primeiros meses de curso, a participação dos doutorandos nos grupos de pesquisa do Programa e em eventos no país e no exterior já sinaliza a mobilização na construção dos estudos.

Para a coordenadora do Programa, Profa. Dra. Maria Aparecida Junqueira, “oferecer o curso de doutorado nos estudos literários é essencial no sentido de fortalecer o projeto que empreendemos desde 2002 e produzir grupos de pesquisa de excelência. Os professores do Programa são empreendedores no diálogo constante da literatura com as demais áreas do saber e, principalmente, com os desafios do presente”.

A aluna Sandra Lemos afirma que “é um privilégio fazer parte da primeira turma de doutorado de Literatura e Crítica Literária. Temos a oportunidade ímpar de participar de um Programa que oferece uma proposta de relevância acadêmica”. Já Flávio Pimentel, de Belém (PA), diz que cursar o doutorado na PUC-SP significa “ampliar horizontes e abrir novos caminhos. Como venho da Amazônia, a proximidade e o diálogo com outros pesquisadores é essencial”. Para Taís Semaan, tradutora há sete anos, “o Programa nos insere em um contexto de constante reflexão a respeito dos processos de criação literária e do trabalho com a linguagem".

Para saber mais sobre os docentes e discentes do Programa, acesse o site: http://www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/literatura-e-critica-literaria

Literatura e Crítica Literária