Parâmetros sobre realização de estágio de docência de bolsista CAPES/PROSUP

1. O estágio docência em cursos de graduação constitui atividade obrigatória para a formação do pós-graduando em nível de doutorado, conforme Portaria CAPES Nº 181, de 18/12/2012.

2. As atividades do estágio de docência deverão ser compatíveis com a interdisciplinaridade a que se propõe o Programa.

3. Recomenda-se o cumprimento dessa modalidade de estágio nos seguintes cursos oferecidos pelos Centros da PUC-SP, a saber:

Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais, Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais

Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Graduação em Comunicação e Multimeios

4. A duração do estágio de docência será de um semestre, sendo a carga horária máxima semanal equivalente a 4 horas. O beneficiário que comprovar a realização do estágio de docência no mestrado fica dispensado dessa obrigatoriedade no doutorado. O docente de ensino superior, que comprovar tais atividades, ficará dispensado do estágio de docência.

5. O orientador do mestrando deverá supervisionar as atividades do bolsista estagiário.

6. O plano geral do estágio deve ser do conhecimento tanto do professor orientador do bolsista estagiário (supervisor) quanto do professor responsável pela disciplina/turma, que deverá coordenar e orientar essas atividades.

7. É vedado ao bolsista estagiário substituir o professor da disciplina/turma em que está sendo recebido para estagiar. O estágio docência poderá incluir atividades diversificadas, dentre as quais, a observação de aula, o preparo de material didático-pedagógico, a participação em seminários, o acompanhamento diferenciado de aluno e/ou grupo de alunos.

8. O estágio de docência do bolsista CAPES não gera qualquer vinculo com a Universidade (empregatício e/ou funcional) e, também, não poderá incluir qualquer modalidade de remuneração.

9. Ao final do estágio de docência, o orientador (supervisor) do bolsista deverá emitir parecer sobre o desenvolvimento das atividades em formulário próprio (cf. Ver os formulários e documentos ), tendo em vista o registro e avaliação do estágio para fins de crédito do doutorando.

10. A coordenação do curso que recebeu o estagiário deverá expedir atestado e/ou declaração referente ao estágio realizado ou assinar, em campo específico, o formulário referente ao estágio de docência (Fazer o download)

11. Fica dispensado do Estágio Docência o aluno/bolsista que for docente de ensino superior e comprovar tais atividades mediante documentação expedida pelo estabelecimento onde são ou foram ministradas essas aulas. Tal documento deverá ser juntado ao formulário referente ao estágio de docência (Fazer o download). O aluno e seu orientador deverão assinar o referido formulário.

12. O estágio de docência deverá ser realizado pelo mestrando bolsista antes de seu exame de qualificação e a documentação comprobatória pertinente deve acompanhar o pedido de qualificação, sendo entregue na Secretaria do Programa.