Inscrições Abertas para a II Mostra de Pesquisas em Andamento em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP

Já estão abertas as inscrições para a II Mostra de Pesquisas em Andamento em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, que vai acontecer nos dias 28 e 29 de agosto de 2018. Serão aceitos trabalhos de alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação strictu sensu de Literatura e áreas afins de universidades do país e do exterior. O sucesso da primeira edição do evento, que reuniu mais de 50 trabalhos apresentados em dois dias de intenso diálogo entre pesquisadores e docentes, sugere, segundo a coordenação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, que o espaço de compartilhamento de experiências foi bem recebido pela comunidade acadêmica.

Além de ampliar a divulgação das pesquisas de mestrado, doutorado e especialização na área de Literatura e Crítica Literária, a II Mostra é uma oportunidade para os discentes de discussão e diálogo sobre os temas investigados, já que todas as mesas reúnem um professor mediador da PUC-SP e um professor convidado de outra universidade. Além disso, a abertura para o debate com o público presente, durante a apresentação das pesquisas, permite não apenas divulgar os trabalhos, mas ampliar contatos e reflexões.

A diversidade de temas e abordagens em relação ao objeto literário é um dos destaques do evento, que, no ano passado, incluiu releituras de clássicos, formas literárias contemporâneas, diferentes perspectivas críticas e aproximações com outras manifestações artísticas.

Maria Aparecida Junqueira, professora doutora e coordenadora do Programa, ponderou sobre os objetivos da II Mostra: “Queremos estimular o debate acadêmico de pesquisas em andamento dos pós-graduandos, não só do Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, mas também de pesquisadores de diferentes regiões brasileiras e do exterior, como já aconteceu na I Mostra. Contribuir com a reflexão sobre as tendências da Literatura e da Crítica, promovendo a construção do conhecimento por meio do diálogo entre pesquisadores, em busca de uma perspectiva multidisciplinar, é o desejo das organizadoras do evento. Além disso, a Mostra se quer como porta aberta para um público desperto a apresentar propostas de estudo, seja para os Grupos de Pesquisa do Programa, seja para o seu Processo de Seleção do Mestrado ou Doutorado.”

A participação na II Mostra pode ocorrer por meio de comunicação individual e também como ouvinte. Os interessados devem estar atentos aos prazos e às normas para a submissão de trabalhos. Todas as informações estão disponíveis no link http://www.pucsp.br/ii-mostra-de-literatura-e-critica-literaria.

SERVIÇO

Evento: II Mostra de Pesquisas em Andamento em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP

Data: 28 e 29 de agosto de 2018

Horário: das 8h30 às 16h