IX JORNADA DO GRUPO DE PESQUISA DISCURSOS NA MÍDIA ESCRITA (DIME)

dime_ix_jornada_2.jpg

A IX Jornada do Grupo de Pesquisa Discursos na Mídia Escrita – DiME será realizada no dia 28 de novembro de 2017, na PUC-SP, campus Monte Alegre, em Perdizes.

O DiME, liderado pela professora Ana Rosa Ferreira Dias, apresenta nesta edição da Jornada o tema “Interações na Mídia”, que será discutido na mesa de abertura pelos professores Cremilda Medina e Paulo Roberto Gonçalves Segundo.

Com apresentação de trabalho

Pesquisadores, professores e alunos poderão se inscrever, até 30/10/2017, para a apresentação de trabalho enviando a ficha de inscrição anexa para o e-mail dimepuc@yahoo.com.br.

Sem apresentação de trabalho

Os interessados em participar como ouvintes devem também preencher a ficha abaixo, selecionando a opção “sem apresentação de trabalho” e enviá-lo até dia 27/11/2017 para o e-mail dimepuc@yahoo.com.br.

09h00: Cadastramento

09h15: Mesa do DiME – Estratégias interacionais em diferentes recortes

- Fernando Leite Morais (PUC-SP)
- Luis Octavio Rogens (PUC-SP)
- Patrícia Ferraz (PUC-SP)

10h45: Mesa de abertura – Interações na mídia
Cremilda Medina (USP/SP)

Jornalista, pesquisadora e professora titular aposentada/sênior da Universidade de São Paulo. É orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e de Integração da América Latina (Prolam) da USP. Seu trabalho como educadora traz para a Comunicação Social e para o Jornalismo os desafios paradigmáticos do Saber Plural; a perspectiva do ato presencial, da abertura à complexidade, do signo da relação e da pedagogia dos afetos; e o eixo central do Diálogo Social, principalmente, na teoria e prática da reportagem (narrativas da contemporaneidade).
Paulo Roberto Gonçalves Segundo (USP/SP)
Doutor em Letras (2011), pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras pela mesma universidade (2005). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teorias do Texto e do Discurso, atuando principalmente em Análise Crítica do Discurso, Linguística Sistêmico-Funcional e Análise da Conversação, e na interface entre linguagem e cognição, com destaque aos estudos em Semântica Cognitiva. Atualmente, participa como pesquisador dos projetos temáticos “História do Português Paulista”; e “História do Português Brasileiro”, é o primeiro líder do “Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP” (NEAC-USP) e membro do grupo de pesquisa “Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso” (ELAD), além de ser um dos editores da Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A). Atualmente, é vice-coordenador do programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma faculdade.

12h30: Almoço

14h00: Sessões de comunicação

17h30: Encerramento

Certificados

Todos os participantes que realizarem suas inscrições, com ou sem apresentação de trabalho, receberão certificado, desde que tenham participado de toda a jornada.

Participe da IX Jornada do Grupo de Pesquisas Discursos na Mídia Escrita – DiME.
Local: Campus Monte Alegre
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo