Educação Continuada

Apresentação

Livro, televisão, cinema, videogames, web, redes sociais, entre outras mídias, vivem relações híbridas no mundo contemporâneo. As novas formas de criar e participar de narrativas ficcionais transformam a comunicação e a cultura digital. Tanto as mídias quanto as narrativas entram em interação e começam a se sobrepor uma nas outras criando assim um sistema hipercomplexo. E é o conceito de narrativa transmídia (transmedia storytelling) que busca explicar esta complexidade. Portanto, o Curso de Extensão intitulado Transmedia Storytelling pretende esclarecer a complexidade das relações híbridas existentes entre as mídias e as narrativas fictícias.

Esse curso de extensão pretende explorar como as matrizes das linguagens (verbal, visual e sonora) são utilizadas na criação de narrativas ficcionais em diferentes meios. Para isto, discutiremos os seguintes conceitos: computação ubíqua, convergência, cultura da participação, fã, hipermídia, perfis cognitivos, dentre outros.


Objetivos

Habilitar os alunos ao planejamento de projetos de narrativa transmídia. Isto é, projetos multiplataformas que atuem, por exemplo, em filmes, séries televisivas, games, animações, quadrinhos, web séries e redes sociais. Ao fim do curso, o aluno estará apto a planejar e criar o seu próprio projeto.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Graduados em comunicação, tecnologia, mídias digitais, jogos digitais, artes, professores, pesquisadores e profissionais interessados na pesquisa, no planejamento e/ou no desenvolvimento de projetos de narrativa transmídia (transmedia storytelling).

  • Duração: 30 horas
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Prof. Ms. Thiago Mittermayer

Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP com a dissertação Narrativa transmídia: uma releitura conceitual e prática (2016) – bolsista CAPES e sob orientação de Lucia Santaella. Bacharel em Mídias Digitais (2013) pela PUC-SP e iniciação científica em Transmídia na era da convergência (2013) – bolsista CNPq. Principais publicações: capítulos Dialogismo no Facebook no livro Sociotramas: estudos multitemáticos sobre redes digitais (2014) e O jovem leitor ubíquo e a narrativa transmídia no livro A onipresença dos jovens nas redes digitais (2015). Integrante dos grupos de pesquisa Sociotramas e TransObjetO.

Saiba Mais
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC