Educação Continuada

Apresentação

Pretende-se com o presente curso de extensão estudar os impactos do Código de Processo Civil de 2015 em relação à tutela de urgência, nos processos sujeitos ao procedimento comum e aos procedimentos especiais, com destaque para alguns procedimentos previstos em leis extravagantes, como a Lei do Mandado de Segurança, a Lei de Locação e a Lei da Ação Civil Pública. Além disso, será feita uma análise da tutela de urgência na Justiça do Trabalho.
A análise da tutela de urgência será feita sob a perspectiva constitucional, tendo em vista, especialmente, a sua importância como instrumento que permite o acesso efetivo do jurisdicionado à justiça e a observância do princípio da duração razoável do processo.


Objetivos

O curso tem como objetivo a análise, de modo crítico, a partir da doutrina e da jurisprudência, das inovações advindas com o Código de Processo Civil de 2015, após dois anos de vigência, no campo da tutela de urgência. Fornecer aos operadores do direito os recursos necessários à utilização, na prática, da tutela de urgência, importante instrumento processual de acesso à justiça.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    O curso é destinado aos operadores do direito em geral.

  • Duração: 40 horas
  • Local: Vila Mariana - Cogeae
Professor em Destaque

Luiz Alberto David Araújo

Graduado pela Faculdade de Direito da USP em 1976, Mestre (1989) e Doutor (1992) em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também obteve a sua Livre Docência em Direito Constitucional (2004). É professor Titular de Direito Constitucional da PUC-SP, onde leciona da Graduação e Pós-Graduação. É Procurador Regional da República aposentado, tendo atuado perante o Tribunal Regional Federal da 3ª. Região. Produção principal: tutela das minorias e dos grupos vulneráveis, com foco nas pessoas com deficiência e idosos (envelhecimento). Controle de constitucionalidade e direitos e liberdades constitucionais, além de estudos sobre o devido processo constitucional. Desde 1976, exerce a advocacia, atuando perante os Tribunais Superiores e dos Estados.

Saiba Mais
Professor em Destaque

Patricia Miranda Pizzol

Graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Espírito-Santense de Administração (1991), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Fez pesquisa de pós-doutorado, como bolsista de CAPES no período de dezembro de 2003 a fevereiro de 2004 na Universidade La Sapienza, em Roma, Itália. Atualmente é professora dos cursos de graduação, pós-graduação "lato sensu", mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É advogada em São Paulo.

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC