Segurança nos cálculos e diluições de medicamentos

A maioria dos pacientes que procuram atendimento à saúde recebem prescrições de medicamentos que requer uma prática segura na administração deles por parte da equipe de enfermagem. Apesar da administração de medicamentos ser uma prática rotineira da equipe de Enfermagem, é uma tarefa complexa e de responsabilidade legal da equipe. Esta prática requer, além da atenção, compreensão da Prescrição Médica e do Enfermeiro, o conhecimento de matemática e farmacologia. Os incidentes relacionados a medicamentos (IRM) são descritos em vários estudos que podem resultar em sérias consequências para o paciente e sua família, como incapacidades, tempo de internação e de recuperação prolongados, exposição do paciente a um maior número de procedimentos e medidas terapêuticas, impedindo que reassuma suas funções sociais, e até mesmo a morte.

Neste cenário, é importante que profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem saibam que os IRM geram danos aos pacientes que poderiam ser evitados, uma vez que são preveníveis e previsíveis. Sendo assim, é fundamental que compreendam a origem do erro relacionado a medicamentos, saibam quais os riscos que estão associados, aprendam o que pode ser feito para tornar a terapia medicamentosa mais segura. O uso seguro, eficaz e ético de medicamentos exige conhecimento, habilidades e julgamento dos profissionais da saúde. Sendo assim, o preparo de medicamentos deve ser realizado por profissionais habilitados, que possuam o domínio dos princípios básicos desta atividade. Um destes princípios engloba a realização de cálculos matemáticos para adequar a dose de medicamento disponível à necessidade individual do paciente.

Aprimorar o conhecimento do profissional Técnico e Auxiliar de Enfermagem sobre Cálculo de Medicamentos e o uso seguro de medicamentos.

Público-Alvo

Profissionais Técnicos e Auxiliares de Enfermagem Deverão apresentar no ato de inscrição documento comprobatório de conclusão de curso técnico/auxiliar de enfermagem emitido pela escola cursada.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de todos os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP -Campus Sorocaba

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$80,00

Para saber o valor total do curso, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.
Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do diploma para graduados e cópia autenticada do histórico escolar para os graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática
  • Administração de Medicação Segura;

• Noções de Farmacologia;

• Fatores que afetam a ação dos fármacos;

• Gotejamento das Soluções; Cálculo de concentração de Medicamentos; Transformação de Soro e rediluição de Medicamentos em Pediatria.

Turmas e Horários

Aguarde Informações