A terapia medicamentosa tornou-se uma das formas mais comuns de intervenção no cuidado ao paciente, utilizada ao longo dos anos na cura de doenças. A maioria dos pacientes que procuram atendimento à saúde recebem prescrições de medicamentos que requer uma prática segura na administração deles por parte da equipe de enfermagem. A questão da assistência segura relacionada a medicamentos pela equipe de enfermagem, tem sido tratada como uma temática da segurança do paciente considerando o elevado potencial de risco, gravidade e danos ao mesmo. Os incidentes relacionados a medicamentos (IRM) são descritos em vários estudos. Ocorre um erro de medicação por paciente hospitalizado/dia e ao ano são 1,5 milhão de eventos adversos e 7 mil mortes relacionados ao erro de medicamentos e gastos de cerca de 3,5 bilhões de dólares ao ano. Os erros relacionados à utilização de medicamentos podem resultar em sérias consequências para o paciente e sua família, como incapacidades, tempo de internação e de recuperação prolongados, exposição do paciente a um maior número de procedimentos e medidas terapêuticas, impedindo que reassuma suas funções sociais, e até mesmo a morte.

Neste cenário, é importante que profissionais enfermeiros e alunos do curso de enfermagem saibam que os IRM geram danos aos pacientes que poderiam ser evitados, uma vez que são preveníveis e previsíveis 4. Sendo assim, é fundamental que compreendam a origem do erro relacionado a medicamentos, saibam quais os riscos que estão associados, aprendam o que pode ser feito para tornar a terapia medicamentosa mais segura. O uso seguro, eficaz e ético de medicamentos exige conhecimento, habilidades e julgamento dos profissionais da saúde.

Fornecer ao profissional enfermeiro e graduando de Enfermagem uma visão geral sobre uso seguro de medicamentos. Reforçar o conhecimento dos conceitos básicos da farmacologia; reconhecer a interação medicamentosa dos principais fármacos; reconhecer a importância da segurança na administração de medicamentos. Apresentar informações que possibilitam ao profissional revisar a forma de calcular e diluir medicamentos.

Profa. Dra. Izabel Cristina Ribeiros da Silva Saccomann

Docente há anos na Universidade, com experiência na área de Enfermagem, ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, UTI-adulto e Saúde Coletiva atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, estudantes, idosos, cardiopatias, diabetes, Educação em Saúde e Atenção Primária à Saúde. Membro do grupo de pesquisa: Cuidar-Gerenciar em Enfermagem. Experiência na utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Chefe do Departamento de Enfermagem nas gestões: 2013 a 2015 e 2015 a 2017. Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família durante 3 anos, de 2014 a 2017.