Segurança do Paciente na Administração de Medicamentos

A terapia medicamentosa tornou-se uma das formas mais comuns de intervenção no cuidado ao paciente, utilizada ao longo dos anos na cura de doenças. A maioria dos pacientes que procuram atendimento à saúde recebem prescrições de medicamentos que requer uma prática segura na administração deles por parte da equipe de enfermagem. A questão da assistência segura relacionada a medicamentos pela equipe de enfermagem, tem sido tratada como uma temática da segurança do paciente considerando o elevado potencial de risco, gravidade e danos ao mesmo. Os incidentes relacionados a medicamentos (IRM) são descritos em vários estudos. Ocorre um erro de medicação por paciente hospitalizado/dia e ao ano são 1,5 milhão de eventos adversos e 7 mil mortes relacionados ao erro de medicamentos e gastos de cerca de 3,5 bilhões de dólares ao ano. Os erros relacionados à utilização de medicamentos podem resultar em sérias consequências para o paciente e sua família, como incapacidades, tempo de internação e de recuperação prolongados, exposição do paciente a um maior número de procedimentos e medidas terapêuticas, impedindo que reassuma suas funções sociais, e até mesmo a morte.

Neste cenário, é importante que profissionais enfermeiros e alunos do curso de enfermagem saibam que os IRM geram danos aos pacientes que poderiam ser evitados, uma vez que são preveníveis e previsíveis 4. Sendo assim, é fundamental que compreendam a origem do erro relacionado a medicamentos, saibam quais os riscos que estão associados, aprendam o que pode ser feito para tornar a terapia medicamentosa mais segura. O uso seguro, eficaz e ético de medicamentos exige conhecimento, habilidades e julgamento dos profissionais da saúde.

Objetivo

Fornecer ao profissional enfermeiro e graduando de Enfermagem uma visão geral sobre uso seguro de medicamentos. Reforçar o conhecimento dos conceitos básicos da farmacologia; reconhecer a interação medicamentosa dos principais fármacos; reconhecer a importância da segurança na administração de medicamentos. Apresentar informações que possibilitam ao profissional revisar a forma de calcular e diluir medicamentos.

Público-Alvo

Este curso destina-se ao profissional Enfermeiro e graduandos de enfermagem. Os enfermeiros deverão apresentar no ato de inscrição documento comprobatório de conclusão de curso de graduação (Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso emitido pela Instituição de Ensino Superior); Os alunos de graduação deverão apresentar comprovante de matrícula da Instituição de Ensino Superior.

Professora em Destaque

Profa. Dra. Izabel Cristina Ribeiros da Silva Saccomann

Docente há anos na Universidade, com experiência na área de Enfermagem, ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, UTI-adulto e Saúde Coletiva atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, estudantes, idosos, cardiopatias, diabetes, Educação em Saúde e Atenção Primária à Saúde. Membro do grupo de pesquisa: Cuidar-Gerenciar em Enfermagem. Experiência na utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Chefe do Departamento de Enfermagem nas gestões: 2013 a 2015 e 2015 a 2017. Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família durante 3 anos, de 2014 a 2017.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Campus Sorocaba

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00

• Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

Metodologia e recursos necessários: será utilizado metodologia ativas com aulas dialogadas, discussão de situações-problema e exercícios em sala de aula. Como recursos serão utilizados sala de aula, data-show, laboratório de informática e material disponibilizado no ambiente Moodle.

Turmas e Horários

Aguarde Informações.