A terapia medicamentosa tornou-se uma das formas mais comuns de intervenção no cuidado ao paciente, utilizada ao longo dos anos na cura de doenças. A maioria dos pacientes que procuram atendimento à saúde recebem prescrições de medicamentos que requer uma prática segura na administração deles por parte da equipe de enfermagem. A questão da assistência segura relacionada a medicamentos pela equipe de enfermagem, tem sido tratada como uma temática da segurança do paciente considerando o elevado potencial de risco, gravidade e danos ao mesmo. Os incidentes relacionados a medicamentos (IRM) são descritos em vários estudos. Ocorre um erro de medicação por paciente hospitalizado/dia e ao ano são 1,5 milhão de eventos adversos e 7 mil mortes relacionados ao erro de medicamentos e gastos de cerca de 3,5 bilhões de dólares ao ano. Os erros relacionados à utilização de medicamentos podem resultar em sérias consequências para o paciente e sua família, como incapacidades, tempo de internação e de recuperação prolongados, exposição do paciente a um maior número de procedimentos e medidas terapêuticas, impedindo que reassuma suas funções sociais, e até mesmo a morte.

Neste cenário, é importante que profissionais enfermeiros e alunos do curso de enfermagem saibam que os IRM geram danos aos pacientes que poderiam ser evitados, uma vez que são preveníveis e previsíveis 4. Sendo assim, é fundamental que compreendam a origem do erro relacionado a medicamentos, saibam quais os riscos que estão associados, aprendam o que pode ser feito para tornar a terapia medicamentosa mais segura. O uso seguro, eficaz e ético de medicamentos exige conhecimento, habilidades e julgamento dos profissionais da saúde.

Fornecer ao profissional enfermeiro e graduando de Enfermagem uma visão geral sobre uso seguro de medicamentos. Reforçar o conhecimento dos conceitos básicos da farmacologia; reconhecer a interação medicamentosa dos principais fármacos; reconhecer a importância da segurança na administração de medicamentos. Apresentar informações que possibilitam ao profissional revisar a forma de calcular e diluir medicamentos.

• Categoria: Extensão

Este curso destina-se ao profissional Enfermeiro e graduandos de enfermagem. Os enfermeiros deverão apresentar no ato de inscrição documento comprobatório de conclusão de curso de graduação (Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de Curso emitido pela Instituição de Ensino Superior); Os alunos de graduação deverão apresentar comprovante de matrícula da Instituição de Ensino Superior.

• Local: Campus Sorocaba
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Izabel Cristina Ribeiros da Silva Saccomann

Docente há anos na Universidade, com experiência na área de Enfermagem, ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, UTI-adulto e Saúde Coletiva atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, estudantes, idosos, cardiopatias, diabetes, Educação em Saúde e Atenção Primária à Saúde. Membro do grupo de pesquisa: Cuidar-Gerenciar em Enfermagem. Experiência na utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Chefe do Departamento de Enfermagem nas gestões: 2013 a 2015 e 2015 a 2017. Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família durante 3 anos, de 2014 a 2017.