Saúde e Segurança no Trabalho

Apresentação 

Viver no mundo corporativo contemporâneo significa estar diante, a cada dia, a cada momento, de um cenário que exige das corporações, de maneira crescente, aptidão para responder a desafios cada vez mais exigentes. Como competir? Que estratégia utilizar e como garantir que todos na empresa estejam alinhados e prontos a caminhar na mesma direção? Como ter robustez de execução e ao mesmo tempo ter flexibilidade para se adequar às mudanças que o cenário impõe? Nesse cenário intensificaram-se e diversificaram-se as atividades laborais, acarretando o aumento do trabalho precarizado e novos riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores. Neste sentido, se coloca a questão: será que as leis e normas vigentes, que se direcionaram à proteção da saúde e da integridade do trabalhador, assim como os olhares da organização para este subsistema, conseguem atuar de maneira eficaz de modo a proteger os trabalhadores?  Esse cenário demanda a necessidade de uma nova forma de compreensão dessas relações e uma nova prática de atenção à segurança e à saúde dos trabalhadores, com intervenção profundas nos ambientes e processos de trabalho, a fim de estimular a promoção da saúde, a busca de qualidade de vida laboral, levando em conta a produtividade das organizações.

Tal como define o Ministério do Trabalho, a área de Segurança e a Saúde no Trabalho tem como objetivo proteger e prevenir riscos e danos à vida e à saúde dos trabalhadores, através de políticas públicas e ações de fiscalização. É também seu objetivo planejar e coordenar as ações de fiscalização dos ambientes e condições de trabalho, prevenindo acidentes e doenças do trabalho, protegendo a vida e a saúde dos trabalhadores.  O curso pretende auxiliar na formação dos profissionais que irão atuar na área de Saúde e Segurança do Trabalho, discutindo e apresentando a relação entre a saúde e o trabalho através da compreensão dos aspectos conceituais e históricos que caracterizam esta relação; a avaliação das situações de risco e dos acidentes e patologias associadas aos processos produtivos; a análise dos procedimentos utilizados para a investigação destas situações de risco; bem como das metodologias utilizadas na sua prevenção e controle.

Objetivos

Desenvolver nos participantes do curso o entendimento e análise crítica sobre Saúde e Segurança do Trabalho.

Público-Alvo

Este curso é direcionado a alunos de diferentes cursos de graduação e profissionais que atuam nas áreas de Segurança do Trabalho, Administração, Economia, Psicologia, Pedagogia e Ciências afins, bem como a gestores e profissionais de Recursos Humanos e todos os interessados em geral.

Serão oferecidas 30 (trinta) vagas por turma.

Professores em Destaque

Juliana Aparecida de Oliveira

Graduada em Psicologia (2003) pela Universidade São Francisco (USF), mestre (2007) e doutora (2016) em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente no Departamento de Administração e Economia na PUC-SP e em cursos de Gestão e Psicologia na Universidade Paulista (UNIP). Tem vasta experiência na área de Recursos Humanos, desenvolvendo e implantando soluções específicas capazes de dar sustentação ao varejo, ao contact center e à área industrial. Atua na coordenação, no desenvolvimento e na implantação de ações diversas em T&D (treinamento de vendas, programas de formação etc.), R&B (remuneração variável, plano de benefícios), R&S (recolocação, estruturação do processo de recrutamento interno etc.) e pesquisa de clima (para 70.000 funcionários) com a metodologia Great Place to Work.

Corpo Docente 
Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Vila Mariana

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

 

Estrutura Didática 

- Forma típicas e atípicas de trabalho; Terceirização; Flexibilização e precarização do trabalho. Relações de trabalho. Organização Internacional do Trabalho (OIT): principais convenções internacionais sobre saúde do trabalhador; Órgãos estatais responsáveis pela proteção e fiscalização do trabalho: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), divisão da vigilância sanitária;

- As principais Normas Regulamentadoras e do Ministério do Trabalho e Emprego na área de Higiene e Segurança do Trabalho:

NR4-Serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
NR5- Comissão Interna de prevenção de acidentes
NR6- Equipamentos de proteção individual
NR7- Programa de controle médico de Saúde Ocupacional
NR8- Edificações
NR9- Programa de prevenção de riscos ambientais
NR15- Atividades e operações insalubres
NR16- Atividades e operações perigosas
NR17- Ergonomia

- Trabalho e saúde mental  Mobilização subjetiva: inteligência prática, cooperação e reconhecimento  Estratégias defensivas, patologias e adoecimento  Principais adoecimentos em decorrência do trabalho

- Acidente do trabalho. Caracterização legal Caracterização prevencionista. Conceito de insalubridade. Conceito de periculosidade. Causas de acidentes do trabalho; Como proceder à investigação de um acidente do trabalho.

- Conceitos Básicos de Primeiros Socorros. Noções de Anatomia e Fisiologia aplicadas a Segurança do Trabalho. Noções de atendimento em casos de emergência. Noções de Reanimação. Atendimento local e locomoção/remoção da vítima. Práticas de Primeiros Socorros.

- Princípio da Combustão: características físicas e químicas da combustão; causas comuns de incêndio. Técnicas de prevenção e combate ao incêndio; Classe de risco e métodos de extinção; Material de Combate ao Fogo e Planos de Emergência.

- Binômio saúde – doença; Doenças profissionais e do trabalho; Agravos causados por riscos; Lesões causadas por esforços repetitivos (LER) e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT); Doenças profissionais: do sistema respiratório, circulatórios, mentais, dermatoses e câncer; Distúrbios provocados por: eletricidade, temperatura extremas e ruídos.

- Histórico da Higiene do Trabalho; Objetivos de Higiene do Trabalho; Conceitos e classificação dos Riscos Ambientais; Higiene dos Alimentos como fator de segurança do trabalho; Sistema de gerenciamento ambiental; Noções de Higiene Pessoal; Normas Internacionais de higiene ocupacional (NHO); Condições Sanitárias e de Conforto (NR-24).

- Laudo Técnico das Condições Ambientais do trabalho; Programa de Proteção Respiratória; Programa de proteção Auditiva; Perfil profissiográfico Previdenciário e Programas de Prevenção de Riscos Ambientais; programa de condições e meio ambiente de trabalho na Indústria da construção – PCMAT – Estudo das NRs – 31 e 32.

- Saúde Coletiva e do trabalhador; Epidemiologia; Indicadores de saúde no ambiente de trabalho; Epidemiologia descritiva e Aplicada (transmissão de doenças); Vigilância Sanitária/Vigilância Epidemiológica; Biossegurança; e Toxicologia; Exposição às substâncias tóxicas no trabalho.

- Como desenvolver programas de segurança e de saúde. Oficina de projetos.

- Apresentação de trabalhos

Duração 
48 horas
Turmas e Horários 

Início: 24 de março de 2018
Término: 26 de maio de 2018
Dia da semana: sábado
Horário: das 9h às 13h

Local 

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Aguarde informações
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso

  • Aguarde Informações

Conecte-se à PUC-SP