O Centro Audição na Criança – CeAC, idealizado pelo Grupo de Pesquisa CNPq - AUDIÇÃO NA CRIANÇA, é um centro de pesquisa, formação e clínica especializada em crianças com deficiência auditiva abaixo de três anos de idade em São Paulo. O CeAC visa a formação em serviço de profissionais e o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de audição e linguagem nos primeiros anos de vida. O diagnóstico precoce, antes dos seis meses de vida, a adaptação de aparelhos de amplificação e a intervenção imediata são de fundamental importância para o desenvolvimento da linguagem oral e, consequentemente, melhores possibilidades de inclusão social da criança com deficiência auditiva.

Durante o curso de aprimoramento, o Fonoaudiólogo deverá ser capacitado para o trabalho interdisciplinar desde a triagem auditiva neonatal universal, no diagnóstico audiológico, intervenção fonoaudiológica e acompanhamento da criança com deficiência auditiva.  Deverá ter capacidade para realizar o diagnóstico audiológico utilizando-se de todos os recursos tecnológicos na área de saúde auditiva. Ser capaz de realizar a seleção, verificação e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual. Realizar avaliação do desenvolvimento da linguagem no bebê e na criança, acompanhamento do processo de inclusão escolar. O fonoaudiólogo deve estar apto a atuar com as diversas fases da vida, do bebê ao adolescente, utilizando técnicas de reabilitação da pessoa com deficiência auditiva. Deverá compreender o processo de referência e contra-referência da rede municipal de saúde auditiva do SUS. Ter habilidade comunicativa para intervir junto à equipe multiprofissional, bem como aos pacientes.

Promover a formação do fonoaudiólogo em abordagem interdisciplinar na área da saúde auditiva através de imersão em atividades clínicas do Programa de Saúde Auditiva da Derdic/Centro Audição na Criança, articulados à rede de atendimento da Secretaria do Município de São Paulo. O aluno será inserido no fluxo dos atendimentos de diagnóstico e intervenção fonoaudiológica de crianças, em discussões internas e intersetoriais de casos clínicos, contextualização de dados clínicos no contexto de gestão do serviço, dentre outras atividades.

A Derdic e o Centro Audição na Criança

A Derdic, unidade suplementar vinculada à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP (FaCHS), é composta pelo Instituto Educacional São Paulo (IESP), Escola de Educação Bilíngue para Surdos, e Clínica de Audição, Voz e Linguagem Prof. Dr. Mauro Spinelli e Centro Audição na Criança (CeAC), unidades clínicas da Derdic.

Desde 2002, a Derdic é conveniada SUS para o desenvolvimento de ações em atenção à saúde auditiva e em 2014 tornou-se um Centro Especializado em Reabilitação II – auditiva e intelectual. As atividades clínicas e educacionais da Derdic/PUCSP geram conhecimento para a área da saúde auditiva, para os estudos da voz, motricidade orofacial e da linguagem de crianças, jovens e idosos; na formação e especialização de alunos e profissionais de diversas áreas e na criação e disseminação do conhecimento científico, além de impacto social na educação, empregabilidade e acessibilidade de surdos. Tem sido campo fértil para a realização depesquisas realizadas em parceria com a graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia da PUCSP. A Derdic oferece estágios extra-curriculares e é campo de estágio para graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia.