Redes Sociais, Colaboração e Mobilidade

A imensa disponibilidade de recursos para a produção, reprodução e difusão de bens imateriais nos sistemas informacionais contemporâneos tem criado questionamentos que envolvem a função das redes sociais, a noção de colaboração e seus fundamentos socioculturais e filosóficos, bem como questões relacionadas à mobilidade. A ampliação do uso cotidiano desses dispositivos tecnológicos exige uma reconfiguração dos fundamentos conceituais para estabelecer novos parâmetros para aquilo que se compreende sobre as redes sociais online, bem como a sua influência no mundo offline.

As atuais práticas criativas na Internet são fluidas e verifica-se no meio digital uma cultura que cria suas próprias regras de conduta e convivência. Analisar as repercussões desta cena, bem como suas consequências, contribuirá para estimular a reflexão sobre a prática profissional de todos aqueles que atuam nas redes informacionais, questionando aspectos como proteção, inclusão, exclusão e colaboração.

Objetivos do curso:

Capacitar os alunos a atuarem na produção e disseminação do conhecimento através das redes sociais digitais, compreendendo sua prática no âmbito das peculiaridades da colaboração nas redes.

Público Alvo

Graduados em Tecnologias e Mídias Digitais, Sistemas de Informação, Jornalismo, Jogos Digitais, Comunicação e Multimeios, Direito, Ciência da Computação e todos aqueles que necessitem de atualização profissional e conhecimento nos temas abordados.

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. David de Oliveira Lemes

PROFESSORES

Prof. Dr. David de Oliveira Lemes
Prof. Dr. Fábio Fernandes
Profa. Ms. Mirian Meliani
Prof. Paulo Silvestre
Prof. Ms. Rafael Corassa
Prof. Ricardo Maruo
Prof. Ms. Roger Pascoal
Prof. Vladimir Maluf Junior
Prof. Ms. Wander Paes

Sujeito a alterações.

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.

Inscrição
  1. Inscrição: : após o cadastro de sua inscrição, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de TODOS os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP - Campus Consolação

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 28/02 - R$ 60,00
    A partir de 01/03 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.
Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (onde conste o CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

Temas abordados:

• O impacto das redes sociais na sociedade
  • Transmídia & storytelling
  • A cooperação online e a formação de redes sociais no ciberespaço
  • Sistemas de informação e as redes: conexões, interação, emergência e mobilidade
  • Panorama do mercado tecnológico e tendências no meio digital
  • Produção de conteúdo pensando nas redes sociais
  • Reflexão sobre compartilhamento e alcance de usuários
  • As redes sociais: uso informativo
  • As redes sociais: uso organizacional e comercial
  • As redes sociais: linguagens líquidas
  • Leitura crítica das narrativas presentes nas redes sociais
  • Redes sociais, SEO e métricas – aplicações práticas
  • Sistemas de Informação e emergência do meio digital (Internet e Mobilidade)
  • Arquitetura de sistemas e redes de informação descentralizadas

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 15 de março de 2017
Término: 28 de junho de 2017

Dia da semana: quarta-feira