Psicoterapia para Pessoas Enlutadas - LELu

Aprimoramento, Presencial, Clínica

São realizados atendimentos individuais ou de grupos familiares ou de grupos temáticos ou por faixas etárias. Os atendimentos têm, geralmente, uma frequência semanal, porém, isso depende da demanda psicológica da pessoa enlutada. A critério da supervisora, cada aprimorando poderá atender simultaneamente mais de um paciente a partir da demanda identificada pelas entrevistas. As supervisões são as experiências pedagógicas durante as quais os alunos relatam para a supervisora seu atendimento de paciente, com relatório escrito, para discussão do realizado, orientação do plano terapêutico em sua efetivação, orientação de estudos que subsidiem os atendimentos. São tratadas questões conceituais, técnicas e éticas.

Modalidade: Presencial com atividades online síncronas

EDITAL

Diferenciais

O atendimento a pessoas enlutadas oferece no LELu uma fundamentação teórica sólida, juntamente com uma experiência angariada nesse atendimento de pessoas com idades de 2 a 90 anos, de maneira a oferecer esta modalidade de formação para psicoterapeutas em luto. Além disso, o LELu também se estabeleceu como referencia para encaminhamento de pessoas em situação de luto, por serviços de Saúde, Judiciário, Educação, por exemplo, além dos próprios interessados. Utilizamos criticamente técnicas psicoterapêuticas específicas para essa demanda. Esta modalidade habilita o psicólogo a atuar no âmbito hospitalar, em consultório particular, na escola, na organização, na comunidade, pois desenvolve um pensamento fundamental que é a intervenção necessária.

1- Desenvolver e treinar os aprimorandos em técnicas psicoterapêuticas específicas para psicoterapia de pessoas enlutadas, considerando a amplitude dessa demanda, que pode envolver assistência social, judiciária, psiquiátrica e permitindo desenvolvimento do pensamento clínico, com fundamentos teóricos e éticos.

2- Oferecer à população enlutada atendimento psicológico especializado, com o que há de mais apropriado à demanda, dentro dos cuidados éticos e técnicos.

3 - Permitir aos aprimorandos ampliação de sua formação na graduação pela prática profissional com pacientes com essa demanda específica, o que não teve oportunidade de vivenciar na graduação.

4- Desenvolver técnicas e habilidades necessárias para identificação de risco de luto complica.

• Categoria: Aprimoramento, Presencial, Clínica

Psicólogos e médicos psiquiatras.

• Duração: 530 horas
  • Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"

Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco

Psicóloga, doutora e mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP). Pós-doutora (London School of Hygiene and Tropical Medicine e University College London). Professora titular da PUC-SP, no Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto – LELu (PUC-SP). Psicoterapeuta de pessoas, famílias e comunidades enlutadas, na sua prática clínica particular. Presidente da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto (ABMLuto). Membro da Diretoria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) (2020-2022).