Psicoterapia Individual de Adultos Jovens na Abordagem Junguiana

Esta proposta de modalidade de aprimoramento está baseada nos objetivos que norteiam a Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" e seu projeto de aprimoramento clínico institucional considerando que o aprimoramento tem como um de seus objetivos básicos a complementação da formação universitária, proporcionando oportunidade de aperfeiçoamento do exercício profissional supervisionado, integração teoria e prática profissional e ainda reflexão crítica sobre a atuação do psicólogo sua atitude ética e inserção social.

Os objetivos desta modalidade de aprimoramento é oferecer oportunidade de desenvolver e aprimorar a prática clínica junguiana por meio dos atendimentos, da supervisão e de leituras. Possibilitar a reflexão sobre a função e os desafios da psicoterapia na atualidade e a responsabilidade ética do psicoterapêuta junguiano.

Na supervisão será dada ênfase às dificuldades típicas do adulto jovem em nossa cultura, ao vínculo analítico e ao processamento simbólico do material do paciente, com a finalidade de rever constantemente a prática clínica e sua articulação com o conhecimento teórico.

A Metodologia de trabalho e supervisão se dará através de atendimento psicoterapêutico individual de pacientes na faixa etária de 18 a 30 anos, supervisão em grupo dos casos atendidos, leitura e discussão de textos, produção de textos, participação na jornada da clínica e outras atividades programadas e, eventualmente, será  aulas ou palestras sobre os temas pertinentes ao trabalho prático do aprimoramento.

Psicólogos graduados das áreas clínica e da saúde.

COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO

Profa. Dra. Eloísa M. Damasco Penna

Sujeito a alterações.

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.

Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"

Rua Almirante Pereira Guimarães, 150 - Pacaembú- São Paulo - SP
Telefone: (11) 3124-9600 - Fax.: (11) 3670-8041
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 9h às 20h.
Mais informações em http://www.pucsp.br/clinica/aprimoramento/index.html

Realização sujeita ao número mínimo de inscrições.

A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, os inscritos serão avisados até o dia útil imediatamente anterior à data prevista para o início do curso. Neste caso, os matriculados deverão solicitar na Secretaria da COGEAE (Rua da Consolação, 881, Consolação, São Paulo. Telefone: (11) 3124-9600) o reembolso dos valores pagos a título de matrícula no referido curso.

Para que a matrícula seja efetivada, é importante que o candidato entregue todos os documentos solicitados.

Aprovação

O certificado de Aprimoramento será obtido mediante frequência mínima de 75% nas atividades do curso e nota igual ou superior a 7,0 (sete) na monografia final de curso.

Estrutura Didática

Respondendo à demanda continua de profissionalização e aprimoramento do psicólogo da área clínica e da saúde, o Aprimoramento Profissional Clínico-Institucional da Clínica Psicológica da PUC-SP, oferece a oportunidade de atividade prática na clínica ampliada, podendo contar com a clientela assegurada e a garantia de supervisões. Os atendimentos oferecidos para a comunidade, por essa instituição, resultam de uma proposta comprometida com a realidade brasileira.

O Aprimoramento conta com um grupo de professores do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, habilitados como supervisores altamente qualificados, capazes de propiciar aos egressos da graduação de Psicologia uma oportunidade de aprofundar e aprimorar a prática clínica contextualizada.

Esta prática é exercida dentro das novas tendências e temáticas contemporâneas de atuação profissional, nos serviços de atendimento da Clínica da PUC-SP, tais como: atuação no luto e nos desastres, nas questões amorosas, nas queixas psicossomáticas, em situações de crise e estresse, no atendimento a famílias, no atendimento a crianças e adolescentes portadoras de graves transtornos emocionais e suas famílias, em atendimentos terapêuticos específicos a crianças, entre outros.

Concomitantemente, o Aprimoramento instrumentaliza para o desenvolvimento de práticas psicoterapêuticas para atender às necessidades da população que nos procura, possibilitando alternativas de atuação em:

Vários momentos do ciclo vital, tais como infância, adolescência, idade adulta, maturidade;
Diferentes dispositivos terapêuticos: individual, grupo, casal, família;
Modalidades terapêuticas diversas: consultas, psicoterapia breve, psicoterapia, psicanálise;
Atuações em clínica extensa: atendimentos em instituições parceiras, atendendo às mais variadas demandas.

O Aprimoramento oferece uma grade de abordagens clínico-teóricas que permite ao aluno a oportunidade de articular e fundamentar teoricamente sua prática clínica.

Turmas e Horários

Aguarde Informações.

Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"

Rua Monte Alegre, 961 - Perdizes - São Paulo - SP