Educação Continuada

Apresentação

Em um mundo em mudança que clama por ações criativas, o Projeto de Curso mantém sua parceria com a Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) desde 1996 e hoje se renova para atender às novas demandas que atingem os processos de aprendizagem e de convivência saudável, articulando Educação (em sentido amplo) e Saúde pessoal- social nas relações interpessoais, grupais e socioinstitucionais.

Mas, o que é Psicodrama?

Assim é conhecida a produção de J.L. Moreno (1989-1974) que tem por raiz o Teatro Espontâneo. Considera o ser humano, como ator e autor, jogando papéis no palco da existência, tramado em suas redes relacionais. Trata-se de uma abordagem teórico-metodológica em Ciências Psico-Sociais que com suas ferramentas conceituais e de ação, abre novas possibilidades, aos profissionais voltados para o trabalho com grupos, tendo como horizonte o desenvolvimento da espontaneidade-criatividade, nos contextos da Escola, Empresa, Comunidade e Clínica.

Parceria:

sopsp_1.jpg


Objetivos

Formar o especialista em Psicodrama a partir das premissas de Jacob Levy Moreno e contemporâneos, nos campos filosófico, científico e metodológico.

Sobre o Curso
  • Categoria: Especialização
  • Público-alvo:

    O curso é destinado a profissionais portadores de diploma de curso superior em suas vertentes: licenciatura, bacharelado ou tecnólogos, voltados para o trabalho com relações nos seus diferentes níveis, considerando os focos:

    - Saúde/Psicoterapia (áreas Clínica e Institucional – 15 vagas)

    • Psicólogos e Médicos Psiquiatras (ou com residência em Psiquiatria)

    - Socioeducacional (áreas Pedagógica – ensino e orientação; Organizacional e Comunitária – 15 vagas)

    • Pedagogos – Orientadores, Coordenadores, Diretores, Professores em geral, Administradores/Gestores, Assistentes Sociais, Sociólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Médicos em geral e demais profissionais que lidam com aprendizagens significativas, autoconhecimento e trabalho com grupos.
  • Duração: 540h - 5 semestres
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Profa. Dra.Marília Josefina Marino

É graduada em Pedagogia, tendo cursado o primeiro ano na PUC-SP em 1968, licenciando-se nas Habilitações de Magistério e Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro (1971) e Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras N.S.Medianeira São Paulo (1973-1974). Especialização em Supervisão Escolar pela PUC-SP (1972) e Especialização em Psicodrama pelo GETEP, referendado pela SOPSP, obtendo os títulos de Psicodramatista e Professora Didáta Supervisora legitimados pela FEBRAP (1998). Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Foi coordenadora do núcleo de formação da DEC / FEBRAP (Federação Brasileira de Psicodrama) integrante da diretoria de ensino nas gestões 2003-2004 e 2005-2006. Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / Faculdade de Educação ministrando aulas na graduação em Pedagogia e Licenciaturas. É membro da coordenação e docente do Curso de formação em Psicodrama do convênio SOPSP-PUCSP/Especialização- COGEAE: redatora do Projeto e responsável pela sua implantação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação em Psicodrama, atuando principalmente nos seguintes temas: psicodrama, educação, co-criação, fenomenologia existencial e relações grupais.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC