Prática de Tradução Inglês/Português e Português/Inglês

Os estudos acadêmicos mostram que o processo de traduzir consiste em distintas competências que se articulam com o objetivo de propiciar uma produção linguística e cultural eficaz e de qualidade. A tradução, considerada como 5ª habilidade a ser desenvolvida no processo de aprendizagem do idioma, pode ser um poderoso instrumento para o aprimoramento dos conhecimentos dos alunos, tanto do idioma estrangeiro – no caso, o inglês – como na língua portuguesa.

Com base nesses aspectos o curso propicia aos participantes, com nível intermediário de inglês, a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos do idioma, através da prática de tradução de textos contemporâneos do português para o inglês (prática também conhecida como versão) e do inglês para o português, tendo em vista a função social e o papel de mediador cultural do profissional de tradução.

Público-alvo

Estudantes de Letras, Inglês e de Tradução Inglês/Português; alunos de outras áreas com interesse em desenvolver sua prática de tradução nesse par de idiomas; graduados em qualquer área que trabalhem com os idiomas inglês e português; professores de língua inglesa e demais interessados em desenvolver sua competência em tradução e aprofundar seu conhecimento do idioma.

Pré-requisito: nível intermediário de conhecimento da língua inglesa equivalente ao B2 no Quadro Europeu Comum de Referência. Haverá teste inicial para aferimento de nível.

Faça sua inscrição

PUC-SP - Campus Perdizes

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.
Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

Após o pagamento da taxa de inscrição, fica confirmado o agendamento de sua participação no Teste para Ingresso.

Depois da aprovação no teste para ingresso é preciso realizar a matrícula com a entrega de documentos e pagamento da taxa de matrícula:

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática
  • Discussão sobre os textos traduzidos no teste inicial: folhetos informativos (cultura e turismo); abstract (área: Educação)
  • Texto jornalístico (artigo de revista de variedades): texto de cunho científico; exercícios de aprimoramento linguístico, conforme as necessidades percebidas
  • Folhetos informativos (hotelaria e turismo) abstract (área: administração); exercícios de aprimoramento linguístico, conforme as necessidades percebidas
  • Glossário especializado (Paulo Freyre); Teste presencial: abstract (área: capacitação de professores); textos jornalísticos (artigos de revista de variedades)
  • Discussão sobre os textos traduzidos no teste; exercícios de aprimoramento linguístico, conforme as necessidades percebidas
  • Texto literário; texto científico; exercícios de aprimoramento linguístico, conforme as necessidades percebidas
  • Folhetos informativos (cultura e turismo); literatura infantil; exercícios de aprimoramento linguístico, conforme as necessidades percebidas
  • Exercícios de aprimoramento linguístico, conforme necessidades percebidas. Teste final; abstract (administração); texto jornalístico (artigo de revista de variedades); folheto informativo (turismo)
  • Discussão sobre textos de teste. Entrega de avaliações

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 19 de agosto de 2017
Término: 21 de outubro de 2017
Dia da semana: sábado

Teste
2 de agosto de 2017, quarta-feira, das 19h30 às 21h30
29 de julho de 2017, sábado, 10h às 12h
Local: Campus Consolação

Importante: é permitido o uso de dicionários.
Obs.: alunos que já participaram do curso Tradução de Textos da Atualidade do Português para o Inglês não necessitam de teste.

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento

Investimento total do curso

• 6 parcelas de R$ 177,60

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.