Português Brasileiro: Língua e Cultura

Apresentação 

O Brasil tem sido alvo de atenção de muitos estrangeiros, seja por estar entre um dos países emergentes nas áreas político-econômica e tecnológica, seja pela sua produção artístico-cultural e participação esportiva/desportiva. Nesse contexto, São Paulo, como a maior metrópole do país, devido a sua infra-estrutura industrial, comercial, acadêmica, financeira, artística, etc. tem atraído muitos estrangeiros para aqui atuarem de formas diversificadas, como profissionais liberais ou não, estagiários e/ou intercambistas. Esses estrangeiros, por conseguinte, têm necessidade de aprender o português brasileiro.

Sabe-se que há duas posições para a aquisição de uma língua-alvo: a primeira acredita que o estrangeiro adquire a língua-alvo por imersão e, a segunda, por ensino formal. O curso proposto defende o ensino formal do português brasileiro e busca atender, extensionalmente, falantes estrangeiros que precisam aprender o português brasileiro para se “desestrangeirizarem”, no que se refere, por exemplo, à pronúncia, a explicitação de implícitos culturais, de modo a favorecer sua interaçao em situaçoes comunicativas do cotidiano. São oferecids três níveis, a saber: nível básico, nível intermediário e nível avançado. Todos os níveis são ministrados com enfoque interculturalista, ou seja, propicia que o aluno aprenda a língua portuguesa com uma nova cultura, de forma a tomar consciência da cultura implícita no uso efetivo de sua língua materna, a fim de ter bom desempenho para aquisição e o desenvolvimento do falar/ouvir e escrever/ler.

Objetivos

Básico: capacitar o aluno a utilizar o português brasileiro para interagir, com fluência mínima, em situações comunicativas; ser capaz de apresentar-se, cumprimentar, despedir-se, agradecer; pedir informações, situar-se no espaço; fazer compras, pedidos em restaurante; situar-se no tempo.
Intermediário: capacitar o aluno a utilizar o português brasileiro para interagir, com fluência e consistência nas seguintes funções comunicativas: relatar fatos no presente e passado; expressar-se de acordo com a norma urbana culta paulista, em nível de registro formal distenso.
Avançado: capacitar o aluno a utilizar o português brasileiro para interagir, com ótima fluência e consistência nas seguintes funções comunicativas: manter e progredir uma conversação com brasileiro nativo; emitir opinião e justificá-la por argumentos; ter conhecimentos sobre música, teatro e cinema brasileiros, e de literatura brasileira; ter conhecimentos de História, Geografia e Cultura brasileiras.

Público Alvo

O curso é oferecido a estrangeiros em geral, de diferentes origens, com interesses diversificados, nos níveis básico, intermediário e avançado.

Professor em destaque

Profa. Dra. Regina Célia Pagliuchi da Silveira

Licenciada em Letras Neo-Latinas pela PUC-SP (1963), bacharelado em Letras Neo- Larinas pela PUC-SP (1962), mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo (1970) e doutora em Letras pela PUC-SP (1974). É professora do departamento de português da PUC-SP. Saiba mais.

Profa. Dra. Aparecida Regina Sellan

Possui graduação em Letras pela Universidade Braz Cubas (1985), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: texto narrativo (leitura, ficção, intriga); ensino de lingua portuguesa para estrangeiros com enfoque interculturalista; fonética e fonologia, morfologia e sintaxe; linguística, produção textual, análise do discurso; discurso literário e jurídico. Saiba mais.

Corpo Docente 

COORDENADORAS

Profa. Dra. Regina Célia Pagliuchi da Silveira
Profa. Dra. Aparecida Regina Sellan

PROFESSORES

Profa. Ivaneide Sena de Almeida
Profa. Dra. Maria do Carmo Meireles R. B. Ribeiro
Prof. Paulo Placido Rodrigues Neto
Profa. Dra. Siomara Ferrite Pereira Pacheco

Sujeito a alterações.

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.

Inscrição 

PUC-SP - Campus Perdizes

ARII - Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais
Rua Monte Alegre, 984 - Edifício Sede - Sala T-39 (térreo)
Perdizes - 05014-901 - São Paulo/SP
Horário de Atendimento: de segundas a sextas- feiras, das 9h às 19h.

Realização sujeita ao número mínimo de inscrições

A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, os inscritos serão avisados até o dia útil imediatamente anterior à data prevista para o início do curso. Neste caso, os matriculados deverão solicitar na Secretaria da COGEAE (Rua da Consolação, 881, Consolação, São Paulo. Telefone: (11) 3124-9600) o reembolso dos valores pagos a título de matrícula no referido curso.

Documentos

Para estrangeiros residentes no Brasil: no ato da matrícula, entregar uma cópia RNE, uma cópia do comprovante de endereço (onde conste o CEP). O aluno também deverá preencher a ficha de matrícula e assinar o contrato de prestação de serviços.

Para outros estrangeiros: no ato da matrícula, apresentar passaporte e cópia do visto. O aluno também deverá preencher a ficha de matrícula e assinar o contrato de prestação de serviços.
Tipos de Vistos autorizados para matricula: trabalho, diplomático e estudante. Caso não tenha o visto de estudante, deverá ser solicitado no país de residência e apresentá-lo até o inicio das aulas.

Candidatos sem visto apropriado ou que estejam fora do país deverão entrar em contato com a ARII -  Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais para solicitar informações sobre o procedimento de matrícula.

ARII - Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais
Rua Monte Alegre, 984, Sala T-39, Perdizes, São Paulo, SP.
CEP 05014-901 - São Paulo/SP
Telefones: (55-11) 3670-8011 / 3670-8498 
Fax: (55-11) 3670-8549
E-mail: dci-arii@pucsp.br
Site: www.pucsp.br/arii
Horário de Atendimento: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 19h

Candidatos com visto de turista deverão, no momento da inscrição, assinar termo de compromisso para apresentação do visto de estudante até o início das aulas, sob pena de cancelamento da matrícula.

Após realizar sua inscrição on-line, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula e o Termo de Compromisso (citado acima). É necessário imprimir os documentos, assinar nos locais indicados e, depois disso, entregá-los na Secretaria da COGEAE (Rua da Consolação, 881, Consolação, São Paulo. Telefone: (11) 3124-9600) até o primeiro dia de aula de seu curso.
Para que a matrícula seja efetivada, é importante que o candidato entregue todos os documentos solicitados.

Aprovação

Frequência mínima de 75% das aulas e média igual ou superior a 7,0 (sete).

Estrutura Didática 

O curso é composto de três níveis de 60 horas cada.

Básico - 60 horas 

  • Uso oral de expressões familiares e cotidianas;
  • Expressões de uso dialogado usadas para a realização de tarefas simples e rotineiras, na interação comunicativa, como: o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem;
  • Expressões linguísticas do cotidiano e seus implícitos culturais;
  • Expressões contextuais, orais e escritas, relativas à sua formação, ao meio circundante e, ainda, assuntos relacionados com necessidades imediatas;
  • Questões básicas de história, geografia e cultura brasileiras.

Intermediário - 60 horas 

  • Elementos segmentais de pronúncia estandardizada do português brasileiro;
  • Léxico estandardizado para situações que lhe são familiares, relativo a temas abordados no trabalho, na escola, nos momentos de lazer, etc;
  • Regras gramaticais, gramaticalizações e lexicalizações do português brasileiro, relativas a estruturação de frases e sequências de frases na coesão textual oral e escrita de textos reduzidos;
  • Categoria temporal e de lugar, para relatos de fatos no presente e passado, assim como para a construção do acontecível;
  • Elementos linguísticos estandardizados em nível coloquial distenso;
  • Expressões linguísticas do cotidiano e seus implícitos culturais;
  • Questões complementares de história, geografia e cultura brasileiras.

Avançado - 60 horas 

  • Elementos supra-segmentais da pronúncia estandardizada do português brasileiro;
  • Construção de opiniões e de argumentos para justificar uma opinião pessoal;
  • Leitura e redação de textos expandidos;
  • Expressões lingüísticas do cotidiano e seus implícitos culturais em contextos complexos de interação comunicativa;
  • Léxico, lexicalização e gramaticalização para situação comunicativa em contextos situacionais mais complexos;
  • Produção de textos de diferentes gêneros discursivos;
  • Questões avançadas de História, Geografia e Cultura brasileiras.
Duração 
Ver "Estrutura"
Turmas e Horários 

1º Semestre de 2018

Início: 6 de março de 2018
Término: 21 de junho de 2018
Dias da semana: terças e quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h

Para informações do curso de férias: clique aqui.

Local 

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP
CEP: 05014-901

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE 

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Categoria 
Extensão
Situação 
Aguarde informações
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no Nível Básico:

  • Aguarde Informações

Investimento total no Nível Intermediário:

  • Aguarde Informações

Investimento total no Nível Avançado:

  • Aguarde Informações

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP