Apresentação

Nos nossos dias, não só os formuladores e gestores de políticas públicas de proteção ao meio ambiente precisam conhecer a problemática ambiental. Dado o seu caráter transversal, também os formuladores e gestores de Políticas Públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das populações urbanas e rurais, redução da desigualdade social, geração de renda e desenvolvimento econômico entre outras, precisam estar com ela familiarizados, pois a questão ambiental atravessa diversas esferas da vida sócio-econômica e cultural. Além disso, as disputas pelos usos do meio ambiente, respondendo a distintas concepções de desenvolvimento sustentável e a interesses sociais diversos, tem gerado um crescente cenário de conflitos, que em grande parte terminam  judicializados, exigindo respostas de um Direito Ambiental nos planos nacional e internacional que mal consegue acompanhá-lo.


Objetivos

Analisar alguns dos principais problemas da crise ambiental, seus atores, conflitos sociais e legislações nacional e internacional respectivas.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Este curso destina-se aos estudantes de graduação e pós graduação em Ciências Sociais, Direito, Economia e Relações Internacionais com interesse em aprofundar o seu conhecimento sobre o tema indicado, bem como a profissionais do Terceiro Setor que necessitem de uma abordagem mais sistêmica do tema na sua agenda de trabalho. O requisito mínimo para participação no curso é o acesso a computadores com internet, para acompanhamento à distância dos material indicados pelas professoras, e comprometimento com a leitura indicada.

  • Duração: 32 horas
  • Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Profª. Drª. Marijane Vieira Lisboa

Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP,  diplomou-se pela Freie Universität Berlin, Alemanha. Leciona na PUC-SP desde 1980, pertencendo ao departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e ministrando aulas para os cursos de Relações Internacionais e Ciências Sociais em temas relacionados ao meio ambiente e aos direitos humanos. Trabalhou no Greenpeace Brasil desde a sua fundação em 1992 até 2002, onde desempenhou sucessivamente as funções de Coordenadora das campanhas sobre substâncias tóxicas e sobre transgênicos, consultora política para o Greenpeace Internacional em assuntos referentes à América Latina e Diretora Executiva da entidade. De 2003 a 2004 assumiu a Secretaria de Qualidade Ambiental dos Assentamentos Humanos no Ministério do Meio Ambiente, dirigido então pela  ministra  Marina Silva. Foi Relatora de Direito Humano Ambiental para a Plataforma Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca) por dois mandatos, de 2007 a 2011. Entre 2012 e 2015 foi membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, CTNBio, na qualidade de especialista em direito do consumidor. É membro do Conselho Fiscal da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), e do Conselho Diretor do IDEC, pertencendo ainda à Rede Brasileira de Justiça Ambiental e ao Movimento Ciência Cidadã. É autora do Livro Ética e Cidadania Planetárias na Era Tecnológica (Civilização Brasileira). E entre 2013 e 2016 foi membro da Comissão da Verdade Nadir Gouvêia Kfouri, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC