Apresentação

Nos nossos dias, não só os formuladores e gestores de políticas públicas de proteção ao meio ambiente precisam conhecer a problemática ambiental. Dado o seu caráter transversal, também os formuladores e gestores de Políticas Públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das populações urbanas e rurais, redução da desigualdade social, geração de renda e desenvolvimento econômico entre outras, precisam estar com ela familiarizados, pois a questão ambiental atravessa diversas esferas da vida sócio-econômica e cultural. Além disso, as disputas pelos usos do meio ambiente, respondendo a distintas concepções de desenvolvimento sustentável e a interesses sociais diversos, tem gerado um crescente cenário de conflitos, que em grande parte terminam  judicializados, exigindo respostas de um Direito Ambiental nos planos nacional e internacional que mal consegue acompanhá-lo.


Objetivos

Analisar alguns dos principais problemas da crise ambiental, seus atores, conflitos sociais e legislações nacional e internacional respectivas.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Este curso destina-se aos estudantes de graduação e pós graduação em Ciências Sociais, Direito, Economia e Relações Internacionais com interesse em aprofundar o seu conhecimento sobre o tema indicado, bem como a profissionais do Terceiro Setor que necessitem de uma abordagem mais sistêmica do tema na sua agenda de trabalho. O requisito mínimo para participação no curso é o acesso a computadores com internet, para acompanhamento à distância dos material indicados pelas professoras, e comprometimento com a leitura indicada.

  • Duração: 32 horas
  • Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Profª. Drª. Marijane Vieira Lisboa

Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP,  diplomou-se pela Freie Universität Berlin, Alemanha. Leciona na PUC-SP desde 1980, pertencendo ao departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e ministrando aulas para os cursos de Relações Internacionais e Ciências Sociais em temas relacionados ao meio ambiente e aos direitos humanos. Trabalhou no Greenpeace Brasil desde a sua fundação em 1992 até 2002, onde desempenhou sucessivamente as funções de Coordenadora das campanhas sobre substâncias tóxicas e sobre transgênicos, consultora política para o Greenpeace Internacional em assuntos referentes à América Latina e Diretora Executiva da entidade. De 2003 a 2004 assumiu a Secretaria de Qualidade Ambiental dos Assentamentos Humanos no Ministério do Meio Ambiente, dirigido então pela  ministra  Marina Silva. Foi Relatora de Direito Humano Ambiental para a Plataforma Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca) por dois mandatos, de 2007 a 2011. Entre 2012 e 2015 foi membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, CTNBio, na qualidade de especialista em direito do consumidor. É membro do Conselho Fiscal da Associação de Agricultura Orgânica (AAO), e do Conselho Diretor do IDEC, pertencendo ainda à Rede Brasileira de Justiça Ambiental e ao Movimento Ciência Cidadã. É autora do Livro Ética e Cidadania Planetárias na Era Tecnológica (Civilização Brasileira). E entre 2013 e 2016 foi membro da Comissão da Verdade Nadir Gouvêia Kfouri, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC