A partir das eleições norte-americanas em 2008, a internet tornou-se um importe recurso de comunicação utilizado pelo mercado eleitoral. Tal tendência evoluiu de maneira exponencial durante os anos e, hodiernamente, está presente no cenário político brasileiro. A rigor, existem muitos desafios que impendem os partidos e setores políticos de obterem êxito em suas ações de comunicação na internet. Dentre as dificuldades, destacam-se o bloqueio imposto pelos internautas, ataques promovidos por adversários e a desqualificação dos ideais políticos.

Diante desse cenário, este curso oferece aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre o tema, de modo que estejam capacitados e preparados para construírem campanhas e mobilizações virtuais que atendam ideais políticos e necessidades do mercado eleitoral.

Qualificar os participantes com fundamentos teóricos e práticos voltados ao fomento de campanhas políticas e ações de mobilização na internet. Apresentar as fases que constituem a elaboração de uma campanha política na internet; evidenciar a importância da mobilização nos ambientes digitais, por meio do exercício do ciberativismo; demonstrar as formas de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TCI’s) nas ações de comunicação no espaço virtual.

• Categoria: Extensão, Curso Online

Interessados em atuar na assessoria de partidos, representantes e candidatos políticos. Profissionais que operam no mercado eleitoral e desejam se especializar com informações e métodos adotados em campanhas eleitorais digitais. Membros da comunidade acadêmica representada por pesquisadores, graduados e estudantes das áreas de comunicação social, marketing ou ciências políticas, os quais possuem o desígnio de expandir seus conhecimentos no campo da política e da internet

• Local: Online
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profª. MISAKI TANAKA

Doutora (2010) e Mestre (2000) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Possui graduação em Comunicação Social - Direção e Produção Em Rádio e Televisão (1979) e Jornalismo (1982) pela Universidade de São Paulo; graduação em Educação Artística (1977) e licenciatura plena em Música (1978) pelo Instituto Musical de São Paulo. Foi coordenadora da Agência Experimental da PUCSP; vice-coordenadora do curso de Comunicação em Mídias Digitais e professora do programa de pós-graduação em Comunicação da UFPB. Atualmente é coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e sócio-proprietária da Mii Saki's Communication Ltda que produz conteúdos para emissoras de TV e Rádio do Brasil e do exterior, agências de propaganda, estúdios de cinema e de mídias digitais; oferece soluções para a comunicação interna e externa de empresas em geral. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio, Televisão, Cinema, Publicidade e Jornalismo; e na área de Música. (Texto informado pelo autor)

PROF. HEITOR P. de REZENDE

Mestre e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC – SP, desenvolve estudos sobre o processo da disputa eleitoral brasileira no campo da internet, os quais foram premiados pelo programa de bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades e apreciados pela comunidade acadêmica da Universidade Europeia de Lisboa e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Atualmente exerce as funções de consultor de marketing político digital e professor do ensino superior nas áreas de Publicidade e Propaganda, Marketing, Marketing Político e Mídia Digital.