Patrimônio Cultural: Gestão, Políticas Públicas e Memória

A questão do Patrimônio Cultural é cada vez mais relevante para se pensar a construção da cidadania, pois por meio do conhecimento das práticas, fazeres e bens culturais de uma sociedade, que podemos melhor conhecê-la e propor soluções. Em virtude disso, nas últimas décadas, o profissional especializado em tal área está cada vez requisitado no mercado, situação não acompanhada pela oferta de mão de obra que contenha tal conhecimento especializado. Em virtude desse panorama é que buscamos propor o curso de extensão: “Patrimônio Cultural: gestão, políticas públicas e memória

Apresentar discussões epistemológicas inovadoras acerca do Patrimônio Cultural, práticas culturais, lugares da memória, gestão e políticas públicas. Preparar o profissional que trabalha ou quer trabalhar na área a partir de tais premissas para, assim, ter uma maior inserção no mercado. Discutir conceitos como patrimônio documental, material, imaterial, ambiental, arqueológico e memória a partir de novas perspectivas.  Desenvolver nos alunos a consciência crítica a respeito da preservação, divulgação e ensino do Patrimônio Cultural como caminho para a construção da cidadania. Apresentar aos alunos as experiências de políticas públicas e gestão de preservação do Patrimônio Cultural ao longo da história e como estão sendo utilizadas na prática.

Público-Alvo

Pesquisadores, Professores e Estudantes de Graduação e pós-graduação nas áreas de História, Jornalismo, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Serviço Social, Relações Internacionais, Professores do Ensino Médio, Profissionais da área da Gestão Cultural e Público em geral interessado na área.

Prof. Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus

Professor do Departamento de História da PUC-SP, Superintendente da Fundação Pró-Memória, Doutor em História Cultural pela UNESP-ASSIS, Pós-Doutor em Patrimônio e Arte pela UNICAMP-IFCH, Professor Colaborador na área de Patrimônio Cultural do Departamento de História da UNICAMP-IFCH, Coordenador do Projeto de Extensão “Escola do Patrimônio” do Departamento de História da UNICAMP-IFCH e Fundação Pró-Memória.

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre os professores, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADOR

Prof. Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus

PROFESSOR

Prof. Dr. Alberto Luiz Schneider

Prof. Dr. Alvaro Alegrette Junior

Profa. Dra. Heloisa de Faria Cruz

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de todos os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Campus Perdizes

Atendimento no Campus Perdizes - Unidade COGEAE  Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

Documentos para Matrícula

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

TEMAS

• Patrimônio Material e Imaterial: Gestão, Políticas Públicas e Educação Patrimonial.

• Memória e Patrimônio Documental: Normas, Práticas e Instituições.

• Instituições de Memória: Patrimônio, Cultura e Arte.

• Arqueologia e Patrimônio Ambiental.

Turmas e Horários

Início: 16 de setembro de 2017
Término: 18 de novembro de 2017
Dia da semana:  sábados

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso:

• R$ 6 parcelas de R$ 240,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.