O Conto de Fadas na Educação Infantil

Mais do que obras despretensiosas e destinadas exclusivamente ao entretenimento, os contos de fadas podem exercer um papel fundamental no processo de leitura da criança. A proposta central do curso é habilitar os profissionais a desenvolver o trabalho com os contos na educação infantil.

Objetivos:

O objetivo é discutir conceitos literários básicos presentes nesse tipo de narrativa. O participante será estimulado a refletir sobre os critérios estéticos para a escolha de obras, redimensionando a capacidade de observação e análise da linguagem poética dos contos.

Durante o programa do curso serão analisadas quais atividades de leitura propiciam um contato mais prazeroso da criança com o texto literário. Por meio de contos selecionados, serão debatidos temas como a diferença entre os contos maravilhosos e os fantásticos, os elementos variantes e invariantes dos contos de fadas, as funções das personagens, além dos mitos e da tradição oral, que se mantém viva na figura do contador de histórias.

A partir da compreensão de conceitos literários presentes nesse tipo de narrativa e das contribuições de estudos didáticos sobre as práticas de linguagem presentes nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil do Ministério da Educação, serão elaboradas propostas para leitura em sala de aula que tornem o contato da criança com o texto cada vez mais interessante e estimulante.

O resultado dessa prática é o aprimoramento de competências de leitura por parte do professor, a fim de que sejam feitas escolhas norteadas pela qualidade literária das obras.

Público Alvo:

Professores e coordenadores pedagógicos da educação infantil, interessados no trabalho com os contos de fadas como objeto de formação integral do aluno, graduandos interessados em literatura e profissionais de áreas afins.

Coodenação

Profa. Dra. Vera Bastazin

Profa. Dra. Elizabeth Cardoso

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de TODOS os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP - Campus Consolação

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 28/02 - R$ 60,00
    A partir de 01/03 – R$ 80,00

Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (onde conste o CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma para os Graduados e Cópia autenticada do Histórico Escolar para os Graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

• Os mitos e as narrativas de tradição oral;
  • A tradição oral nos contos de fadas;
  • Conto maravilhoso x Conto fantástico;
  • Elementos variantes e invariantes dos contos de fadas;
  • As funções das personagens;
  • O narrador e o contador de histórias;
  • As práticas de linguagem nas salas da Educação Infantil.
Turmas e Horários

Início: 20 de abril de 2017
Término: 22 de junho de 2017
Dia da semana: quinta-feira