O Conto de Fadas na Educação Infantil

Mais do que obras despretensiosas e destinadas exclusivamente ao entretenimento, os contos de fadas podem exercer um papel fundamental no processo de leitura e formação da criança. A proposta central do curso é habilitar os profissionais a desenvolver o trabalho com os contos na educação infantil, seja em sala de aula, seja em outros ambientes institucionais e/ou culturais.

Objetivos:

O objetivo é discutir conceitos literários básicos que auxiliem o aprimoramento/ou qualidade da leitura deste tipo de narrativa. O participante será estimulado a intensificar sua leitura de contos de fadas e de narrativas correlatas, de forma a ampliar seu repertório, assim como a refletir sobre os critérios estéticos para a escolha de obras, redimensionando sua capacidade de observação e análise da linguagem poética dos contos.

Público Alvo:

Professores e coordenadores pedagógicos da educação infantil, interessados no trabalho com os contos  de fadas como objeto de formação integral do aluno,  graduandos  interessados  em literatura e profissionais de áreas afins.

Coodenação

Profa. Dra. Vera Bastazin

Profa. Dra. Elizabeth Cardoso

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de TODOS os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP - Campus Consolação

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 28/02 - R$ 60,00
    A partir de 01/03 – R$ 80,00

Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (onde conste o CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma para os Graduados e Cópia autenticada do Histórico Escolar para os Graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

No decorrer do curso, serão realizadas leituras, discussões e atividades correlatas que propiciam o contato com o texto literário. A partir da experiência da leitura e da contação de histórias, previamente selecionados, serão debatidos temas como a diferença entre os contos maravilhosos e os fantásticos, os elementos variantes e invariantes dos contos de fadas, as funções das personagens, além dos mitos e da tradição oral, que se mantém vivas na figura do contador.

As contribuições de estudos didáticos sobre as práticas de linguagem presentes nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil do Ministério da Educação serão também objeto de atenção no curso, para elaboração de propostas de leitura que tornem o contato da criança com o texto cada vez mais interessante e estimulante.

Destaca-se que, em dois momentos do curso, serão convidados um escritor/ilustrador e um contador de histórias para o relato de suas experiências e a discussão sobre o processo de criação em suas respectivas atividades.

Conteúdos temáticos

• Os mitos e as narrativas de tradição oral;
  • A tradição oral nos contos de fadas;
  • Conto maravilhoso x Conto fantástico;
  • Elementos variantes e invariantes dos contos de fadas;
  • As funções das personagens;
  • O narrador e o contador de histórias;
  • As práticas de linguagem nas salas da Educação Infantil;
  • O conto de fadas e o diálogo com outras linguagens artísticas
Turmas e Horários

Início: 20 de abril de 2017
Término: 22 de junho de 2017
Dia da semana: quinta-feira

Campus Consolação - Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881
Consolação - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e  aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h

Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento

Investimento total do curso:

• 6 parcelas de R$ 150,96

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.