Mercado Imobiliário: uso e valor do solo na metrópole de São Paulo

A temática urbana assume uma nova dimensão nos tempos recentes, devido à globalização econômica e cultural, à urbanização das cidades e ao crescimento das cidades médias sem estrutura adequada. O conhecimento da atual realidade urbana, pela síntese das múltiplas escalas da geografia econômica mundial que ela proporciona, constitui assim um mecanismo privilegiado para a compreensão dos abrangentes, diversificados e inter-relacionados fenômenos que caracterizam a contemporaneidade.

Economia, espaço e poder conformam uma tríade heurística de decisivo significado para a evolução humana ao longo do tempo e suas inúmeras configurações históricas representam chaves imprescindíveis para a demarcação de épocas, sociedades e civilizações.

Essas premissas servem como base do projeto de formação aqui apresentado. O rigor da análise teórica, a interdisciplinaridade da abordagem, a abrangência dos temas examinados vêm aqui, contudo, acoplados à dimensão eminentemente prática do conhecimento adquirido, vinculado às formas específicas de apreensão e gestão do espaço urbano num lugar e tempo historicamente determinados.

O curso pretende discutir as diferentes formas pelas quais é constituído o preço da terra e, por seu intermédio, como a apropriação e a organização do espaço urbano se consolidam. Tais processos de estruturação territorial são determinantes para compreender a distribuição do trabalho, da produção, do lazer e da moradia nos espaços societários, bem como para o entendimento dos conflitos que decorrem dos interesses subjacentes às funcionalidades em disputa. A cidade e a metrópole de São Paulo serão a referência básica de estudo.

Compreender os mecanismos pelos quais se produz o espaço urbano metropolitano, com seus conflitos e os diferentes meios de apropriação da renda da terra, bem como as resultantes desses processos, expressas na configuração do ambiente construído de São Paulo.

Público-Alvo

Profissionais de diferentes áreas, tais como: economistas, arquitetos, sociólogos, geógrafos, administradores públicos e profissionais que trabalham no planejamento urbano, mercado imobiliário, gestão e finanças, tanto na esteira pública quanto privada.

Prof. Dr. Ricardo Carlos Gaspar

Possui graduação em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1977), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP (2005). Autor do ensaio "As fronteiras do possível: trabalho, lazer e civilização" (2003), de vários livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Detem larga experiência na administração pública, sobretudo nas áreas de finanças e planejamento econômico-orçamentário. É professor-doutor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- FEA-PUC-SP, desde 1985. Entre 2010-11, foi Investigador Doutor Pleno, responsável pelo Tema "Desenvolvimento Regional, Urbano e Ambiental" do Projeto "Análise e Planificação da Exportação de Hidrocarbonetos: os casos da faixa petrolífera do Orenoco e da área gasífera do Golfo de Paria no Estado Sucre - Venezuela" (IPEA Brasil - PDVSA). Investigador do Observatório das Metrópoles, de São Paulo (projeto sobre Regimes Urbanos e Financeirização). Concebeu e coordena o curso de especialização Economia Urbana e Gestão Pública (COGEAE-PUC-SP), desde 2007. Seus principais campos de pesquisa atual são a Economia do Estado, a Economia Urbana e Regional e as Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Prof. Dr. Ricardo Carlos Gaspar

Antonio Correa de Lacerda
Fernando Ribeiro Leite
Ricardo Carlos Gaspar
Mariana Jansen Ferreira
Rodrigo Alves Teixeira
Gabriel Rossini
Monica Carvalho
Vladimir Fernandes Maciel
Lucia Maria Machado Bogus
Suzana Pasternak
Alexandre Abdal Cunha
Ana Claudia Rossbach
Hamilton de Franca Leite Jr.
Mariana Fix
Paula F. Santoro
Pedro Aguerre
Telma Hoyler
Kazuo Nakano
Nabil Bonduki
Weber Sutti

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de todos os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP -Vila Mariana

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$80,00

Para saber o valor total do curso, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.
Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do diploma para graduados e cópia autenticada do histórico escolar para os graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

• Economia mundial contemporânea
  • Evolução recente e dilemas da economia brasileira
  • Urbanização: tendências e características atuais