Educação Continuada

Apresentação

Meditação e religião sempre estiveram interligadas. É absolutamente recente o seu desvinculamento. Esse fato decorre de um aparente enfraquecimento da religião nas sociedades modernas. Entretanto, a meditação surge, atualmente, inspirada por motivos “espirituais” e não “religiosos”, dizem alguns. Em outras palavras, é como se afirmassem a meditação perdendo a sua tônica religiosa e transformando-se em “espiritualidade” (apenas). Sob a tutela mascarada de espiritualidade o ioga se imbrica com a ciência como legitimadora de sua existência terapêutica. Toda a sua ligação com as escrituras religiosas como a do Hinduísmo, do Ioga e Budismo, se desfaz. Agora, a meditação parece se vincular exclusivamente a neurofisiologia biomédica no arrefecimento de doenças modernas, como estresse, ansiedade e depressão. O efetivo conhecimento das relações da meditação com a religião pode nos permitir compreender a sua expansão entre nós como uma prática pretensamente laica e secular. O que na verdade revela apenas os sinuosos caminhos que os homens e mulheres fundam na contemporaneidade em busca do sentido transcendente das suas vidas. Seja intermediação de anjos ou na espera de um messias, o que diferencia a meditação aqui é que a sua linguagem religiosa se ressignificou na busca por reestabelecer por exemplo na “harmonização energética” ou “observação passiva dos pensamentos”. No fundo, o que nos mostra a expansão e popularização da meditação, pode estar em uma nova estratégia para o fim do sofrimento, elemento constituinte de qualquer das religiões.

O curso pretende abordar o assunto de forma prática e teórica. Por meio de instruções básicas introduziremos os participantes no estado meditativo para que possam vivenciar por si mesmos o conhecimento advindo de processos contemplativos. Por outro lado, a base teórica (aspectos neurofisiológicos e implicações sociológicas) permitirá que tenhamos uma perspectiva da meditação além das impressões pessoais, aumentando o repertório de cada participante sobre as escrituras religiosas/espirituais e científicas que tiveram por base as impressões advindas de meditadores experientes. 
 


Objetivos

É objetivo do curso introduzir os conceitos básicos da meditação, de tal forma que os inscritos estejam aptos a iniciar suas práticas contemplativas sozinhos. Aos que já praticam, estes terão a oportunidade de se aprofundar nos caminhos neuroquímicos que a meditação modifica no cérebro. Além disso, ampliaremos o leque de percepção sobre o ato de meditar de forma não dogmática, ou seja, caminhando por entre escrituras antigas como as do budismo, hinduísmo e do yoga, mas contextualizando suas origens e influências sociais e filosóficas.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    O curso, com seu espectro temático diversificado, direciona-se a um público geral interessado na contemplação sobre religião como fenômeno enraizado na vida humana. Ao mesmo tempo quer contribuir para diversas categorias profissionais cujas atividades exigem um aprofundamento em questões relativas ao campo religioso contemporâneo, a sua dinâmica interna e a seu impacto sobre outras esferas sociais. Assim, é destinado a professores, religiosos, agentes de pastoral, profissionais em comunicação, psicólogos, historiadores e cientistas sociais. O tema proposto, em particular, pode também abranger profissionais de áreas ligadas à saúde tais como psicólogos, médicos, profissionais de educação físicas e professores de yoga e meditação.

  • Duração: 10 encontros
  • Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Prof. Dr. Frank Usarski

Livre Docente na área de Ciências da Religião pela PUC-SP, Doutor com tese sobre os mecanismos e motivos da estigmatização pública de Novos Movimentos Religiosos na Alemanha Ocidental (1987) e pós-doutorado (1992-93) na área de Ciência da Religião pela Universidade de Hannover (Alemanha) sobre o papel das religiões nas Exposições Mundiais entre 1851 e 1900. Desde sua chegada no Brasil em 1998 faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC-SP. Atualmente é coordenador deste Programa. Entre suas atividades acadêmicas destacam-se a pesquisa, o ensino e diversas publicações sobre as Religiões Orientais bem como sobre a história e o perfil atual da Ciência da Religião. Além disso é líder do grupo de pesquisa Centro de Estudos de Religiões Alternativas de Origem Oriental no Brasil (CERAL) e fundador e editor da Revista de Estudos da Religião (REVER) e do International Journal of Latin American Religions.

Saiba Mais
Professor em Destaque

Prof. Dr. Roberto Simões

Mestre e Doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP, é graduado em Educação Física, especialista em Psicologia, Yoga e Fisiologia. Autor do livro Neurofisiologia da Meditação(2a.edição), Yoga Tropical (no prelo), além de pesquisador do Centro de Estudos de Religiões Alternativas de Origem Oriental no Brasil (CERAL). Há mais de 15 anos atua em diversas formações de professores de yoga e meditação no Brasil e Portugal. Atualmente coordena a pós-graduação em Meditação da Faculdade de São Vicente/SP e produz o conteúdo do site Yoga Contemporâneo aonde discute o contexto atual do yoga e da meditação nos países latino-americanos.

Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC