O curso "Literatura Infantil - Poesia e Narrativa nos (des)caminhos do lúdico" busca responder a uma demanda de interessados em explorar diferentes formas literárias no âmbito das potencialidades de textos da literatura infantil . A partir das especificidades dessas manifestações seja em prosa ou poesia, o curso desenvolve também o trabalho sobre composição textual no âmbito da ilustração e das possíveis conexões com outras modalidades de linguagens, colocando sempre em destaque o caráter lúdico da literatura infantil em sua vertente estética.

Explorar diferentes formas literárias em prosa e poesia, buscando evidenciar cada uma em suas particularidades, assim como possíveis conexões entre si e/ou com outras modalidades de linguagens de maneira a colocar em destaque o caráter lúdico da literatura infantil e seu potencial estético.

Objetivo específico

• Estudar o processo de composição da narrativa e da poesia na literatura infantil, tendo como perspectiva as transformações desde seu surgimento até a contemporaneidade.
  • Verificar a ocorrência e a função do lúdico na poesia e na narrativa infantil.
  • Categoria: Extensão

Estudantes e educadores das áreas de Letras, Cinema, Multimeios e Artes, além de escritores, editores, interessados em produzir a crítica sobre a produção do livro de literatura infantil e interessados em geral na área literária.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Profa. Elizabeth da Penha Cardoso

Professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Doutorado pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Mestrado em Comunicação pela ECA-USP e graduação em Jornalismo pela UNESP. É autora do livro Feminilidade e transgressão ? uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso, Humanitas/Fapesp, 2013. Foi professora do curso de jornalismo na UNESP - Campus Bauru (SP) e de literatura na Fatea-Lorena (SP). Foi bolsista de doutorado da Fapesp, com estágio na Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, e na Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. Tem interesse por Teoria do Romance e do Conto, Literatura Brasileira e Literatura Infantil e Juvenil. (Texto informado pelo autor)