Língua Portuguesa: Oficina de Leitura para o Ensino Fundamental- Básico

curso de extensão Língua Portuguesa: Oficina de Leitura para o Ensino Básico-Fundamental I possibilita a reflexão da prática docente no desenvolvimento da capacidade leitora do aluno, estimulando habilidades cognitivas.

O curso contribui para a atribuição de significado aos textos, no reconhecimento de seus tipos gêneros, e amplia o conhecimento de modo crítico, por meio de análises, comparações, analogias e inferências.

Os temas abordados levam o professor a refletir a sua prática em sala de aula e, apoiado nas teorias dos estudos sobre leitura, poderá rever a própria prática docente.

Público Alvo

Professores do ensino fundamental, coordenadorees pedagógicos e estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia.

Professor em destaque

Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande

Graduada em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Mestre e Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996/2001). Pós-Doutorado na Universidade do Porto/ Portugal, 2009-2011. É professora associada do Departamento de Português da PUC-SP desde 2004, atuando na instituição como docente desde 1995. Coordenadora do curso de Letras: Licienciatura em Língua Portuguesa desde 2009. Coordenadora do Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para Estudos de Português de 1997 a 2007. Saiba mais.

COORDENAÇÃO

PROFESSORES

Profa. Dra. Aparecida Regina Borges Sellan
Prof. Ms. Cassiano Butti
Profa. Dra. Izilda Maria Nardocci
Pofa. Ms. Karlene Campos
Profa. Ms. Maria Ignez S. de Mello franco
Profa. Dra. Neusa Maria Barbosa Bastos
Profa. Ms. Valeuska Cury Martins

* Relação de professores dos cursos promovidos pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL

Sujeito a alterações.

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.

PUC-SP - Campus Consolação

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo - SP - Cep: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira das 12h às 20h30 e Sábados das 8h às 12h30.
Central de Atendimento Telefônico: Segunda a sexta-feira das 9h às 19h e Sábados das 8h às 13h.

Realização sujeita ao número mínimo de inscrições.

A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, os inscritos serão avisados até o dia útil imediatamente anterior à data prevista para o início do curso. Neste caso, os matriculados deverão solicitar na Secretaria da COGEAE (Rua da Consolação, 881, Consolação, São Paulo. Telefone: (11) 3124-9600) o reembolso dos valores pagos a título de matrícula no referido curso.

Documentos

No ato da inscrição, anexar por meio da opção “enviar arquivos”: Cópia do RG, do CPF, do comprovante de endereço (onde conste o CEP) e do Diploma de Graduação (frente e verso) para graduados e para graduandos o Histórico Escolar.

Após realizar sua inscrição on-line, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula e o Termo de Compromisso (citado acima). É necessário imprimir os documentos, assinar nos locais indicados e, depois disso, entregá-los na Secretaria da COGEAE (Rua da Consolação, 881, Consolação, São Paulo. Telefone: (11) 3124-9600) até o primeiro dia de aula de seu curso.
Para que a matrícula seja efetivada, é importante que o candidato entregue todos os documentos solicitados.

Aprovação

O certificado de extensão será obtido mediante nota igual ou superior a 7 (sete) e frequência mínima de 75% nas atividades do curso.

Estrutura Didática

• Leitura: concepções; competências e habilidades.
  • A leitura e implicações pedagógicas; textos autênticos
  • Leitura: diferentes práticas.
  • Leitura: crítica, motivada e do todo; Livre e literal, mas vinculada ao sentido.
  • Leitura: objetivos; estratégias de sentido, produção de sentido, fatores de compreensão
  • Leitura de texto no Ensino Fundamental.
  • Leitura e estudo analítico-interpretativo de  textos narrativos e de textos argumentativos
  • Leitura do texto poético
Turmas e Horários

Aguarde Informações.