Educação Continuada

Apresentação

O mundo globalizado e conectado pela Internet trouxe mudanças vertiginosas no campo da comunicação, possibilitadas pelas novas tecnologias (por exemplo, o surgimento das redes sociais, dos blogs, das rádios e televisões via web, canais como youtube, novos gadgets e aplicativos que transformam um aparelho celular numa central de difusão e captação de informações etc).

O "pano de fundo" desse processo foram as transformações no âmbito político e cultural internacional (em particular, com a ascensão e crise do neoliberalismo, anunciada em 2007) e nacional (com o ascenso e descenso do Brasil no mundo dos "emergentes"). É um cenário que, no seu conjunto, altera a função e sentido de boa parte do Jornalismo no mundo: todas estas questões, com suas vastas implicações para a vida de cada ser humano giram pelo planeta em tempo real, tornando qualquer Jornalismo local automaticamente global. Inevitavelmente, também surgiram novas demandas na área dos direitos difusos e ambientais, assim como cresceu muito o interesse por gêneros específicos de Jornalismo, como o Esportivo, Ambiental e Científico. A partir do entrecruzamento entre os novos parâmetros e paradigmas políticos e culturais com as novas tecnologias, surgem novas narrativas, novas maneiras de contar as histórias (twitter, snapchat etc.). Tudo isto coloca novos desafios para a compreensão e o exercício da profissão. Este é o desafio que nosso curso pretende contemplar.


Objetivos

Em termos gerais, o curso pretende criar um espaço de reflexão, discussão e conhecimento científico sobre o papel do Jornalismo Globalizado no Brasil, construir um polo de desenvolvimento de produtos jornalísticos de vários tipos e nas várias subáreas do Jornalismo, aprimorar a sua formação profissional, gerar competência e capacidade associativa em domínios interdisciplinares do Jornalismo e discutir os efeitos sociais do uso da informação jornalística nas sociedades globalizadas. Em termos específicos, pretende garantir ao profissional o domínio de recursos e técnicas de análise de linguagens e plataformas, que permitam o mapeamento de cenários sócio-históricos, políticos, ideológicos e até cognitivos que estão presentes na produção e recepção do Jornalismo, familiarizar o aluno com os novos cenários do Jornalismo e sua relação com as novas tecnologias da informação e apontar caminhos para a o empreendimento.


Professor em Destaque

Prof. José Arbex Júnior

Graduado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é coordenador do programa de especialização em Jornalismo da Cogeae da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Como jornalista profissional, foi correspondente do jornal Folha de S. Paulo em Nova York e Moscou, quando cobriu vários eventos internacionais de grande importância, incluindo a queda do Muro de Berlim, a Primavera de Pequim, a retirada soviética do Afeganistão e o desenvolvimento da perestroika, entre outros. Entrevistou Mikhail Gorbatchev, Yasser Arafat e outros líderes, intelectuais e artistas de renome mundial. Como professor, atua com ênfase em Organização Editorial de Jornais, principalmente nos seguintes temas: mídia, cultura, política internacional, manipulação da informação. (Texto informado pelo autor)

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC