O curso tem por objetivo introduzir os estudantes à leitura dos textos jurídicos italianos, transmitindo as técnicas de compreensão da escrita, assim como as noções fundamentais relativas ao contexto da produção acadêmica a partir do Direito Constitucional até as mudanças introduzidas pelo processo de integração europeu. Os estudantes terão a oportunidade de aprender o léxico específico da linguagem jurídica, as estruturas gramaticais, as técnicas estilísticas do discurso. Uma particular atenção será dedicada aos nomes dos órgãos envolvidos na produção jurídica, dos negócios jurídicos mais comuns e dos direitos fundamentais. Uma importância central será atribuída ao contexto do discurso doutrinário com ênfase na cultura jurídica e popular e nos eventos que marcaram as etapas fundamentais da história do Direito da península mediterrânea.

Nessa perspectiva, o curso pretende ir além dos escritos autorais básicos, oferecendo aos alunos uma seleção de termos jurídicos, além das sentenças e textos legislativos de importância determinante na formação da sociedade italiana, e ainda construir domínio da abordagem crítica e apreciação dos comentários dos juristas clássicos e contemporâneos.

Jacopo Paffarini

Doutor em Direito Público pela Università degli Studi di Perugia (Itália). Pos-Doutor em Direito - Faculdade Meridional (Brasil). Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, Faculdade Meridional - IMED. Bacharel em Direito pela Università degli Studi di Perugia. Membro pesquisador do Grupo Internacional de Pesquisa «Rights behind Bars in Europe» financiado pelo Ministério de Instrução, das Universidades e Pesquisa (Decreto Direttoriale, 25 giugno 2015 n. 1350). Colaborador assistente na Cátedra de Direito Constitucional e Direito Público Comparado, de titularidade do Prof. Dr. Maurizio Oliviero, junto ao Curso de Direito da Università degli Studi di Perugia. Coorientador do módulo de Direito Transnacional no curso de Direito Público Comparado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Publico Comparado, Direito Transnacional, Constitucionalismo, Teoria do Direito, Hermenêutica Jurídica e Instituições da Magistratura. (Texto informado pelo autor)