O italiano é uma língua de forte presença e de grande importância em diversas áreas do conhecimento, tais como: as Artes, as Letras, a Filosofia, a Sociologia, a Educação, a Arquitetura e o Direito. Por isso, compreender textos escritos nesse idioma torna-se necessário para muitos profissionais dos referidos âmbitos e para estudantes de graduação e pós-graduação de tais áreas. Com o escopo de atender a essa necessidade, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo oferece o curso de Italiano para fins específicos: leitura de textos acadêmicos, que é destinado a profissionais e estudantes de diferentes áreas. O curso visa propiciar a utilização de estratégias de leitura que permitam aos aprendizes o desenvolvimento da compreensão escrita em italiano.

Com o objetivo de desenvolvê-la por meio, inicialmente, da leitura de textos de diversos gêneros (sobretudo de textos jornalísticos) e, posteriormente, da leitura de textos de gêneros do domínio discursivo acadêmico, o curso contemplará o trabalho com os seguintes conteúdos: gêneros textuais; estratégias de leitura; ideias principais e ideias secundárias do texto; falsos cognatos; elementos léxico-gramaticais do italiano (artigos, substantivos, adjetivos, conjunções, pronomes, partículas pronominais, alguns tempos verbais, sinônimos, antônimos etc.); uso do dicionário; alguns gêneros textuais acadêmicos (abstracts, artigos, dissertações etc.). O conteúdo do curso poderá ser modificado em função das necessidades de aprendizagem, dos objetivos e dos interesses dos discentes.

Propiciar aos discentes o desenvolvimento da compreensão escrita em língua italiana, equipando-os com estratégias de leitura e conhecimentos léxico-gramaticais dessa língua, que lhes permitirão ler e compreender textos de suas respectivas áreas acadêmicas e/ou profissionais.

Profa. Daniela Aparecida Vieira

Possui bacharelado e licenciatura em Letras (Italiano/Português) pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduação lato sensu (especialização) em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado em Letras (Língua, Literatura e Cultura Italianas) pela USP e doutorado na mesma área em que concluiu o mestrado. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras. Na primeira, atua, há quinze anos, como professora de educação infantil. Na segunda, trabalha, há doze anos, como professora de língua italiana. Como pesquisadora da área de didática do italiano como língua estrangeira, atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino-aprendizagem do italiano língua estrangeira; didatização de materiais para o ensino de línguas; materiais autênticos e didáticos. (Texto informado pelo autor)

Aprimoramento