Educação Continuada

Apresentação

Este curso tem como propósito contribuir para a formação de profissionais que serão capacitados para atuarem em projetos no âmbito de Internet das Coisas. Fornece uma visão geral do paradigma de Internet das Coisas: as principais arquiteturas, os protocolos e os requisitos de implementação no patamar de infraestrutura. Oferece o embasamento teórico e prático necessário para que ele compreenda e atue em projetos de pequeno, médio e grande porte no âmbito de Internet das Coisas.

Desta maneira, aborda aspectos teóricos e técnicos mediante o desenvolvimento de uma solução real que faça uso de placas, sensores e atuadores; de uma plataforma de computação em nuvem (cloud computing) e de protocolos de Internet das Coisas.


Objetivos

Entender as principais arquiteturas e protocolos de Internet das Coisas; identificar os requisitos de implementação em nível de infraestrutura; implementar uma solução real que faça uso de: placas, sensores e atuadores IoT, uma plataforma de computação em nuvem, um protocolo IoT, infraestrutura de rede.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na concepção, desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos no âmbito da Internet das Coisas.

  • Duração: 30 horas
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Nicholas Serrano

Especialista em tecnologia digital com mais de 20 anos de experiência em projetos de tecnologia, inovação e transformação digital. Cursou Engenharia na Escola Politécnica da USP, onde se especializou em projetos de software e multimídia (1995), mais tarde graduou-se em Ciências Econômicas (USP), e posgraduou-se em Adminitração e Gestão de Negócios na Manchester Business School (University of Manchester). Também fez aperfeiçoamento em Estratégias de Inovação pela Wharton School (Penn university). Nicholas tem atuado no desenho e desenvolvimento de aplicações Internet e Mobile para o setor de comunicação digital durante os últimos 20 anos. Como engenheiro de software atuou na criação e lançamento do portal UOL (1997) coordenando o desenvovimento do primeiro e-commerce de sucesso no Brasil (Pão de Açúcar Delivery) e o desenvolvimento de soluções de gestão de conteúdo e de assinaturas e billing utilizadas pelo UOL durante seus primeiros anos de existência. Mais tarde fundou a E-systems Solutions, uma startup brasileira pioneira em desenvolvimento de soluções de e-commerce e e-learning, adquirida pela empresa norteamericana LuminaAmericas Inc. Na LuminaAmericas ajudou clientes globais como Nike, Carrier, MSN, Kraft Foods entre outros à desenvolver e lançar suas presenças digitais no Brasil e América Latina. Ainda na LuminaAmericas atuou em projetos digitais de grande porte no Brasil, como atendimento digital da AES, Eletropaulo, intranet e internet do Unibanco, e-commerce da Somlivre/Globo, soluções de publicidade digital para Americanas.com e o campus on-line do grupo Telefônica. Também atuou em projetos de inovação de processos produtivos, através da integração de soluções SAP com a internet e dispositivos móveis, sendo responsável técnico por projetos SAP Netweaver na Agile Solutions, onde coordenou projetos para grandes clientes da SAP na América do Sul. Atuou como Diretor de Plaformas Digitais e depois como Diretor de Estratégia Digital no Grupo Estado (Brazil) durante 8 anos, liderando os times de tecnologia e produto que realizaram o projeto de digitalização das marcas do hrupo, como o projeto Estadão.com, Limão, Territótio Eldorado e Agência Estado Investimentos (para o público B2C). Esteve a cargo dos primeiros lançamentos de Apps Mobile e Tablet brasileiros, dentre eles Estadão Tablet e Estadão iPhone. Atualmente é responsável pela área de tecnologia digital da Editorial Perfil (Argentina) e Editora CARAS (Brazil), empresas que através de suas marcas atingem mais de 30 milhões de usuários mensais, distribuídos em cerca de 30 diferentes propriedades com presenças digitais multiplataforma.

Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC