Inglês para Fins Específicos: Leitura de Textos Acadêmicos - Online

Apresentação 

A leitura proficiente de textos acadêmicos em língua inglesa tem se tornado essencial para todos os que se dedicam ao desenvolvimento e/ou aprofundamento de conhecimentos especializados em qualquer área do conhecimento, bem como para os que se almejam o desenvolvimento de projetos de pesquisa no nível da pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). O acesso à literatura impressa, bem como a materiais e conteúdos disponíveis em inglês, na Internet, determinam que grande parte do público em geral e, notadamente, graduandos e pós-graduandos tenham que desenvolver sua habilidade de leitura, tornando-se leitores cada vez mais proficientes nesse idioma. Nesse sentido, a leitura de textos acadêmicos – identificada como necessidade prioritária de universitários, há décadas (desde os anos 80, por meio do Projeto Nacional de Inglês Instrumental nas Universidades Brasileiras-, ainda se mantém como finalidade específica de graduandos e pós-graduandos de diversas áreas, caracterizando o interesse daqueles que precisam e/ou dependem da compreensão escrita para a realização de suas atividades acadêmicas.

Considerando tal público, a proposta do curso, na modalidade online, se justifica e se torna prioritária, na medida em que, em um primeiro momento, visa ao desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa, instrumentalizando o aluno no uso e adequação de ferramentas que possam propiciar o reconhecimento e compreensão de gêneros textuais acadêmicos, a seleção das informações neles contidas, e a apresentação de técnicas de apoio, úteis ao e utilizáveis no exame de proficiência linguística, requisito dos Programas de Pós-Graduação, em todas as áreas. Em um segundo momento, o curso se justifica e se torna relevante, por promover o aperfeiçoamento da capacidade leitora, proporcionando as bases para uma leitura que, explorando níveis de compreensão cada vez mais detalhada, se vá tornando crítica – viés igualmente necessário nas/para as atividades acadêmicas.

Objetivos

Identificar as características de leitura como processo, reconhecer e usar adequadamente as estratégias de leitura, identificar os elementos linguísticos que fornecem suporte à compreensão textual em língua inglesa, estabelecer objetivos, níveis de leitura e níveis de compreensão escrita, conceituar gêneros textuais e reconhecer sua relevância para o desenvolvimento da capacidade leitora, distinguir alguns gêneros textuais acadêmicos e seus traços prototípicos.

Público Alvo

Graduandos, pós-graduandos e interessados na leitura de textos acadêmicos em língua inglesa, nas diversas áreas do conhecimento.

Inscrição 
  1. Inscrição: : após o cadastro de sua inscrição, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de TODOS os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP - Curso Online

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

    Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do histórico escolar para graduandos

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática 

Conscientização do processo de leitura
Conscientização sobre o que é leitura, visando à transferência de conhecimentos da língua materna e de outras línguas para a leitura de textos em língua inglesa, levando o aluno a interagir com o texto a partir de seu conhecimento prévio e da observação de alguns elementos linguísticos do texto.

Estratégias de leitura I - Predição e monitoramento da leitura
Apresentação e aplicação da estratégia de leitura predição - utilização do conhecimento prévio na antecipação do possível assunto, estrutura e desenvolvimento de um texto - e monitoramento da leitura – conduzir o leitor a dialogar com ele mesmo durante a leitura, desempenhando um papel ativo em sua aprendizagem.

Níveis de compreensão em leitura
Apresentação de diferentes níveis de compreensão em leitura (geral, pontos principais, detalhado), que podem ser utilizados na leitura de textos em inglês a partir do objetivo de leitura proposto.

Estratégias de leitura II - Skimming, scanning, inferência
Apresentação e aplicação das estratégias de leitura skimming - estratégia utilizada para se obter, rapidamente, a ideia geral do assunto tratado em um texto, ou para se rever, rapidamente, um texto anteriormente lido - e scanning – estratégia utilizada na leitura rápida para localização de informações específicas no texto.

Parágrafo e sentença
Conhecer a composição de parágrafos e sentenças para melhor compreensão escrita de textos em inglês.
Entender que um texto pode ser composto por diversos parágrafos, e que um parágrafo é usualmente composto por diversas sentenças, que desempenham várias funções dentro de um parágrafo.

Afixos, vocabulário e uso de dicionários
Apresentação e prática de afixos (prefixos e sufixos) para melhor compreensão de como palavras em inglês podem ser formadas, como podem ser modificadas e/ou terem seu sentido ampliado (prefixos), como podem mudar sua categoria gramatical (sufixos), e como esse conhecimento pode auxiliar o leitor a uma melhor aquisição de vocabulário.

Apresentação de dicionários eletrônicos e tradutores automáticos.
Levar o aluno a refletir sobre como proceder em relação ao uso do dicionário, quando se depara com vocabulário desconhecido em textos em inglês, e apresentá-lo algumas opções de dicionários eletrônicos e tradutores automáticos para que possa utilizá-los como ferramentas de apoio na leitura.

Grupos nominais
Apresentação e prática de grupos nominais (palavras agrupadas a partir de um - ou diversos - substantivo em destaque, que o modificam), observando como se constituem em títulos, subtítulos, legendas e no corpo de textos, como devem ser lidos, e que função desempenham em textos jornalísticos e acadêmicos.
Revisão das aulas anteriores (vídeo)
Momento de reflexão (Fórum)
Convite à discussão sobre os temas apresentados nas aulas anteriores e o percurso dos alunos.

Tempos verbais, modalizadores e itens avaliativos
Apresentação e prática dos tempos verbais, modalizadores e itens avaliativos em textos jornalísticos e acadêmicos.

Marcadores do discurso e referentes textuais
Apresentação e prática de elementos linguísticos de coesão textuais (referentes textuais e marcadores do discurso), seu reconhecimento e função em parágrafos/sentenças, em textos jornalísticos e acadêmicos.

Familiarização com gêneros acadêmicos I – Resenha
Compreender que cada gênero textual tem a sua própria especificidade/estrutura textual, cujo reconhecimento pode auxiliar o leitor na melhor compreensão escrita de textos em inglês.
Familiarização com o gênero textual acadêmico resenha, observando sua estrutura, as partes que a compõem, e as palavras, ou expressões, que indicam ao leitor o que está sendo tratado em cada parágrafo do texto.

Familiarização com gêneros acadêmicos II – Relato de pesquisa
Familiarização com o gênero textual acadêmico relato de pesquisa, ressaltando suas divisões e traços prototípicos com base no conceito de gênero (Swales).

Note-taking
Apresentação e prática de técnicas de tomar notas de textos acadêmicos.

Resumo
Apresentação e prática de técnicas de resumo de textos acadêmicos.
Momento de reflexão (Fórum)
Convite à discussão sobre os temas apresentados nas aulas anteriores e o percurso dos alunos

Revisão do curso
Na 12a. semana do curso, os alunos terão a oportunidade de voltar ao material apresentado e aplicado (atividades) nas doze semanas online do curso para que possam se preparar melhor para a Avaliação Escrita e discutir sobre eventuais dúvidas.
As dúvidas que surgirem por parte dos alunos serão discutidas com o professor no Fórum de dúvidas.

Avaliação escrita presencial
Avaliação escrita presencial para que os alunos possam aplicar conhecimentos de leitura adquiridos ao longo das doze semanas online e concluir o curso.
Na Avaliação escrita, os alunos serão expostos a alguns textos e atividades que objetivam avaliar seu desempenho na compreensão escrita de textos acadêmicos em inglês.

 

Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Duração 
40 horas
Turmas e Horários 

Início: 4 de setembro de 2017
Término: 1 de dezembro de 2017
Curso Online

Obs.: haverá uma avaliação final presencial em um dos campi da PUC-SP. 

Local 

Online

Informações e atendimento na Unidade Consolação.

Categoria 
Extensão
Curso Online
Situação 
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total no curso:

  • 6 parcelas de R$ 360,40

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

Conecte-se à PUC-SP