História, Sociedade e Cultura

As tendências atuais da Historiografia acentuam a necessidade de considerar a diversidade sociocultural que marca os povos, bem como as transformações que afetam as relações entre sociedade e cultura. Nessa perspectiva, debruçar-se sobre a História requer dos pesquisadores ponderações e cuidados na interpretação dessas noções.

Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura propicia a discussão das diferentes correlações entre sociedade e cultura e, ainda, do modo como são abordadas nas produções historiográficas contemporâneas. Em outras palavras, explicita a diversidade dos registros historiográficos e os percursos de produção do conhecimento histórico.

Capacitar os interessados para a pesquisa e o ensino na área de História.

Graduados em História ou em outras áreas das Ciências Humanas.

Professoras em Destaque

Profa. Dra. Maria Izilda Santos de Matos

Graduada (1978) e doutora (1991) em História pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado (1997) pela Université Lumiere Lyon 2/França. Professora na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e colaboradora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Saiba mais

Profa. Dra. Yvone Dias Avelino

Graduada em História (1959), mestre em História Social (1970) e doutora em História Econômica (1973) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular no Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atua como docente desde 1971. Saiba mais

Inscrição
  1. Inscrição: após a realização do seu cadastro, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após o recebimento de todos os documentos e o pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Campus Perdizes

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 120,00
    A partir de 01/08 – R$ 160,00

Para saber o valor total do módulo, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

Se ainda não obteve o Diploma de Graduação, você poderá matricular-se com a entrega do Certificado de Conclusão de Curso e a assinatura de um Termo de Compromisso, que estabelece o prazo máximo de 45 dias para entrega da cópia autenticada do documento.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

Clique nos módulos e conheça os temas abordados em cada um deles.

Módulo I (96 horas)

• Tendências da Historiografia Contemporânea
  • História: Novos Agentes Sociais, Etnia e Gênero
  • História: Sociedade, Cultura e Imaginário

Módulo II (96 horas)

• Tendências da Historiografia  Brasileira
  • História dos Movimentos Sociais: Novas Abordagens
  • Metodologia de Pesquisa I

Módulo III (96 horas)

• História: Trabalho, Sociedade e Cultura
  • Metodologia de Pesquisa II
  • Didática do Ensino Superior

Módulo IV (96 horas)

• Espaço Urbano: História da Cidade e suas Representações
  • História: Sociedade, Cotidiano e Poder
  • Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

Módulo V (32 horas)

• Orientação de Monografia

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Módulo I

Início: 12 de agosto de 2017
Término: 25 de novembro de 2017
Dia da semana: sábado

Aula inaugural (para todas as turmas): 5 de agosto de 2017

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento

Módulo I

• Matrícula até 15 de julho de 2017 – 1ª parcela de R$ 566,69 (após o pagamento da taxa da inscrição) + 5 parcelas de R$ 566,69 (com vencimento no dia 5 dos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro).

• Matrícula até 12 de agosto de 2017 – 1ª parcela de R$ 680,03 (após o pagamento da taxa da inscrição) + 4 parcelas de R$ 680,03 (com vencimento no dia 5 dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro).

Valores referentes ao semestre de ingresso no curso. Nos demais semestres, o parcelamento será em 6 vezes, com possibilidade de reajuste, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.