Gêneros Discursivos em Materiais Didáticos

O objetivo do curso é discutir o conceito de gêneros do discurso (Bakhtin, 1953); articular tal conceito aos que emergem dos documentos oficiais das redes pública e privada; confrontar os conceitos às propostas de ensino de leitura e escrita apresentadas em materiais didáticos diversos; elaborar/reelaborar propostas de ensino de leitura e produção textual presentes em materiais didáticos, analisando-as à luz da abordagem de gêneros discursivos.

Público-Alvo

Professores de educação básica; professores da área da linguagem; formadores de professores; profissionais que trabalham na elaboração e edição de materiais didáticos e manuais de livros didáticos.

Alice Yoko Horikawa

Possui graduação em Letras, pela Universidade de Mogi das Cruzes (1983), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora efetiva do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Preto. De 2000 a 2016 foi professora da Universidade Nove de Julho - UNINOVE e dos cursos de extensão da COGEAE-PUC. Atuou, de 1985 a 2014, como professora de língua materna na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Integra o Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar - LACE., que investiga a formação de professores, principalmente no que se refere ao ensino-aprendizagem da leitura e da produção textual. Atuou como avaliadora no Programa Nacional de Livro Didático-PNLD 2006, 2008 e 2010.

Inscrição
  1. Inscrição:• Inscrição: após o cadastro de sua inscrição, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula:tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula:após a confirmação do recebimento de todos os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada

PUC-SP - Campus Perdizes - Cogeae

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.
Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do diploma para graduados e cópia autenticada do histórico escolar para os graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

O curso tem como propósito geral apresentar aos participantes meios que os auxiliem na elaboração e análise de livros didáticos, especificamente quanto às seções de leitura e produção textual baseadas em gêneros discursivos. Focalizará os seguintes aspectos:
- Gêneros discursivos /textuais: conceitos teóricos e estudos contemporâneos;
- Abordagens dos gêneros discursivos/textuais nos materiais didáticos;
- Gêneros orais e escritos em materiais didáticos;
- Gêneros discursivos/textuais e documentos brasileiros oficiais de ensino;
- Gêneros discursivos/textuais em atividades de leitura e produção textual;
- Análise de materiais didáticos com foco em gêneros discursivos/textuais.

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 12 de setembro de 2017

Término: 14 de novembro de 2017

Dia da semana: terça-feira

Campus Perdizes - Cogeae

Rua Monte Alegre, 984
Perdizes - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

Unidade COGEAE
Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento

Investimento total do curso

• 6 parcelas de R$ 257,33

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.