Educação Continuada

O objetivo do curso é discutir o conceito de gêneros do discurso (Bakhtin, 1953); articular tal conceito aos que emergem dos documentos oficiais das redes pública e privada; confrontar os conceitos às propostas de ensino de leitura e escrita apresentadas em materiais didáticos diversos; elaborar/reelaborar propostas de ensino de leitura e produção textual presentes em materiais didáticos, analisando-as à luz da abordagem de gêneros discursivos.

• Categoria: Extensão

Professores de educação básica; professores da área da linguagem; formadores de professores; profissionais que trabalham na elaboração e edição de materiais didáticos e manuais de livros didáticos.

• Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SE

Maria Otilia Guimarães Ninin

Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002 e 2006), tendo concluído o pós-doutoramento em 2013, com subsídio do CNPq, pela PUC-SP, no programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, com pesquisa sobre escrita acadêmica, na área da Linguística Sistêmico-Funcional. Cursou especialização em Pedagogia pels UMESP, e é graduada em Matemática, pela UNESP de Rio Claro (1974). Atualmente, é professora da Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE-PUC-SP), professora titular da Universidade Paulista, curso de Letras - campus Alphaville, coordenadora da pós-graduação Lato Sensu Língua Portuguesa e Literatura - Universidade Paulista. Fez pesquisa na Universidade de Bath, UK, orientada pelo professor Harry Deniels. Tem experiência na área de Linguística e Educação, com ênfase em Teorias do Texto, Linguística, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente em relação aos seguintes temas: orientação de trabalhos de conclusão de curso na área de Letras, reflexão crítica, formação de professores, gestão escolar, metodologia do trabalho científico, teoria da atividade. Tem como prioridade em pesquisa atual a discussão sobre o ensino da escrita acadêmica.