Apresentação

Os desafios dos feminismos no século XXI são desafios de dimensões globais que requerem o reconhecimento das diversidades culturais das mulheres. Sendo ainda central a luta pela igualdade de direitos civis, tais questões passam por identificar e superar heranças coloniais que obstaculizam os avanços das teorias e das práticas feministas contemporâneas. Este curso tem por objetivo construir pontes de comunicação entre diversas tradições feministas que não foram e nem estão suficientemente representadas na literatura feminista acadêmica e que postulam novas ferramentas para a construção de um feminismo poscolonial.

A partir de uma perspectiva transdisciplinar, discutiremos trabalhos que marcaram um giro nos debates sobre as teorias de gênero em âmbito internacional ao questionar visões etnocêntricas que não haviam considerado a articulação entre gênero e raça ou entre identidades culturais e de gênero nem os estreitos vínculos entre o racismo e as práticas e ideologias patriarcais.

 


Objetivos

Discutir as principais propostas teóricas desenvolvidas pela crítica feminista poscolonial e seus desdobramentos nos movimentos sociais de mulheres não ocidentais; Analisar como o pensamento feminista poscolonial formula a crítica à tradição e a herança feminista eurocêntrica a partir das margens e das fronteiras; Refletir sobre as possibilidades da construção de um conhecimento situado para a produção de uma epistemologia feminista latino-americana.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Estudantes dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Direito, Ciências Sociais, História e Filosofia; Educadores sociais; Pesquisadores em geral; ONGs e outros interessados.

  • Duração: 12 horas
  • Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof.ª Dra. Carla Cristina Garcia

Graduada (1988), mestre (1991) e doutora (2000) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado no Instituto Jose Maria Mora (México - DF) (2004). Professora assistente doutora na PUC-SP e professora titular na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Tem experiência nas áreas de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano, atuando nos seguintes temas: gênero, mulheres, condição social, relações sociais e políticas sociais. É coordenadora do Inanna - Núcleo Transdiciplinar de Investigações de Sexualidades, Gênero e Diferenças da PUC-SP e autora de diversos livros, entre eles Ovelhas na Névoa: um Estudo sobre Mulheres e a Loucura; Produzindo Monografia; Sociologia da Acessibilidade e Breve História do Feminismo. Saiba mais

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC