A gestação é um período de grandes transformações na vida de uma mulher. Essas transformações são necessárias para gerar um novo ser, porém ao mesmo tempo acarretam alterações metabólicas e musculo-esqueléticas significativas, que podem trazer desconfortos e dificuldades para a futura mãe, como lombalgias, edema, diabetes e incontinência urinária. A mulher sempre gestou, é algo que faz parte do feminino. Essa função primordial tem sido modificada culturalmente, principalmente nos últimos anos com a entrada efetiva da mulher no mercado de trabalho e o controle da natalidade: as mulheres tornam-se mães cada vez mais tarde, já que participam ativamente dos âmbitos econômico, politico e social. Se por um lado essas conquistas foram importantes, por outro lado a mulher vem se tornando mais sedentária, tendo menos contato com os ciclos e transformações do próprio corpo. Durante a gestação esse corpo em transformação pede a atenção e a escuta da mulher. A literatura médica aponta com evidência os benefícios da atividade física durante a gestação, tanto para a saúde da mãe quanto do bebê.

A Fisioterapia, usando técnicas específicas de exercícios, incluindo o método Pilates, tem se mostrado uma ótima ferramenta para trabalhar o corpo da mulher gestante, atuando de forma equilibrada e segura, para estabilizar as estruturas corporais sobrecarregadas e para prepara-las para o momento do parto e o puerpério.

Fornecer recursos para fisioterapeutas ampliarem seus conhecimentos teórico-práticos em relação ao atendimento da mulher durante os períodos pré-natal, parto e puerpério: conhecer a fisiologia da gravidez, parto e puerpério; entender as repercussões da atividade física durante a gestação, parto e puerpério, tanto para a prevenção como para o alívio e desconfortos comuns como lombalgia, incontinência urinária, diabetes; aprender técnicas fisioterapêuticas utilizadas durante a gestação, parto e puerpério; estudar e vivenciar o Pilates durante a gestação e puerpério.

• Categoria: Extensão

Estudantes de Fisioterapia e Fisioterapeutas

• Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SE

Profa. Juliana Schulze Burti

Mestre em Ciências da Saúde pelo Departamento de Urologia da Unifesp, Especialização em Fisiologia do Exercício pela Unifesp, graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo, graduação em Educação Física pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Docente do curso de graduação em Fisioterapia da PUC - SP e parecerista das revistas: Fisioterapia e Pesquisa da Universidade de São Paulo, Archieves of Gerontology and Geriatrics, Revista da faculdade de Medicina de Sorocaba e Neurourology and Urodynamics.

Prof. Ms. Valéria Mauriz

Bailarina formada pela Royal Academy of London e balé Moderno com Marta Graham; Fisioterapeuta; Doula; Instrutora do método Pilates pela The Pilates Studio e Polestar Coordenadora do ESPAÇO PILATES Rio de Janeiro, onde realiza cursos de formação no método Pilates e cursos de atualização para instrutores no método em todo Brasil. Certificação nos métodos GYROKINESIS® e GYROTONIC® Autora do livro “Pilates na gestação Redescobrindo seu corpo no pré e pós parto”pela Editora Philae, 2013