O curso percorre as transformações na configuração familiar marcadas pelo declínio da família patriarcal, acompanhando o movimento histórico gerador destas mudanças; identificando os elementos estruturais da família: suas funções normalizantes e patologizantes. Identifica as novas configurações familiares atuais, e os parâmetros destas configurações, sustentando este percurso em conceitos da psicanálise, e da antropologia.

Propõe-se a discutir os efeitos das mutações familiares na educação escolar e construir formas de atendimento familiar nas formas diferenciadas em que elas se apresentam na educação escolar.

Identificar os elementos estruturantes da família, refletir sobre as transformações no percurso histórico e seus efeitos sobre a organização familiar; - compreender as modalidades de organização familiar na contemporaneidade; - identificar na contemporaneidade as formações normalizantes e patologizantes da família; -identificar os efeitos das transformações familiares na educação escolar e nas relações sociais onde a família representa base estrutural das manifestações subjetivas; - identificar os parâmetros que estruturam a família na contemporaneidade; e construir formas de atendimento familiar nas modalidades diferenciadas em que as famílias se apresentam na educação escolar.

• Categoria: Extensão

Profissionais e estudantes de educação, psicologia, fonoaudiologia, serviço social; e outros profissionais ou estudantes envolvidos na temática.

• Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SE

Maria Luiza Andreozzi

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971), obteve mestrado em Educação (Currículo) (1978) e doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). . Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na graduação em Pedagogia e no curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Psicopedagogia. De 2008 a 2012 exerceu a função de Assistente Especializada da Pró- Reitoria de Graduação. O trajeto durante este tempo pela educação brasileira evidenciou a necessidade e estudos e pesquisas que superem a fragilização da educação escolar na atualidade. Para tanto o modelo de educação escolar vigente necessita de pesquisas e estudos educacionais, criando novos paradígmas para o conhecimento educacional, de modo que este possa alicerçar e revigorar as bases estruturais do ato educativo através do que o define: ética humanizadora e emancipatória. Buscando vialilizar esta posição encontra-se o Grupo de Pesquisa do CNPQ Educação e Subjetividade que agrega as diferentes produções e participações expressas neste currículo, entendendo que a subjetividade é constituída pela história, cultura, economia e a política de uma determinada sociedade. Desse modo a subjetividade constitui as formas de escolha dos sujeitos nos laços sociais, portanto a forma de vida da sociedade . (Texto informado pelo autor)