A família reflete e é o reflexo das mudanças que ocorrem na sociedade, o que a torna um centro complexo e importante na vida social. A família ganhou notoriedade, mais recentemente, quando os pilares do modelo que a sustentavam se abalaram, pondo em dúvida a firmeza sólida de sua importância como célula mater da sociedade. De instituição fortificada no modelo nuclear burguês e no território da vida privada, a família vem passando por modificações visíveis ao longo das últimas décadas. Um aspecto muito apontado na literatura é a crise da organização clássica da família nuclear tendo como marco a revolução dos costumes dos anos sessenta e os alardes do movimento feminista que instigaram a saída das mulheres para o mercado de trabalho. De fato, há um debate intenso em relação ao tema, pois o momento é de problematização e desconstrução do modelo até então vigente, o da família nuclear burguesa, a partir das demandas postas pelas famílias, particularmente as vulnerabilizadas pela pobreza, e as formas de proteção social previstas na legislação e disponibilizadas nos programas sociais.

O curso promove o estudo e análise crítica da formação sócio histórica da família contemporânea, na perspectiva de identificar as diferentes configurações sociais, as suas atribuições, as principais demandas das famílias em situação de vulnerabilidade social, e as metodologias de trabalho com famílias nas áreas da assistência social e sócio-jurídica no contexto dos programas de proteção social. O conteúdo se articula em quatro eixos básicos: a concepção de família; a família enquanto parceira fundamental do sistema de proteção social como unidade distribuidora de recursos e dispensadora de cuidados: a política social para a família na legislação existente e nas disposições dos programas; as possibilidades de proteção social a partir das metodologias de trabalho com famílias.

• Categoria: Extensão

Profissionais e estudantes de educação, psicologia, serviço social e outros profissionais ou estudantes envolvidos na temática.

• Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Laisa Regina Di Maio Campos Toledo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1973), graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Desde 1974 é professora do curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência de pesquisa e docência na área de Serviço Social, com ênfase em Família, Relações de Gênero, e Fundamentos Teórico-metodológicos do Serviço Social. (Texto informado pelo autor)