Espiritualidade no cuidado em saúde

Apresentação 

Apresentação:

O conceito de saúde vem ampliando-se cada vez mais nos últimos tempos. A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que saúde é um completo bem-estar físico, mental e espiritual. Pesquisas evidenciam que a religiosidade e/ou espiritualidade (R/E), na maioria das vezes, estão associadas a indicadores positivos de saúde, como bem-estar, e ainda constatam a necessidade de preparo e atualização de estudantes e profissionais da saúde para a orientação de sua prática junto aos pacientes que apresentam questões de religiosidade e espiritualidade associadas ao contexto de qualidade de vida, adoecimento e promoção de saúde. 

Objetivos

Objetivos Geral: Capacitar estudantes e profissionais da saúde para inserir conhecimentos e técnicas relacionadas à religiosidade e espiritualidade (R/E) em sua prática, de modo a compreender a importância desses elementos para seus pacientes, promovendo escuta e manejo adequados, quando necessário.
Objetivos Específicos:
1) Conceituar espiritualidade.
2) Distinguir espiritualidade e religiosidade.
3) Definir porque, quando, como incluir a espiritualidade na prática profissional em saúde.
4) Identificar limites, barreiras e consequências da espiritualidade na prática profissional.
5) Identificar quando a espiritualidade /religiosidade interferem na prática profissional.
6) Fazer anamnese espiritual e instrumentalizar para o manejo de ações voltadas a promoção do bem.
7) Identificar estudos e evidências sobre espiritualidade e saúde.

Público-Alvo

Destinado à profissionais e estudandes de medicina e enfermagem.

Professor em destaque

Profa Dra Raquel A. de Oliveira 

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - Interunidades (2005). Especialista em Educação para as Profissões da Saúde (FAIMER-BRASIL). É professora Assistente Doutor do Departamento de Enfermagem na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - PUC/SP. Foi coordenadora do Curso de Enfermagem e coordenou o processo de Acreditação ao Mercosul do referido curso. Tem experiência nos seguintes temas: avaliação do processo ensino aprendizagem, educação permanente, saúde e espiritualidade. Participou como docente no Curso de Residência Multiprofissional - Saúde da Família e Urgência e Emergência da PUC/SP- Prefeitura Municipal de Sorocaba. Vice-Coordenadora e docente do Programa de Estudos Pós-Graduados - Educação nas Profissões da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC/SP, campus Sorocaba-SP e coordenadora no período de 2015-2017. 

Corpo Docente 

Coordenadora 

Profa Dra Raquel A. de Oliveira

Professores

Ms Antônio Martini
Ms Rodrigo Zukauskas Santos
Ms Sueko Nakazone
Profa. Dra. Fabiana Guariglia Bassi
Profa. Dra. Juliana Pedroso Moraes Vilela de Castro
Dr. Rodrigo Modena Bassi
Dra. Carolina Bassi
Dr. Fernando Figuinha

 

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Sorocaba

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

Metodologia e recursos necessários
Leituras e discussões/debates dirigidos; exposição dialogada; Estudos de casos e utilização de filmes. Exercícios práticos, vivências seguidas de debriefing. Recursos necessários: Data-show; Vídeos; Slides; Flip chart. 

Duração 
20 horas
Turmas e Horários 

As aulas acontecerão semanalmente com inicio em março de 2018. Estão previstos 10 encontros com a duração de 2 horas cada no período noturno ás terças feiras.
Previsão de início: março de 2018.

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Valor total do curso

  • Aguarde Informações

Conecte-se à PUC-SP