Educação Continuada

Apresentação

A saúde ocupa uma posição de destaque nas religiões. No Brasil a presença da dimensão da cura em praticamente todas as religiões e a busca de elementos mágico-religiosos para solucionar problemas de saúde por parte da população tem forte presença histórica e cultural. A busca pela cura é algo central em diversas culturas e a própria doença age como um importante agente de aproximação das pessoas com a religião. Doença e saúde são temas corriqueiros em mitos e são exploradas por diferentes concepções teológicas. A relação direta da doença com o sofrimento faz com que muitas religiões entendam saúde como um prenúncio da salvação espiritual. Contudo, na ciência da religião ainda há um hiato de estudos sobre isso. Embora sejam encontradas produções sobre curas religiosas específicas, teorias mais gerais sobre religião e saúde (com exceção de considerações sobre psicologia) não são comuns nos cursos brasileiros da área.

Com isso em mente, essa Extensão Universitária vai ao encontro dessa demanda, apresentando algumas propostas de campos de estudo e conceitos-chave desenvolvidos nas ciências humanas que podem ser utilizados tanto por cientistas da religião que desejarem trabalhar com a dimensão da saúde nas religiões, como por profissionais da saúde que desejam compreender a visão multidimensional do ser humano no processo saúde-adoecimento.

 


Objetivos

Compreender as influências da dimensão religiosa sobre as concepções culturais do processo de saúde-adoecimento.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Estudantes de graduação e pós-graduação em geral, em especial das áreas de psicologia, gerontologia, serviço social, enfermagem, ciência da religião e todos os cursos da área da saúde; Bachareis da área da saúde em geral; Pós-graduados em ciência da religião; Interessados na temática das curas religiosas em geral.

  • Duração: 8 horas
  • Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Prof. Dr. Silas Guerriero

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-SP – desde agosto 2003, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-SP – desde agosto 2009 até 2013, Professor Associado do Departamento de Ciência da Religião (antigo Departamento de Teologia e Ciências da Religião) da PUC-SP – desde agosto 1991, Chefe de Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP – de agosto de 1999 a julho 2003 e de dezembro de 2004 a julho 2007, Membro do Comitê Executivo da IAHR – International Association of the History of Religion – desde agosto 2010, Membro do Conselho Diretor da ABHR – Associação Brasileira de História das Religiões – desde maio 2005, Conselheiro do CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC-SP – de agosto de 1999 a julho 2003 e de dezembro 2004 a julho 2007, Representante Docente na Comissão de Pesquisa da PUC-SP – agosto 2001 a julho 2003, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC-SP – agosto 2004 a julho 2010, Editor da Revista Último Andar, do PEPG Ciências da Religião da PUC-SP – agosto 2007 a dezembro 2009, Membro do Corpo Editorial das Revistas Acadêmicas REVER (PUC-SP), Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, Plura (ABHR), Último Andar (PUC-SP) e Religião e Cultura (PUC-SP) – agosto 2007 até hoje, Parecerista das Revistas Acadêmicas Plural (USP), Imaginário (USP), Percursos (UDESC), Último Andar (PUC-SP), Rever (PUC-SP), Plura (ABHR), Debates do NER (UFRGS), Estudos de Religião (IMS) – de 2001 até hoje, Parecerista da Comissão de Avaliação dos Trabalhos da SBPC – desde 2004, Professor Assistente da UNESP – Campus Ilha Solteira – de janeiro 1989 a julho 1991.

Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC