Empreendimentos Ecossocioambientais - Uma nova visão empreendedora

Apresentação 

Partindo do pressuposto de que há cada vez menos espaço para o desenvolvimento de empreendimentos que contemplem a busca pelo lucro como a sua única ou principal motivação para existir, este curso apresenta conceitos, valores, ferramentas metodológicas, indicadores, métricas e propostas de intervenção que possibilitem a empreendedores desenvolverem um plano de negócios com impacto, além do econômico, igualmente o socioambiental em um contexto de transição para sociedades sustentáveis, visto que a lucratividade e a resolução de problemas (ou a redução de impactos) socioambientais são objetivos de igual relevância.

Os conceitos, valores, ferramentas metodológicas, indicadores, métricas e propostas de intervenção que trabalhados ao longo do curso advêm, principalmente de conceitos em inegável crescimento, tais como: Economia Solidária; Economia Feminista; Economia de Estado Estacionário e do Decrescimento; de Modelos de Transição para Sociedades Sustentáveis e no desenvolvimento baseado na (e para a) comunidade (community-driven development).

Objetivo

Capacitar empreendedores para iniciar novos projetos de empreendimento ou enriquecer aqueles já em andamento, com ênfase em três dimensões simultâneas e de forma equilibrada entre elas, a saber: econômica, social e ambiental.

Público-Alvo

Graduados, de forma geral, e que se enquadrem em diferentes condições, conforme as que se seguem abaixo:

  • Interessados em novos empreendimentos (nas três formas de atuação: econômica, social e ambiental), preferencialmente identificados com o propósito simultâneo entre tais dimensões;
  • Atuantes em empreendimentos já existentes e com interesse na inovação de propósito, a saber, na simultaneidade das três dimensões;
  • Interessados, de forma geral, na capacitação para elaboração e gestão de Projetos Empreendedores;
  • Gestores de ONGs, OSCIPs e instituições similares, na busca de ampliação de sua capacitação gestora e de área de atuação;
  • Colaboradores de empresas, nos mais diversos portes de operação, que se interessem por levar para suas organizações os conceitos básicos, inovadores e complementares propostos pelo Curso, tais como: Econômico, Social e Ambiental;
  • Gestores ou funcionários de órgãos públicos interessados na nova visão integrada de empreendimentos e outros interessados, em geral.

Professor em destaque

Geraldo Aparecido Borin

Doutor em Administração pela FGV/SP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo), Mestre em Administração pela USP ( Universidade de São Paulo), Bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, assim como em Filosofia, também pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira. Atualmente é assistente-doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (com atuação na Graduação e em pós-graduação - Lato Sensu - Curso de Especialização em Administração - CEADE). Trabalhou por muitos anos em empresas de grande porte, nas áreas de Organização e Métodos, Sistemas de Informação e Planejamento Estratégico, assim como em consultoria para médias empresas. Foi professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie de agosto de 1999 a agosto de 2012, nos Cursos de Administração, incluindo-se o de Comércio Exterior, assim como na Faculdade Trevisan, nos Cursos de Relações Internacionais, Administração e de Contabilidade, durante cinco anos. Tem desenvolvido trabalhos acadêmicos em empreendedorismo (Plano de Negócio), Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e participado ativamente em relatórios de estágio, trabalhos de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso. É Coordenador, pela COGEAE- PUC/SP, do Curso de Extensão em Empreendedorismo, tendo coordenado, no passado, por 15 anos, o Curso de Extensão em Consultoria de Gestão para Pequenas e Médias Empresas e o Curso de Extensão em Gestão Por Processos, durante 3 anos e meio (7 turmas). Coordenou também o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, desde seu início, na PUC/SP, em 2008 até sua aprovação pelo MEC - com conceito 4,0 - quatro - em agosto de 2011. Participa, atualmente, do Núcleo de Estudos do Futuro pela PUC-SP, com ênfase nas questões de empreendedorismo, sustentabilidade e longevidade.

Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Vila Mariana

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

Conteúdo programático desenvolvido através de aulas expositivas e de dinâmicas em sala (Oficinas, Aulas Invertidas, Visitas Guiadas):

  • Modelos de Transição para Sociedades Sustentáveis
  • Novos modelos de Empreendedorismo com propósitos Econômico, Social e Ambiental simultâneos.
  • Estrutura de Plano de Empreendimento
  • Análise estratégica de cenários
  • Aspectos diversos do Plano de Empreendimento E/S/A
  • Elaboração, apresentação e avaliação dos trabalhos práticos (PE):
  • Elaboração do texto do Plano de Empreendimento
  • Apresentação oral do Plano de Empreendimento
  • Avaliação dos Planos apresentados
  • Avaliação do Curso
Duração 
60 horas
Turmas e Horários 

Início: 13 de março de 2017
Término: 24 de maio de 2017
Dia da semana: terça e quinta-feira
Horário: das 19:30 às 22:30

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas encerradas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso

  • Aguarde Informações

 

Conecte-se à PUC-SP