Partindo do pressuposto de que há cada vez menos espaço para o desenvolvimento de empreendimentos que contemplem a busca pelo lucro como a sua única ou principal motivação para existir, este curso apresenta conceitos, valores, ferramentas metodológicas, indicadores, métricas e propostas de intervenção que possibilitem a empreendedores desenvolverem um plano de negócios com impacto, além do econômico, igualmente o socioambiental em um contexto de transição para sociedades sustentáveis, visto que a lucratividade e a resolução de problemas (ou a redução de impactos) socioambientais são objetivos de igual relevância.

Os conceitos, valores, ferramentas metodológicas, indicadores, métricas e propostas de intervenção que trabalhados ao longo do curso advêm, principalmente de conceitos em inegável crescimento, tais como: Economia Solidária; Economia Feminista; Economia de Estado Estacionário e do Decrescimento; de Modelos de Transição para Sociedades Sustentáveis e no desenvolvimento baseado na (e para a) comunidade (community-driven development).

Público-Alvo

Graduados, de forma geral, e que se enquadrem em diferentes condições, conforme as que se seguem abaixo:

• Interessados em novos empreendimentos (nas três formas de atuação: econômica, social e ambiental), preferencialmente identificados com o propósito simultâneo entre tais dimensões;
  • Atuantes em empreendimentos já existentes e com interesse na inovação de propósito, a saber, na simultaneidade das três dimensões;
  • Interessados, de forma geral, na capacitação para elaboração e gestão de Projetos Empreendedores;
  • Gestores de ONGs, OSCIPs e instituições similares, na busca de ampliação de sua capacitação gestora e de área de atuação;
  • Colaboradores de empresas, nos mais diversos portes de operação, que se interessem por levar para suas organizações os conceitos básicos, inovadores e complementares propostos pelo Curso, tais como: Econômico, Social e Ambiental;
  • Gestores ou funcionários de órgãos públicos interessados na nova visão integrada de empreendimentos e outros interessados, em geral.

Capacitar empreendedores para iniciar novos projetos de empreendimento ou enriquecer aqueles já em andamento, com ênfase em três dimensões simultâneas e de forma equilibrada entre elas, a saber: econômica, social e ambiental.

Prof. Dr. Geraldo Aparecido Borin

Doutor em Administração pela FGV/SP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo), Mestre em Administração pela USP ( Universidade de São Paulo), Bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, assim como em Filosofia, também pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira. Atualmente é assistente-doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (com atuação na Graduação e em pós-graduação - Lato Sensu - Curso de Especialização em Administração - CEADE). Trabalhou por muitos anos em empresas de grande porte, nas áreas de Organização e Métodos, Sistemas de Informação e Planejamento Estratégico, assim como em consultoria para médias empresas. Foi professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie de agosto de 1999 a agosto de 2012, nos Cursos de Administração, incluindo-se o de Comércio Exterior, assim como na Faculdade Trevisan, nos Cursos de Relações Internacionais, Administração e de Contabilidade, durante cinco anos. Tem desenvolvido trabalhos acadêmicos em empreendedorismo (Plano de Negócio), Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e participado ativamente em relatórios de estágio, trabalhos de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso. É Coordenador, pela COGEAE- PUC/SP, do Curso de Extensão em Empreendedorismo, tendo coordenado, no passado, por 15 anos, o Curso de Extensão em Consultoria de Gestão para Pequenas e Médias Empresas e o Curso de Extensão em Gestão Por Processos, durante 3 anos e meio (7 turmas). Coordenou também o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, desde seu início, na PUC/SP, em 2008 até sua aprovação pelo MEC - com conceito 4,0 - quatro - em agosto de 2011. Participa, atualmente, do Núcleo de Estudos do Futuro pela PUC-SP, com ênfase nas questões de empreendedorismo, sustentabilidade e longevidade.