Educação Bilíngue para Surdos

Apresentação 

A inclusão dos alunos surdos não pode desconsiderar que a maior parte deles vem de famílias ouvintes, que usam a Língua Portuguesa na modalidade oral, inacessível a quem não ouve. Assim, embora alguma forma de linguagem seja instituída na interação com os familiares, as crianças surdas, filhas de pais ouvintes, chegam geralmente à escola sem língua constituída, ou seja, em condição bastante diversa daquela de crianças já falantes, cabendo à escola a tarefa de possibilitar sua aquisição.

Pode-se dizer que a falta de uma língua, por meio da qual as pessoas possam interagir e construir conhecimento lingüístico e de mundo, constitui uma das especificidades da surdez. Neste sentido, o processo inclusivo do aluno surdo na escola regular difere em muito do vivenciado por alunos com cegueira ou com dificuldades motoras, por exemplo, uma vez que a surdez exclui o sujeito surdo da língua usada na escola, na sociedade, e se impõe como obstáculo à realização da meta escolar: o sujeito surdo não pode apreender os conteúdos ensinados na escola porque ele, simplesmente, não ouve a língua que o circunda, que circula na escola e na sociedade ouvinte.

É no espaço escolar que a grande maioria dos alunos surdos terá oportunidade de encontrar um ambiente lingüístico que possibilite a aquisição da sua primeira língua, a Língua de Sinais. A possibilidade de escolaridade na Língua de Sinais está contemplada no Decreto no 5626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta o seu uso.

Uma educação bilíngüe pressupõe muito mais do que só o domínio de duas línguas pelo aluno surdo. Há de estar contemplada a política das identidades, que possibilite ao aluno surdo constituir-se como cidadão diferente, porém eficiente, e com auto-imagem positiva, o que só poderá acontecer na convivência com seus iguais. Além disso, não se pode desconsiderar que o bilingüismo pressupõe duas culturas, surda/ouvinte, e que o currículo deve contemplá-las igualmente, atribuindo às duas línguas a mesma importância. Há de se considerar, ainda, que as pessoas surdas têm acesso ao mundo pela visão, aspecto que deve ser respeitado no ensino de alunos surdos. 

Além de fazer parte da equipe que vai responder pela inclusão de alunos surdos nas escolas inclusivas, o professor com especialização em educação de surdos poderá trabalhar em qualquer função pedagógica, nas escolas especiais para surdos. 

Objetivos do Curso

Preparar professores licenciados nas diferentes áreas do conhecimento para trabalharem com alunos surdos numa proposta de educação bilíngue, propiciar condições de especialização do professor licenciado para atuar na educação de alunos surdos, tanto nas escolas especiais como nas regulares e contribuir para a ampliação de conhecimento na área da surdez por meio da pesquisa.

Público Alvo

Professores portadores de diploma de curso superior com nível de licenciatura em qualquer área do conhecimento.

Corpo Docente 

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Maria Cristina da C. Pereira Yoshioka
Profa. Dra. Maria Anita Viviane Martins

PROFESSORES

Prof. Daniel Choi
Profa. Dra. Darcy Raiça
Profa. Ms. Josefina M. Carvalho
Profa. Dra. Kathryn M. Pacheco Harrison
Profa. Dra. Maria Anita V. Martins
Profa. Dra. Maria Cecilia de Moura
Profa. Dra. Maria Cristina da C. Pereira Yoshioka
Profa. Ms. Maria Eulália Valverde Rosário
Profa. Ms. Maria Inês da Silva Vieira
Profa. Dra. Monica Fátima Valenzi Mendes
Profa. Dra. Nadir da Glória Haguiara Cervellini
Profa.Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira
Prof. Ricardo Quiotaca Nakasato
Profa. Dra. Yara Bohlsen

Sujeito a alterações.

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Inscreva-se 

PUC-SP - Campus Consolação

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo - SP - Cep: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira das 12h às 20h30 e Sábados das 8h às 12h30.
Central de Atendimento Telefônico: Segunda a sexta-feira das 9h às 19h e Sábados das 8h às 13h.

Realização sujeita ao número mínimo de inscrições.

Requisitos de acesso

Os candidatos deverão apresentar uma carta justificando o interesse pelo curso e poderão ser convocados para realizar entrevista, avaliação escrita com professores do curso, caso seja necessário, a critério da coordenação acadêmica.
Poderão ser aceitos, na qualidade de alunos especiais, interessados em cursar disciplinas isoladas, portadores de diploma de curso superior, desde que sejam aprovados em uma entrevista de seleção, que haja vaga na disciplina pretendida e que tenham autorização expressa do coordenador acadêmico.

A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, os inscritos serão avisados até o dia útil imediatamente anterior à data prevista para o início do curso. Neste caso, os matriculados deverão solicitar na Secretaria da COGEAE (Rua da Consolação, 881, Consolação, São Paulo. Telefone: (11) 3124-9600) o reembolso dos valores pagos a título de matrícula no referido curso.

Documentos

Os documentos abaixo deverão ser entregues preferencialmente via Correios ou na Unidade COGEAE Consolação.

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (onde conste o CEP)
  • Currícula Vitae atualizado
  • 1 foto 3x4
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Matrícula
  • Cópia Autenticada do Diploma de curso superior com nível licenciatura

Caso ainda não possua seu diploma de Graduação, você poderá efetivar sua matrícula  com a entrega do Certificado de Conclusão e a assinatura de um Termo de Compromisso, que estabelece o prazo máximo de um semestre para entrega da cópia autenticada do diploma.

Após realizar sua inscrição on-line, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula e o Termo de Compromisso (citado acima). É necessário imprimir os documentos, assinar nos locais indicados e, depois disso, entregá-los na Secretaria da COGEAE (Rua da Consolação, 881, Consolação, São Paulo. Telefone: (11) 3124-9600) até o primeiro dia de aula de seu curso.
Para que a matrícula seja efetivada, é importante que o candidato entregue todos os documentos solicitados.

Aprovação

certificado de Especialização será obtido mediante frequência mínima de 75% das aulas ministradas em cada módulo e média igual ou superior a 7,0 (sete) em todos os módulos e na monografia de final de curso.

Estrutura Didática 

MÓDULO I 

  • Caracterização Anátomo- Fisiológica e Audiológica da Surdez
  • A Surdez e Implicações Psicológicas
  • Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais
  • Aquisição da Língua Brasileira de Sinais por Crianças Surdas
  • Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
  • Aprendizagem Inicial da Leitura e da Escrita
  • Cultura e Comunidades Surdas
  • Direitos Humanos e Cidadania dos Surdos
  • Constituição da Identidade Surda
  • Estágio em LIBRAS

MÓDULO II 

  • Conversação na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
  • Aprendizagem da Língua Portuguesa Escrita por Alunos Surdos
  • História da Educação de Surdos
  • Abordagens Educacionais para Surdos
  • Educação Bilíngue para Surdos
  • Metodologia da Pesquisa em Surdez
  • Didática para Ensino de Alunos Surdos nas Diferentes Áreas Curriculares
  • Estágio em LIBRAS

MÓDULO III 

  • Aspectos Linguísticos dos Discursos na Língua Brasileira de Sinais
  • Atividades Discursivas na Língua Brasileira de Sinais
  • Currículo
  • Didática para Ensino de Alunos Surdos nas Diferentes Áreas Curriculares
  • Monografia I
  • Estágio Supervisionado I
  • Estágio em LIBRAS

MÓDULO IV 

Temas

  • Monografia II
  • Estágio Supervisionado II
  • Especificidades dos Alunos Surdos e Estratégias Pedagógicas Visuais
  • O Currículo na Educação de Surdos: Estudos Culturais
  • Inclusão Social e Escolar
  • Inclusão Social e Escolar dos Surdos

Consulte nosso Atendimento, (11) 3124.9600, para informações sobre condições especiais para associações e grupos (empresas, escolas ou outras instituições).

Duração 
4 semestres
Turmas e Horários 

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Local 

Campus Consolação - Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881

Consolação - São Paulo - SP
CEP: 01301-000
Fone: 11 3124-9600
Atendimento: Segunda à sexta-feira das 12 às 20h30 e sábados das 8 às 12h30

Categoria 
Especialização
Situação 
Aguarde informações
Hierarquia 
Áreas de conhecimento 
Investimento 

MÓDULO I

Aguarde Informações.

MÓDULO II

Aguarde Informações.

MÓDULO III

Aguarde Informações.

MÓDULO IV

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Consulte nosso Atendimento, (11) 3124.9600, para informações sobre condições especiais no pagamento parcelado para associações, alunos, professores, funcionários, ex-alunos da PUC-SP e Grupos (empresas, escolas ou outras instituições).

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