A grande quantidade de matérias jornalísticas e entrevistas sobre economia divulgada diuturnamente pela mídia traz um desafio de selecionar as informações relevantes e compreender a complexa conjuntura econômica. No atual quadro econômico, com uma forte crise econômica e elevada incerteza, esse desafio é potencializado, sobretudo, para os profissionais de diferentes áreas que precisam do entendimento do desempenho econômico para amparar tomadas de decisões. Desta forma, torna-se essencial o conhecimento tanto dos conceitos econômicos quanto dos principais índices e informações e de como os analisar para obter um melhor entendimento da conjuntura econômica.

Assim, o curso de Economia Brasileira Contemporânea - Análise da conjuntura visa a proporcionar aos alunos não só as ferramentas básicas para entender as discussões macroeconômicas, mas também a ter uma compreensão crítica e analítica. Existe um número elevado de profissionais que entende que os conhecimentos em macroeconomia se tornaram cada vez mais necessários para suas atividades cotidianas. Pode-se destacar jornalistas, advogados, analistas financeiros e administradores como profissionais que atuam diretamente com o tema proposto nesse curso.

Fomentar o conhecimento sobre os conceitos básicos de macroeconomia, aprimorar a capacidade de análise de dados macroeconômicos sobre a realidade brasileira, aprofundar o conhecimento metodológico para a realização de uma análise de conjuntura econômica.

Prof.ª Mariana Ribeiro Jansen Ferreira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2004), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - USP (2016). Atualmente é professora assistente-mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira e Economia social, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema público de saúde, políticas sociais, reformas dos sistemas de saúde, financiamento e mercantilização. (Texto informado pelo autor)