Direitos Humanos, Legislação e Políticas Educacionais

Percebe-se uma distancia entre o uso da expressão direitos humanos e seu real atendimento, talvez por desconhecimento do que realmente significa e implica. Propõe-se oferecer um curso que aprofunde o estudo dos Direitos Humanos como área de conhecimento transdisciplinar, abordando-a considerando o contexto sócio- educativo- histórico- econômico e político do país, a relação intrínseca com a construção da cidadania e de uma sociedade democrática, examinando preceitos legais e sua pertinência para o desenvolvimento dos Direitos Humanos como tema de educação em todos os níveis do sistema de ensino, as exigências e condições para uma ação efetiva dos educadores, políticas públicas internas, os compromissos externos assumidos com declarações internacionais e as implicações para superação da distancia entre o anunciado e vivenciado, visando garantir o seu respeito no território brasileiro especialmente o direito à educação básica obrigatória como meio de acesso a outros direitos.

Subsidiar o conhecimento, a compreensão e a prática de direitos humanos no âmbito escolar e social.

Estudantes do ensino superior, educadores, portadores de diploma de graduação.

Coordenadora e Professora

Profa. Dra. Helena Machado de Paula Albuquerque

Inscrição
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP Campus Perdizes

TAXA DE INSCRIÇÃO

• R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

•  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática

As aulas incluirão sequencialmente conteúdos desenvolvidos com indicação dos teóricos relacionados; intercalado com palestras definidas conforme as necessidades do desenvolvimento do curso, interesse dos alunos e percepção do que poderá enriquecer a formação. Será utilizada uma metodologia de ensino que incluirá:

Aulas expositivas, leitura, estudo e análise de teóricos da área, trabalhos em grupo, filmes, palestras, análise de situações cotidianas, reportagens relacionadas ao tema do curso.

Turmas e Horários

Início: 7 de abril de 2018
Término: 23 de junho de 2018
Dia da semana: sábado