Desenvolvimento de Games com Unity 3D

A imensa demanda por mão de obra nos mercados de jogos digitais pelo mundo e a crescente demanda de jogos casuais pelo Brasil aumenta a necessidade de mão de obra especializada que compreenda a questão, não somente tecnicamente, mas na prática de gerenciar recursos para a produção, criação e publicação de jogos digitais nos sistemas informacionais contemporâneos. Essa demanda tem criado questionamentos que envolvem a função dos jogos digitais, a noção de produção e seus fundamentos, bem como questões relacionadas a mobilidade e distribuição.

As atuais práticas criativas nas lojas de jogos digitais pela Internet são fluidas e verifica-se no meio digital uma cultura que cria suas próprias regras de mercado, incluindo também as comunidades virtuais. Analisar as repercussões desta cena, bem como suas conseqüências, contribuirá para estimular a reflexão sobre a prática profissional de todos aqueles que atuam na indústria, questionando aspectos como exibição de marca, procura, permanência do jogador e qualidade de software.

O curso pretende contribuir para a formação de um profissional da indústria de jogos digitais completo e pronto para o mercado, a partir da explanação de aspectos contemporâneos relacionados a criação, produção e interatividade. Busca dar ao aluno o embasamento teórico necessário para que ele compreenda e atue na produção e criação de jogos eletrônicos e conheça os meios de distribuição por meio das tecnologias digitais conectadas. Desta maneira, aborda aspectos técnicos, prática de produção, as ferramentas de colaboração e os softwares de produção.

Objetivos do Curso

Capacitar os alunos a atuarem na produção e construção de jogos digitais que possam se integrar no atual ambiente de distribuição digital tendo conhecimento dos meios de distribuição digital (lojas virtuais) das redes sociais digitais e compreendendo suas práticas no âmbito das peculiaridades das redes.

Público Alvo

Graduados e Graduandos em Tecnologias e Mídias Digitais, Sistemas de Informação, Jogos Digitais, Comunicação e Multimeios e Ciência da Computação da PUC-SP e demais instituições de Ensino Superior. Profissionais atuantes nos segmentos citados e todos aqueles que necessitem de atualização profissional e conhecimento nos temas abordados.

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. David de Oliveira Lemes

PROFESSORES

Prof. Dr. Reinaldo Ramos

Sujeito a alterações.

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.

Inscrição
  1. Inscrição: : após o cadastro de sua inscrição, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de Matrícula: após a confirmação do recebimento de TODOS os documentos e do pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP - Campus Consolação

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte na aba Investimento no menu vertical esquerdo.
Obs.: Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (onde conste o CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do diploma para graduados e cópia autenticada do histórico escolar para os graduandos
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

48 horas.

• Introdução a engines e Unity 3D;
  • Iniciando e entendendo a interface;
  • Objetos: atribuição e recursos;
  • Básicas da engine: tag e layers, movimentação e rotação;
  • Shaders e prefabs;
  • Terrenos e Montanhas;
  • Física: programação de engine, conceitos de rigidbody, inércia, atrito, peso, força, torque e técnicas de calibragem de modelos físicos;
  • Prática: criação de cenário;
  • Luz: conceitos e regras básicas de level design, projeção de sombras, desempenho, real time e baked;
  • Animações: conceitos, manipulação, trabalho com curvas e implementando animação no jogo;
  • Programando: conceitos de Java e C#, lógica de programação lúdica criando um game, aplicação de scripts  básicos de programação e criação de script de gerenciamento de personagem ou máquina;
  • Programação final: ajuste e desafios propostos de programação e conceitos de inteligência artificial.

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 5 de agosto de 2017
Término: 2 de dezembro de 2017
Dias da semana: sábado