Elaborar um programa para o estudo da comunicação humana e desenvolvimento de atividades que facilitem a compreensão oral é, em parte, supor que podemos influenciar no processo de ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e comunicativas que um professor deve dominar como falante do idioma e como profissional da área, sobretudo no que concerne à fundamentação de propostas didáticas que deve aportar à sua prática docente para o desenvolvimento dessas habilidades em seus alunos. Este curso se justifica, portanto, à medida que pretende auxiliar o professor a atender ao estabelecido nos documentos oficiais da educação brasileira para o ensino de língua espanhola na educação básica no que se refere à compreensão de textos orais.

Por outro lado, também promovemos a incorporação e valorização da oralidade no ensino de línguas com o que os professores terão a oportunidade de educar no oral e com recursos da própria oralidade, conectando, assim, a escola com o contexto sociocultural em que se desenvolvem seus alunos, suas estruturas cognitivas e seus interesses (ZARAGOZA CANALES, 1993). A proposta de desenvolvimento de material didático para a compreensão oral baseado em metodologias ativas visa a aulas mais dinâmicas, promove a autonomia e a motivação do aluno, além de fazê-lo perceber que a diversidade e a heterogeneidade do espanhol podem ser trabalhadas de forma natural, gradual e sem a criação de estereótipos linguísticos ou culturais.

O curso “A compreensão oral no ensino de espanhol para a educação básica: tópico para a formação de professores” tem como objetivo estudar e refletir sobre os aspectos que integram a habilidade de compreensão oral tanto da perspectiva da competência linguística como da discursiva, incluindo, aqui, os diferentes níveis da comunicação humana, quer sejam: o nível intrapessoal, interpessoal e de organização textual, assim como os elementos pragmáticos que a configuram, de modo a sensibilizar o professor sobre os processos envolvidos na oralidade, e mostrar como ele poderá aplicar esses conhecimentos na elaboração de atividades de compreensão oral que ofereçam efetivamente um aprendizado significativo. Uma vez delimitados os aspectos desta habilidade, daremos subsídios ao professor para que ele possa elaborar atividades didáticas de compreensão oral baseadas em metodologias ativas que poderão auxiliá-lo nos processos de aprendizagem de seus alunos.

• Categoria: Extensão

Professores de língua espanhola da Educação Básica.

• Local: Campus Perdizes
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Eliane Gonçalves

Eliane Gonçalves, Doutora em Letras, pela Universidade de São Paulo; professora do Departamento de Linguística da PUCSP, instituição na qual, além de professora de espanhol, já exerceu as funções de coordenadora de curso de Letras Espanhol-Português, de curso de pós-graduação lato sensu Ensino de Espanhol para Brasileiros e de cursos de extensão em ensino de espanhol para fins específicos. Sua experiência docente centra-se no ensino e aprendizagem de língua espanhola para a educação básica e superior, língua espanhola para fins específicos, formação de professores de espanhol, metodologia de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e tecnologias aplicadas à educação.