Diante de um cenário em que diversos mercados possuem altos níveis de competitividade, onde barreiras territoriais foram superadas pela globalização e avanços tecnológicos acontecem de uma maneira cada vez mais veloz, entender a marca como um importante ativo das organizações pode ser um fator decisivo para a sobrevivência das empresas. Inicialmente utilizadas como mera forma de identificação, as marcas tornaram-se protagonistas das práticas de gestão de grandes empresas. Com o aumento da notoriedade, vieram também discussões complexas, tanto entre os profissionais responsáveis pela sua gestão como por acadêmicos interessados pelo tema. Se como forma de identificação a marca possuía apenas a dimensão visual, hoje a marca possui, ao menos, três dimensões: semiótica, relacional e evolutiva, assim, seus elementos vão de fatores de identificação, como nome, logotipo e forma, a todo sistema publicitário que lhe sustenta, passando pelo discurso sociocultural de seus executivos.

Para fazer a gestão de tantas dimensões complexas, subjetivas e independentes, criou-se no século XX, então, o branding (gestão da marca), que pode ser definido como o conjunto de ações ligadas à administração das marcas. São ações que, tomadas com conhecimento e competência, levam as marcas além da sua natureza econômica, passando a fazer parte da cultura, e influenciar a vida das pessoas. Ações com capacidade de simplificar e enriquecer nossas vidas num mundo cada vez mais confuso e complexo.

Fundamentar, difundir e esclarecer tópicos em torno da gestão da marca, bem como o seu papel na construção de vantagens competitivas para as organizações que as possuem.
Capacitar o corpo discente para propor melhores ações e ferramentas na gestão da marca a partir de análises das estratégias de criação de marcas, imagem e posicionamento, além de promover o entendimento do papel das marcas na sociedade contemporânea e seus aspectos de construção e consumo.

Conhecer o contexto e as classificações das marcas; dominar os mecanismos de desenvolvimento das ações para construção da imagem da marca; saber desenvolver ações do posicionamento; promover a capacidade analítica e ferramental de estratégias de extensão de marcas e de estratégias publicitárias para a construção de marcas; conhecer as questões ligadas à internacionalização e globalização de marcas; e desenvolver uma visão holística da marca como um ativo organizacional.

• Categoria: Extensão

Profissionais, graduados ou graduandos que atuem profissionalmente em posições ligadas à área de marketing ou que nela tenham interesse em atuar, além de empreendedores ou investidores que pretendam criar o seu próprio negócio.

• Local: Vila Mariana - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Me. Aimãn Ibrahim Mourad

Prof. Me. Aimãn Ibrahim Mourad, Bacharel e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Doutorando em Administração pela mesma instituição. Foi Professor e Orientador de monografia do MBA em Marketing e da Pós-Graduação em Administração Estratégica da Universidade Paulista – UNIP. Coordenador Pedagógico da área de Marketing/Branding da Escola de Negócios do instituto Germinare. Pesquisador do Grupo de Estudos da Marca - GEMa (CNPq - PUC-SP).

Prof. Dr. Francisco Antonio Serralvo

Prof. Dr. Francisco Antonio Serralvo, Bacharel em Administração pela Universidade de Marília - UNIMAR, Mestre em Administração e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e Pós-Doutorado em Marketing pela Universidad de Santiago de Compostela (Espanha). É Professor Titular da cadeira de Marketing da PUC-SP, tendo atuado como Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUC-SP e como Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade de Atuária - FEA/PUC-SP.
Pesquisador e líder do Grupo de Estudos da Marca - GEMa (CNPq - PUC-SP).