Branding: Construindo a Arquitetura da Marca

Apresentação 

Diante de um cenário em que diversos mercados possuem altos níveis de competitividade, onde barreiras territoriais foram superadas pela globalização e avanços tecnológicos acontecem de uma maneira cada vez mais veloz, entender a marca como um importante ativo das organizações pode ser um fator decisivo para a sobrevivência das empresas. Inicialmente utilizadas como mera forma de identificação, as marcas tornaram-se protagonistas das práticas de gestão de grandes empresas. Com o aumento da notoriedade, vieram também discussões complexas, tanto entre os profissionais responsáveis pela sua gestão como por acadêmicos interessados pelo tema. Se como forma de identificação a marca possuía apenas a dimensão visual, hoje a marca possui, ao menos, três dimensões: semiótica, relacional e evolutiva, assim, seus elementos vão de fatores de identificação, como nome, logotipo e forma, a todo sistema publicitário que lhe sustenta, passando pelo discurso sociocultural de seus executivos.

 

Para fazer a gestão de tantas dimensões complexas, subjetivas e independentes, criou-se no século XX, então, o branding (gestão da marca), que pode ser definido como o conjunto de ações ligadas à administração das marcas. São ações que, tomadas com conhecimento e competência, levam as marcas além da sua natureza econômica, passando a fazer parte da cultura, e influenciar a vida das pessoas. Ações com capacidade de simplificar e enriquecer nossas vidas num mundo cada vez mais confuso e complexo.


Objetivos:

Fundamentar, difundir e esclarecer tópicos em torno da gestão da marca, bem como o seu papel na construção de vantagens competitivas para as organizações que as possuem.
Capacitar o corpo discente para propor melhores ações e ferramentas na gestão da marca a partir de análises das estratégias de criação de marcas, imagem e posicionamento, além de promover o entendimento do papel das marcas na sociedade contemporânea e seus aspectos de construção e consumo.

Conhecer o contexto e as classificações das marcas; dominar os mecanismos de desenvolvimento das ações para construção da imagem da marca; saber desenvolver ações do posicionamento; promover a capacidade analítica e ferramental de estratégias de extensão de marcas e de estratégias publicitárias para a construção de marcas; conhecer as questões ligadas à internacionalização e globalização de marcas; e desenvolver uma visão holística da marca como um ativo organizacional.


Público Alvo:

Profissionais, graduados ou graduandos que atuem profissionalmente em posições ligadas à área de marketing ou que nela tenham interesse em atuar, além de empreendedores ou investidores que pretendam criar o seu próprio negócio.

 

Professores em Destaque

prof-me-aiman.jpg

Prof. Me. Aimãn Ibrahim Mourad

Prof. Me. Aimãn Ibrahim Mourad, Bacharel e Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Doutorando em Administração pela mesma instituição. Foi Professor e Orientador de monografia do MBA em Marketing e da Pós-Graduação em Administração Estratégica da Universidade Paulista – UNIP. Coordenador Pedagógico da área de Marketing/Branding da Escola de Negócios do instituto Germinare. Pesquisador do Grupo de Estudos da Marca - GEMa (CNPq - PUC-SP).

 

Professores em Destaque

professor-franscisco-antonio.jpg

Prof. Dr. Francisco Antonio Serralvo 

Prof. Dr. Francisco Antonio Serralvo, Bacharel em Administração pela Universidade de Marília - UNIMAR, Mestre em Administração e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e Pós-Doutorado em Marketing pela Universidad de Santiago de Compostela (Espanha). É Professor Titular da cadeira de Marketing da PUC-SP, tendo atuado como Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da PUC-SP e como Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade de Atuária - FEA/PUC-SP.
Pesquisador e líder do Grupo de Estudos da Marca - GEMa (CNPq - PUC-SP).

Corpo Docente 
Inscrição 
  1. Inscrição: após o cadastro de sua inscrição no Portal de Inscrições, serão gerados automaticamente um boleto e um comprovante de inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Procedimentos de Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um segundo e-mail com o link de acesso ao Portal Educacional onde será gerado o boleto com a primeira parcela do plano de pagamento e o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais para a celebração.
  3.  Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno, deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@pucsp.br e  entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
  4. Efetivação de matrícula:após o pagamento da primeira parcela do plano e o aceite nos Termos e Condições do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, sua matrícula será efetivada.
    Uma vez efetivada a matrícula você receberá as informações de acesso ao Portal Acadêmico do Aluno da PUC-SP no endereço eletrônico cadastrado.

PUC-SP - Vila Mariana - COGEAE

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE  Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • R$ 80,00
  • Não há devolução da taxa de inscrição.

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo, ressaltando que o valor está sujeito a reajustes nos termos da Lei 9.870/99.
 

Documentos

  • Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos 
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade  dos documentos anexados no Portal de Inscrições.

  •  (Você poderá verificar os documentos pendentes no menu "Doc. Pendentes" no Portal de Inscrições)
  • A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, a taxa de inscrição e matrícula serão devolvidas.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br

Estrutura Didática 

• Contextualização, classificação e estratégias de marcas
• Construção e arquitetura de marcas e a escolha de seus elementos
• Imagem, identidade e personalidade das marcas
• Posicionamento e reposicionamento de marcas
• Extensão de marcas
• A publicidade na construção da marca
• A marca na sociedade pós-moderna

Duração 
20 horas
Turmas e Horários 

Início: 25 de maio de 2018
Término: 29 de junho de 2018
Dia da semana: sextas-feiras
Horário: das 19h às 23h

Local 

Vila Mariana - Cogeae

Rua Afonso Celso, 671/711
Vila Mariana - São Paulo/SP
CEP: 01303-050

Atendimento ao aluno no Campus Consolação

Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
CEP: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e   aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h


 

Categoria 
Extensão
Situação 
Matrículas abertas
Áreas de conhecimento 
Investimento 

Investimento total do curso:

  • Matriculas até 22/01/18
    Matrícula de R$ 144,50 + 5 mensalidades de R$ 144,50 (Fevereiro a Junho)

    Matriculas de 23/01/18 até 22/02/18
    Matrícula de R$ 173,40 + 4 mensalidades de R$ 173,40 (Março a Junho)

    Matriculas de 23/02/18 até 22/03/18
    Matrícula de R$ 216,75 + 3 mensalidades de R$ 216,75 (Abril a Junho)

    Matriculas de 23/03/18 até 22/04/18
    Matrícula de R$ 289,00 + 2 mensalidades de R$ 289,00 (Maio a Junho)

    Matriculas de 23/04/18 até 22/05/18
    Matrícula de R$ 433,50 + 1 mensalidades de R$ 433,50 (Junho)

    Matriculas de 23/05/18 até 22/06/18
    Matrícula de R$ 867,00

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.

IMPORTANTE: 
A renovação do desconto é semestral. Por isso o aluno deverá comprovar o vínculo da parceria entregando a carta Colaboradores e declaração de vínculo de sua empresa a cada semestre para obter a renovação do desconto. 

Conecte-se à PUC-SP