Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados

As temáticas relacionadas à educação bilíngue vêm ganhando destaque nos últimos anos, principalmente no contexto da educação básica, com a intensa proliferação de escolas bilíngues. Contudo, apesar do crescimento na oferta e na procura por cursos dessa natureza, ainda há deficiência na formação de profissionais que atuam na área.

Para atender a essa demanda, o Curso de Extensão Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados promove a discussão de questões relacionadas a aspectos de natureza linguística (sociolinguísticos, psicolinguísticos e neurolinguísticos) da educação bilíngue. Nas aulas, abordam-se assuntos como bilinguismo (origem, tipos, uso, variações e sistemas linguísticos), aprendizagem e aquisição de língua (interação pela linguagem, conceitos de aprendizagem e aquisição, modelos de aquisição de primeira e segunda línguas, perspectivas de ensino e aprendizagem de segunda língua) e educação bilíngue (políticas linguísticas, currículo bilíngue, alfabetização com biletramento e o projeto canadense).

a) Promover uma visão ampla sobre bilinguismo, com base na exploração de diversas características do comportamento linguístico do indivíduo bilíngue; b) avaliar os efeitos do bilinguismo no desenvolvimento cognitivo, social e acadêmico de crianças; c) possibilitar uma experiência prática de análise das características de falantes bilíngues, como as variações linguísticas presentes na fala e na escrita.

Os participantes devem ser proficientes em língua inglesa para leitura de textos didáticos.

Público-Alvo

Graduados e graduandos das áreas de Educação e Línguas; pesquisadores em geral, com interesse no tema.

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADORA

Profa. Dra. Sandra Madureira

PROFESSORES

Profa. Ms. Antonieta Heyden Megale
Profa. Flavia Queiroz Hoexter
Prof. Dr. Marcello Marcelino
Prof. Marcelo Marques Rangel

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição: após a realização do seu cadastro, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após o recebimento de todos os documentos e o pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP - Campus Consolação - Unidade COGEAE

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 31/07 - R$ 60,00
    A partir de 01/08 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
  • 1 foto 3x4 recente
  • Carta descrevendo o interesse pelo curso

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

• Origem e Conceituação de Bilinguismo
  • Tipos de Bilíngue
  • Emprego e Uso de Variações Linguísticas
  • Fatores Envolvidos nas Variações Linguísticas
  • Sistemas Linguísticos
  • Interação pela Linguagem
  • Conceitos de Aprendizagem e Aquisição
  • Modelos de Aquisição de Primeira e Segunda Língua
  • Perspectivas de Ensino-Aprendizagem de Segunda Língua
  • Políticas Linguísticas
  • Currículo Bilíngue
  • Alfabetização/Biletramento
  • Projeto Canadense
  • Estudo de Caso
  • Seminários

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 6 de setembro de 2017
Término: 8 de novembro de 2017
Dia da semana: quarta-feira
Horário: das 18h30 às 21h30

Campus Consolação - Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881
Consolação - São Paulo/SP

Atendimento no Campus Consolação - Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e  aos sábados, das 8h às 12h30
Central de atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às   19h, e aos sábados, das 8h às 13h

Matrículas abertas
Áreas de conhecimento

Investimento total no curso

• 6 parcelas de R$ 190,37

Se você faz parte da rede Colaboradores, após a conclusão de sua inscrição entre em contato conosco de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h pelo telefone (11) 3124-9628 ou pelo e-mail: relacionamentocogeae@pucsp.br. Os documentos necessários para a concessão do desconto são: Carta Colaboradores, disponível no site https://colaboradores.com.br/ e Declaração de Vínculo de sua Empresa atualizada.