Arteterapia na Psicologia Junguiana

Aprimoramento, Presencial, Clínica

A arteterapia é um instrumento para auxiliar no processo criativo dos pacientes na busca do estado mental, físico e emocional equilibrados Quando áreas distintas de conhecimento, como a Arte e a Psicologia, aproximam-se e juntas propõem novas possibilidades de abarcar, compreender e configurar o complexo universo das manifestações e relações comunicacionais humanas, é preciso clareza na construção de um território de um lado a transformação que o processo de criação, reflexão e produção em Arte, acarreta no ser humano ao dar configurações visíveis de seus pensamentos em diferentes linguagens artísticas autônomas (desenho, escultura, pintura, gravura, performance, música, teatro), e do outro a Psicologia cujos modos de análise, interpretação e discussão, reconhece e dissolve pulsões , traumas marcados em camadas profundas da psiquê. Aliar as duas áreas de conhecimento amplia as possibilidades de compreensão do ser humano, assim como potencializam a capacidade de ação profissional os quais serão amplificados e interpretados à luz da Psicologia Analítica fundada por C. G. Jung, relacionando-os com diversos recursos artísticos.

· A arteterapia é um procedimento terapêutico que funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. ...

· O procedimento criativo envolvido na atividade artística pode ser terapêutico e enormemente enriquecedor sobre qualidade de vida dos pacientes.

· Analisar o desenvolvimento da arte, seu contexto histórico, possibilitando ao aluno uma compreensão artística, destacando Jung como pensador da arte e contextualizando suas ideias;

· Compreender a expressão dos símbolos culturais;

Reconhecer a arte como expressão do inconsciente e reflexo da sociedade na qual foi construída

Diferenciais do curso

O aluno fará atendimento na clínica em grupos e individuais com supervisão semanal durante todo o curso.

Profa. Dra. Irene Gaeta

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1989), mestre em Gerontologia pela PUC/SP (2003) e doutora em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC/SP (2009). Professora do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, dando Supervisão de estágios em clinica no núcleo de Psicoterapia segundo o enfoque da Psicologia Analítica integrada às técnicas de Abordagem Corporal. É Analista Junguiana, IJUSP/AJB, membro da International Association for Analytical Psychology (IAAP). Atua na área clinica desde 1990 atendendo adolescentes e adultos.