Análise do Discurso: o que é, como se faz? Leitura e Escrita

A linguagem não é mero código que se aprende e aplica, de modo mecânico e/ou automático. Não pode, portanto, ser considerada segundo uma visão mecanicista, que leva a uma produção discursiva acrítica e/ou limitada em suas possibilidades. A boa prática discursiva, ao contrário, implica compreender que a linguagem não pode ser estudada independentemente de seu contexto sócio-histórico, isto é porque traz em si os valores e a história social de diferentes grupos.

A Análise do Discurso (AD) se aplica a qualquer tipo de texto. Não é exclusividade de estudantes e pesquisadores em Letras e não é mera técnica de comentário de texto. O profissional que compreende o funcionamento da linguagem da perspectiva ora proposta saberá adequá-la às suas diferentes áreas de atuação.

Objetivos do curso

Fornecer aos profissionais de diferentes áreas do saber, os conhecimentos necessários para a leitura crítica e a produção eficiente de diferentes gêneros discursivos e oferecer um espaço de reflexão sobre o que é a linguagem, entendendo-a como objeto complexo que permeia e constrói a vida social a partir da perspectiva teórica da Análise do Discurso (AD).

Público Alvo

Profissionais de diferentes áreas, que recorrem à escrita em seu cotidiano de trabalho, professores, pesquisadores de língua materna e educadores do ensino fundamental, médio e superior de estabelecimentos públicos e privados, que querem atualizar seu conhecimento em Linguistica, mais especificamente na área de Análise do Discurso.

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Maria Cecília Perez Souza e Silva

PROFESSORES

Profa. Dra. Maria Cecília Perez Souza e Silva
Profa. Dra. Silma Ramos Coimbra Mendes

Sujeito a alterações.

Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.

PUC-SP - Campus Consolação

Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo - SP - Cep: 01301-000
Telefone: (11) 3124-9600
Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira das 12h às 20h30 e Sábados das 8h às 12h30.
Central de Atendimento Telefônico: Segunda a sexta-feira das 9h às 19h e Sábados das 8h às 13h..

TAXA DE INSCRIÇÃO
Após o pagamento da taxa de inscrição, você receberá uma mensagem no endereço eletrônico indicado em seu cadastro de interesse com as instruções para a efetivação de sua matrícula que, só será considerada efetivada após a entrega da documentação exigida e do pagamento da primeira mensalidade da atividade escolhida.

ATENÇÃO!

A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS
Caso o curso não se viabilize, os inscritos serão avisados com até 24 (vinte e quatro) horas de antecedência ao início do curso.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (onde conste o CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia Autenticada do Diploma da Graduação

Os documentos deverão ser encaminhados aos cuidados de Atendimento ao Aluno da COGEAE, via Correios (SEDEX ou Carta Registrada) na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP: 01301-000, ou presencialmente verificados nossos horários de atendimento.
Para que a matrícula seja efetivada, é importante que o candidato entregue todos os documentos solicitados.

Estrutura Didática

• Língua e discurso / Enunciado e enunciação
  • As leis do discurso - relações texto/contexto
  • Ideologia, práticas sociais e práticas discursivas
  • Gênero discursivo e textualidade: elementos de coesão e coerência
  • Construção dos gêneros em função das práticas sociais e de diferentes suportes
  • Processos de adesão do sujeito aos discursos
  • Práticas discursivas em diferentes estabelecimentos de ensino
  • O texto publicitário no ensino: o conceito de cenografia e ethos discursivo
  • Práticas de construção/análise de gêneros do discurso diversos
1 semestre
Turmas e Horários

Aguarde Informações.

Campus Consolação - Unidade COGEAE

Rua da Consolação, 881

Consolação - São Paulo - SP
Fone: 11 3124-9600
Horário de atendimento: segunda à sexta-feira das 12h00 às 20h30 e sábados das 8h00 às 12h30

Matrículas encerradas
Hierarquia
Áreas de conhecimento

Análise do Discurso: o que é, como se faz? Leitura e Escrita

• Aguarde Informações

Consulte nosso Atendimento, (11) 3124.9600, ou clique aqui para informações sobre parcerias.