Análise do Discurso: o que é, como se faz? Leitura e Escrita

A linguagem não é mero código que se aprende e se aplica, de modo mecânico e/ou automático. Não pode, portanto, ser considerada com base em uma visão mecanicista, que leva a uma produção discursiva acrítica e/ou limitada em suas possibilidades. A boa prática discursiva, ao contrário, implica compreender que a linguagem não pode ser estudada fora de seu contexto sócio-histórico, porque traz em si os valores e a história social de diferentes grupos.

A Análise do Discurso (AD) aplica-se a qualquer tipo de texto. Não é exclusividade de estudantes e pesquisadores da área de Letras e não é mera técnica de comentário de texto. O Curso de Extensão Análise do Discurso: o que é, como se faz? Leitura e Escrita capacita os interessados para compreender o funcionamento da linguagem da perspectiva ora proposta, adequando-a às suas diferentes áreas de atuação.

Objetivo

Fornecer aos profissionais de diferentes áreas os conhecimentos necessários para a leitura crítica e a produção eficiente de diferentes gêneros discursivos, propiciando-lhes um espaço de reflexão sobre linguagem como objeto complexo que permeia e constrói a vida social, na perspectiva teórica da Análise do Discurso.

Público-Alvo

Profissionais de diferentes áreas que recorrem à escrita em seu cotidiano de trabalho; professores, pesquisadores de língua materna e educadores do ensino fundamental, médio e superior de estabelecimentos públicos e privados, que querem atualizar seu conhecimento em Linguística, mais especificamente na área de Análise do Discurso.

Corpo Docente

Se você deseja obter informações sobre as professoras, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.

COORDENADORA

Profa. Dra. Maria Cecília Pérez Souza e Silva

PROFESSORAS

Profa. Dra. Maria Cecília Pérez Souza e Silva
Profa. Dra. Silma Ramos Coimbra Mendes

Dados sujeitos a alterações.

Inscrição
  1. Inscrição: após a realização do seu cadastro, será gerado automaticamente um boleto para pagamento da inscrição. Uma mensagem de confirmação será enviada para o seu endereço eletrônico.
  2. Matrícula: tão logo efetue o pagamento da inscrição, você receberá um e-mail com o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o Requerimento de Matrícula, a lista de documentos necessários e o boleto da primeira parcela do plano de pagamento.
  3. Efetivação de matrícula: após o recebimento de todos os documentos e o pagamento da primeira parcela do plano, sua matrícula será efetivada.

PUC-SP Campus Consolação - Unidade COGEAE

Faça sua inscrição

TAXA DE INSCRIÇÃO

• Taxa com desconto especial até 28/02 - R$ 60,00
    A partir de 01/03 – R$ 80,00

Para saber o valor total do curso, consulte a aba Investimento, no menu vertical esquerdo.

Não há devolução da taxa de inscrição.

• Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
  • Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
  • Requerimento de Inscrição
  • Cópia autenticada do Diploma de Graduação
  • 1 foto 3x4 recente

Os documentos deverão ser encaminhados via Correios (SEDEX ou carta registrada) ao Setor de Atendimento da COGEAE, situado na Rua da Consolação, 881 – 1º andar – Consolação - São Paulo/SP – CEP 01301-000, ou deverão ser entregues presencialmente em horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h30, e aos sábados, das 8h às 12h30.

ATENÇÃO: A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.

Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com até 24 horas de antecedência à data prevista para o início das atividades.

Estrutura Didática

• Língua e Discurso. Enunciado e Enunciação
  • Leis do Discurso - Relações Texto/Contexto
  • Ideologia, Práticas Sociais e Práticas Discursivas
  • Gênero Discursivo e Textualidade: Elementos de Coesão e Coerência
  • Construção dos Gêneros em Função das Práticas Sociais e de Diferentes Suportes
  • Processos de Adesão do Sujeito aos Discursos
  • Práticas Discursivas em Diferentes Estabelecimentos de Ensino
  • Texto Publicitário no Ensino: Conceito de Cenografia e Ethos Discursivo
  • Práticas de Construção/Análise de Gêneros do Discurso Diversos

Aprovação

Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.

Turmas e Horários

Início: 4 de março de 2017
Término: 24 de junho de 2017
Dia da semana: sábado